Curso de Educação Física na UNISUAM completa 20 anos

Unindo teoria e prática, a Educação Física está presente em eventos e projetos que vão além das paredes da Universidade.

18/05/2022 por Carolina Grimiao

O ano de 2022 é de muita celebração para o Curso de Educação Física. Completando duas décadas de UNISUAM, o ano será repleto de atividades para comemorar as conquistas e vitórias da Graduação, que já é uma referência no mercado de trabalho. Unindo teoria e prática, com ofertas de diversas atividades aos alunos, a Educação Física está presente em eventos e projetos que vão além das paredes da Universidade.

Lembrando um pouco dessa história, a Professora Patrícia Amaral, afirma que a proposta inicial se mantém, mas com um olhar constante de reinvenção: “Nosso curso se iniciou em 2002, com o objetivo de possibilitar, ao entorno da Zona Norte, a oportunidade de crescimento pessoal, social e econômico. Durante todos os anos, buscamos aprimorar tendências associadas ao mercado profissional, para que o conhecimento dos nossos discentes extrapole as salas de aula”.

Quadra da UNISUAM (Foto: Fernando Salles)

Para isso, o Curso conta com parcerias como a da Prefeitura do Rio de Janeiro. Desta forma, tanto os alunos de Licenciatura quanto os de Bacharelado, vivenciam inúmeras experiências ao longo da formação. Na Licenciatura, existe a estrutura e o apoio da Secretaria de Educação junto com as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) para a distribuição dos alunos em estágios nos diferentes segmentos da Educação Física escolar.

? Projeto Escola de Educação Física no Parque Olímpico faz um ano a serviço da população

No Bacharelado, existem os laboratórios nas Arenas Olímpicas e Vilas Olímpicas, onde são realizadas aulas práticas. Além disso, uma sala fixa na Arena da Barra é exclusiva para as atividades extensionistas. Neste ano de 2022, o Projeto de Extensão Coruja Informa, na CLESAM, Bonsucesso, realiza atividades de avaliação, prescrição e orientação à população da Zona Norte.

Arena Olímpica (Foto: Fernando Salles)

Hoje com 25 professores, que também são atuantes no mercado, o Curso chega a marca de quase 12 mil alunos formados ao longo desse tempo. Para Patrícia, esses são os maiores diferenciais: “A competência do nosso corpo docente, os laboratórios de sala viva (que são os locais de realização de práticas aos alunos, que vivenciam o conhecimento teórico), além do sistema MUDE, que forma por competência e que está adequado à nova Diretriz Curricular Nacional do Curso de Educação Física.”

? Saiba mais sobre o MUDE: o Modelo Único de Ensino da UNISUAM!

O reflexo desse trabalho e da dedicação na formação dos alunos é o retorno que eles mesmos dão sobre a inserção no mercado: “O que nos dá maior felicidade é quando recebemos nossos egressos em nossos eventos, apresentando suas especialidades no campo profissional. É uma satisfação imensurável”, comemora.

? Aluno da primeira turma de Educação Física da UNISUAM é coautor de dois livros sobre a área

Uma data tão especial de um Curso tão querido ganhou até um selo especial em comemoração: “Difícil descrever um sentimento. Mas conseguimos nos consolidar e nos manter com um fluxo de alunos, que acreditam no nosso trabalho, nos fez seguir sempre em frente. Neste contexto, não posso deixar de enaltecer o trabalho dos nossos docentes, que são incansáveis na busca de oferecer sempre o melhor aos nossos alunos. Nosso amadurecimento veio junto com o crescimento do curso”, se emociona Patrícia Amaral.

Saiba mais sobre a Licenciatura em Educação Física e o Bacharelado em Educação Física e esteja pronto para o mercado!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.