fbpx

O que está procurando?

BLOG

Voltar

Administração: uma carreira com muitas possibilidades

Saiba mais sobre essa área que possui diversas frentes de atuação e é muito necessária em qualquer empresa.

  • Nota 10

30/05/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 4 minutos

Trabalhar com Administração de Empresas é planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos humanos e financeiros de uma organização. Logo, o profissional dessa área elabora estratégias para melhorar o desempenho da empresa visando aumentar os lucros, evitar desperdícios e reduzir custos. Mas, falando assim, parece muito amplo e genérico, não é verdade?

 

O fato é que um administrador tem várias frentes de atuação, com possibilidades nas mais diversas áreas, como por exemplo os setores Financeiro, Marketing, Projetos, Operações e Processos, Logística, Recursos Humanos, Produção e Vendas. Ou seja, tanto em empresas públicas quanto privadas, este profissional tem uma ampla visão organizacional e pode se especializar onde mais encontrar afinidade, pois consegue perceber as questões que aparecem por mais de uma perspectiva, e por isso, encontrar soluções variadas.

 

A Coordenação do Curso explica a necessidade de acompanhar as tendências do mercado: “Estamos vivendo um contexto de avanço da tecnologia. As organizações estão passando por automação de processos (robôs, drones e cryptoativos) sendo autônomas e descentralizadas. Hoje o administrador, através de sua tomada de decisões, se torna um maestro das organizações de todo tipo, impactando no desenvolvimento da sociedade.”

 

 

Um ensino diferenciado para um mercado em constante transformação

 

Para acompanhar a evolução, o ensino também precisou se atualizar e que esse ponto é um diferencial relevante: “Na UNISUAM, nós temos o Curso de Administração presencial na modalidade MUDE (Modelo Único de Ensino) e na modalidade EAD. O MUDE é um projeto pedagógico voltado para o desenvolvimento de competências profissionais utilizando a prática. Ou seja, ao mesmo tempo que o aluno está estudando pelo módulo, ele já pode buscar alguma oportunidade na área, pois já estamos ensinando a aplicabilidade dos conhecimentos.”

 

👉 Saiba mais sobre o MUDE: o Modelo Único de Ensino da UNISUAM!

 

Sobre a prática, os alunos contam ainda com a estrutura do Núcleo de Apoio ao Empreendedor (NAE), onde ele pode vivenciar o mercado evoluindo profissionalmente. Essa experiência faz com que fique muito mais fácil se identificar com alguma área mais específica. Para uma carreira com tantas possibilidades, é importante que o futuro profissional também esteja preparado: 

 

Em primeiro lugar, ter vontade de transformar a sociedade porque é um profissional que entrega um trabalho que relaciona questões ambientais, discute sobre questões raciais, de inclusão, de diversidade aliado aos objetivos e valores da instituição. Enfim, é o gestor da cultura da empresa. É o educador dos funcionários o tempo todo, é um conselheiro profissional de empregabilidade, de empreendedorismo, de gestão de pessoas”, explica a Coordenação.

 

 

Retorno de sucesso e histórias inspiradoras

 

Os diferenciais inovadores voltados para a trabalhabilidade e o acolhimento que a Instituição oferece retornam como casos de sucessos dos alunos formados na UNISUAM. É o exemplo de Diego Carbonell:

 

Diego Carbonell

 

“Minha história se confunde com a UNISUAM. Trabalhei por quase 5 anos na faculdade enquanto cursava Administração, com bolsa de 100%, concedida por ser colaborador. Comecei como Inspetor, passei por Assistente de Coordenação e cheguei à Gerência da Zona Norte, quando comecei na área de Facility Management. Nessa área trabalhei por quase 8 anos, em passagens pela própria UNISUAM, depois pelo SENAI CETIQT e, por fim, na MUXI (hoje Dock), minha atual empresa.

 

Foi na Dock que fiz minha transição de carreira, passando para o ESG (sigla para Environmental, Social and Governance), onde se tratam de questões de sustentabilidade nas empresas. Desde então, passei a compor, como Coordenador Adjunto a Comissão Especial de Sustentabilidade do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. Também fui convidado para ser um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável) e também para integrar a Comissão de Sustentabilidade Ambiental do CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro) como membro convidado.

 

Além disso, já palestrei em eventos internacionais para toda América Latina, onde inclusive tive a palestra premiada, e recentemente para Portugal, na Europa, falando da temática ESG, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade. A Administração me possibilitou um amplo leque de conhecimento e, entendendo para onde queria seguir, pude buscar minhas especializações (inclusive uma delas, a Pós-Graduação em Controladoria, Auditoria e Compliance na própria UNISUAM). Incentivo muito o curso de Administração por todo conhecimento que é possível adquirir nele e também pelas possibilidades que se apresentam.”

 

 

Decolando voos mais altos

 

Que a Administração tem diversas possibilidades, já tomamos nota. Mas uma ótima dica sempre se especializar em uma área que combine mais com o segmento onde atua, assim como fez o Diego. Na UNISUAM, existem três cursos de Pós-Graduação na área de Gestão, que são perfeitos para quem busca estar dentro do que há de mais atualizado no mercado. 

 

Começando pelo Curso escolhido pelo Diego, a Pós-Graduação em Controladoria, Auditoria e Compliance vai te ensinar a potencializar técnicas orçamentárias, financeiras e tributárias para a tomada de decisões e desenvolvimento de visão estratégica para todos os tipos de negócio. 

 

Na Pós-Graduação em Gestão de Processos e Métodos Ágeis o aluno aprende a analisar os processos das mais diversas áreas de uma empresa, otimizando na execução de tarefas, elaborando indicadores de gestão, planejando,  executando e controlando projetos. Tudo para fazer os negócios da empresa decolar.

 

E a Pós-Graduação em Planejamento Tributário é voltada para profissionais que atuam no setor tributário. O Curso prepara gestores capacitados para elaborar um planejamento eficaz, com os diversos regimes de tributação, que possam otimizar os resultados em qualquer tipo de organização.

 

Venha para a Graduação em Administração da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
English French Portuguese Spanish
X

Nosso site está enfrentando instabilidades.
Algumas informações podem não estar disponíveis no momento.

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!