fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Quais são os cursos de Graduação mais procurados no Brasil?

A população mundial está chegando a 8 bilhões de pessoas. Por aqui, estamos em 215,2 milhões de brasileiros. Descubra quais são as profissões mais numerosas do país.

  • Nota 10

03/11/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 4 minutos

Pesquisas divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em julho deste ano estimam que, no dia 15 de novembro de 2022, a população mundial deve bater a marca de 8 bilhões de pessoas. Já o Brasil se estabelece como o sétimo país mais populoso, com mais de 215 milhões de pessoas. E a tendência é continuar crescendo.

De acordo com os representantes mundiais, o aumento populacional gera mais demanda em todas as áreas. Afinal, aumentam as necessidades de alimentação, saúde, educação, habitação, segurança e todas as atividades profissionais e os serviços relacionados à vida em sociedade e aos cuidados com o planeta. 

Dados divulgados pelo Ministério da Educação em junho deste ano mostraram quais são os cursos mais procurados no país. Os resultados são obtidos por meio do Censo da Educação Superior, que é realizado anualmente e divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e trazem informações como a quantidade de alunos matriculados em cada curso.

Pensando na importância de se manter informado sobre as carreiras universitárias e as tendências de mercado, acompanhe a lista dos 10 cursos mais procurados nas universidades brasileiras:

1 – Pedagogia:

Com 816.427 alunos matriculados, a Graduação em Pedagogia ultrapassou Direito, que liderava até 2019, e conquistou o primeiro lugar. O curso, destinado a quem tem interesse em educar e orientar, vai além das salas de aula, sendo cada vez mais presente em empresas e ONGs, onde o pedagogo pode desenvolver projetos diversos. Para quem já possui alguma licenciatura ou bacharelado, a Pedagogia abre ainda mais o campo de atuação, trazendo conhecimentos e técnicas que aumentam a chance de empregabilidade dos docentes.

? Veja também: Saiba por que uma segunda licenciatura te dá mais chances no mercado de trabalho

2 – Direito:

Com 759.361 matriculados pelo País, o curso de Direito continua sendo um dos mais populares. O profissional dessa área pode atuar em diversas áreas jurídicas, como Civil, Trabalhista, Ambiental, Empresarial, Penal, e com cargos variados, como advogado, juiz, promotor, delegado, entre outros. A área está sempre aquecida com concursos públicos, mas há a possibilidade do trabalho autônomo e até da sala de aula para aqueles que desejarem ensinar a profissão.

? Aproveite e confira: Como é o mercado de trabalho para quem faz Direito?

3 – Administração:

Esta é uma área que tem total amplitude, pois o administrador planeja, organiza, dirige e controla as mais diversas atividades de uma empresa, seja ela pública ou privada. E ainda pode escolher qual área se identifica mais, como Gestão de Pessoas, Projetos, Finanças, Marketing, Produção e até Responsabilidade Socioambiental. Hoje, 626.813 estudantes sonham com esta profissão. Na UNISUAM, o curso de Administração conta com o Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo (NAE) para que o aluno já comece a praticar o ofício.

? Bateu curiosidade?  Administração: uma carreira com muitas possibilidades

4 – Contabilidade:

As Ciências Contábeis também estão em alta. Com 351.194 alunos matriculados pelo País, os conhecimentos desta área vão desde a abertura de uma empresa até às demonstrações contábeis e o cumprimento das obrigações fiscais. Com as constantes atualizações da legislação, as demandas das empresas não param, fazendo com que este profissional esteja preparado para os desafios e tome as melhores decisões. 

? Veja sobre: O Efeito da Inflação nas Finanças Pessoais

5 – Enfermagem:

Considerada uma das profissões mais bonitas e importantes que existem, a Enfermagem é fundamental na área da Saúde, pois está focada no bem-estar humano em todos os momentos da vida, seja nas esferas pública ou privada. Hoje são 334.779 estudantes que escolheram ter esse propósito da técnica em conjunto com a empatia e o respeito ao próximo.

? Enfermagem: a profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida

6 – Psicologia: 

Estudar e analisar os pensamentos, emoções e sentimentos que nos conduzem pela vida e auxiliar aqueles que se encontram com dificuldades no processo do autoconhecimento. A Psicologia tem diversas vertentes e observa o ser humano com toda a sua complexidade. Atualmente, são 275.771 estudantes pelo país empenhados em compreender os nossos desafios internos. 

? Emoções: você conhece a importância para nossa vida?

7 – Engenharia Civil:

Se tem um mercado que não para de crescer, é o da Engenharia Civil. Com tantos novos empreendimentos imobiliários e obras públicas, o profissional que analisa, planeja, executa e gerencia as complexidades das construções é mais que necessário, ele é fundamental. São 234.333 estudantes imersos nas técnicas e conhecimentos voltados para essa área.

? Olha isso: Aluno formado em Engenharia Civil na UNISUAM faz Mestrado e constrói carreira em Portugal

8 – Educação Física:

Promover saúde, lazer, esporte e diversos serviços direcionados à qualidade de vida, seja no campo público ou privado. O profissional da Educação Física tem tantas possibilidades dentro e fora da sala de aula que, muitas vezes, equilibra todas elas em uma carreira de sucesso. É possível fazer o Bacharelado, a Licenciatura ou investir nos dois, como fazem 231.508 de alunos pelo Brasil.

? Se liga: Curso de Educação Física na UNISUAM completa 20 anos

9 – Sistemas de Informação

Não tem como negar: vivemos a época dos sistemas informacionais. O que isso significa? Tecnologias digitais presentes 24 horas por dia em nossa vida, nos abastecendo de informações, interatividade, armazenando documentos e dados e nos conectando com o mundo. Por isso, cursos como Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores mobilizam 209.182 pelas universidades do país.

? Cursos de Tecnologia da UNISUAM são nota máxima no MEC 

10 – Medicina

Uma das profissões mais antigas e necessárias do mundo não podia ficar de fora do ranking com 204.279 alunos. Além das tradicionais especialidades que ela traz no cuidado com a saúde das pessoas, hoje apresenta outros caminhos para a atuação. Já pensou em Medicina Veterinária? Cuidar dos animais também é um caminho para exercer essa nobre profissão. 

? Por que fazer Medicina Veterinária na UNISUAM?

Venha para a UNISUAM e esteja bem colocado no mercado!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X