Nota 10
25/05/2022 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: 3 minutos
O Curso de Medicina Veterinária chegou com tudo na UNISUAM! A novidade, anunciada no mês de abril, trouxe muitas curiosidades e movimentou as redes sociais. Por isso, elencamos os principais diferenciais que o Curso oferece. Mas antes, saiba mais sobre o mercado de trabalho na área.
O Médico Veterinário pode trabalhar em diferentes áreas, já que possui um vasto mercado e várias possibilidades de atuação que nem todo mundo conhece. Apesar de ter como princípio prevenir doenças e restabelecer a saúde de todos os animais, seja no meio rural ou nas cidades, selvagens ou domesticados, o Médico Veterinário também pode atuar na indústria de alimentos e nas pesquisas.
Dentro das diferentes áreas, o profissional pode atuar em muitas frentes, como: a prática clínica em todas as suas especialidades; direção de hospitais para animais; defesa sanitária animal; inspeção, fiscalização e direção técnica sanitária dos estabelecimentos industriais, comerciais, desportivas ou de proteção de animais ou produtos de origem animal; perícias, exames e pesquisas na agropecuária; e muitas outras.
Pensando em todas essas possibilidades e na demanda que o mercado precisa, a UNISUAM estruturou o Curso com ações que fazem toda a diferença na formação dos futuros profissionais. Dessa forma, destacamos:
A UNISUAM é a única Universidade que possui um Modelo Único de Ensino, ou seja, uma metodologia própria, que prepara o aluno de verdade para o mercado de trabalho, estabelecendo um formato direcionado para as competências que são fundamentais para o pleno exercício de sua tão sonhada profissão, priorizando a conexão da teoria com a prática. Assim, cada futuro profissional tem um direcionamento específico da carreira que vai seguir de acordo com a área que escolheu.
Saiba mais sobre o MUDE: o Modelo Único de Ensino da UNISUAM!
Colocando a mão na massa desde o começo, a cada semestre um módulo é concluído e, com ele, o aluno recebe um certificado com as competências desenvolvidas naquele período. Dessa forma, já é possível buscar um estágio na sua área de interesse comprovando qual foi a capacitação recebida até aquele momento.
O formol é a principal forma de conservação de peças anatômicas. Porém, existem vários fatores negativos à sua utilização, como o cheiro forte, interferência na qualidade das peças e problemas ambientais quando descartado de forma incorreta. A glicerina atua como antifúngico e bactericida e possui muitas vantagens, sem contar que não é prejudicial à saúde. Na UNISUAM, todas as peças são armazenadas na glicerina, que é a técnica mais atual de conservação.
Diversas parcerias estão sendo firmadas com órgãos e instituições relacionados ao meio ambiente e à causa animal para a prática dos alunos em possíveis ofertas de estágio. Esses convênios vão trazer ainda mais dinamismo e praticidade para o Curso e a atuação dos futuros profissionais.
Os laboratórios para a prática já estão prontos, mas em breve a UNISUAM contará com uma Clínica exclusiva para atendimento e tratamento dos pets, onde os alunos poderão exercer a profissão no dia a dia.
Essa é a Suzanne Rizzo, Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1989), é Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (1998).
Apaixonada por animais desde pequena, Suzane iniciou sua carreira de docência muito jovem, como Professora e Coordenadora há mais de 25 anos. Ajudou a fundar vários Cursos de Medicina Veterinária no Estado. Atuou no Setor Público como Subsecretária de Bem-Estar Animal do Município do Rio de Janeiro e foi Presidente da Fundação RioZoo, ajudando a implementar políticas para animais e nas obras do novo Bioparque do Rio .
Tem experiência nas áreas de Cursos e Projetos, com ênfase na Nutrição, Produção, Ética e Bem-Estar Animal, participando atualmente em Projetos da FAPERJ ligados ao Agronegócio, além de desenvolver projetos também voltados para Educação Ambiental.
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Edna Vitoriano Silva Rocha | 24/11/2023 à54 15:45
Estou muito animada com o curso. Desde o primeiro dia os professores, coordenação e até mesmo os alunos foram super acolhedores. Tudo é maravilhoso! Tem laboratório de anatomia, microscopia, engenharia, química, entre outros. Nas primeiras semanas já tivemos aulas práticas no laboratório de microscopia. Agradeço a Unisuam por fazer parte da minha jornada acadêmica <3
Deixe um comentário