Gastronomia: Profissões quentes para 2025

• Chef Coruja

14/12/2022 por Carolina Grimiao

A área da Gastronomia vai muito além do manuseio e da preparação de alimentos. Este profissional domina conhecimentos de gestão, segurança alimentar, processos industriais, valor nutricional e característica dos alimentos, produção de cardápios para cada tipo de cozinha (nacional, internacional, restaurantes, redes de lanchonetes, bufês), a legislação da indústria alimentícia e muitos outros temas relacionados à carreira.

Com o mercado super aquecido, é possível atuar tanto em empresas do ramo, quanto de maneira autônoma. Aliás, essa é uma forte tendência. Cada vez mais, os profissionais da Gastronomia estão investindo em empreender e estão atentos às tendências do meio. Mas quais serão as atividades que estarão mais em alta quando você se formar? Confira algumas possibilidades abaixo:

Confeitaria e Panificação

A produção de doces, pães, bolos e biscoitos está em alta. De maneira acessível, esses produtos são facilmente encontrados em todos os lugares, com diversos formatos, tipos e preços. Já pensou em trabalhar em restaurantes de hotéis ou navios com sobremesas requintadas? É super possível! Com a especialização em Pâtisserie os chefes aprendem receitas que exigem o uso das técnicas mais simples até aquelas que precisam de métodos mais elaborados de preparo.

? Veja esse exemplo: Do sabor da infância à profissão: conheça a história de Ana Carolina

Cozinha Brasileira

Outro mercado que só cresce! A Cozinha Brasileira é tão requisitada que se tornou uma especialização para os chefs que desejam trabalhar com os ingredientes e insumos das regiões do país, seja com pratos quentes, frios, doces e bebidas. Com o aumento de restaurantes tradicionais e cardápios regionais, vários estabelecimentos vêm priorizando a cozinha nacional. Por isso, conhecer as culturas e técnicas dessa culinária tem sido tão exigido nesse segmento.

? Pode interessar: Como Empreender na Gastronomia?

Personal Chef e Consultoria

Já pensou em ser contratado para preparar cardápios e refeições específicos para o dia a dia de uma pessoa, de um grupo ou de uma empresa? O cliente explica quais as necessidades e o chef elabora dentro do que foi pedido. Esse tipo de atividade costuma oferecer uma remuneração atraente e está cada vez mais presente no dia a dia de celebridades e atletas. As consultorias costumam ser muito úteis para empresas ou empresários que querem investir no ramo gastronômico.

? Confira mais aqui: Gastronomia sob uma outra perspectiva

Gestão de Negócios

Falando em investir no ramo gastronômico, a gestão de bares, restaurantes, redes de lanchonetes ou qualquer outro empreendimento precisa de um olhar de quem conhece da administração do negócio, até a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros, compra de materiais e contato com clientes.

?  Olha que legal: Alunas de Gastronomia da UNISUAM realizam aula prática em hamburgueria

Desenvolvimento de Produtos

Um ótimo caminho para quem gosta de criar, testar novos produtos e pesquisar as tendências alimentícias do mercado, avaliando, por exemplo, se os valores nutricionais estão adequados às necessidades do público-alvo, bem como a escolha dos materiais para essa nova produção.

? Gastronomia e Empreendedorismo: conheça a história do aluno que criou a Comunidade Fermentaí

Não perca tempo!

Venha para a UNISUAM e seja um profissional cheio de oportunidades!