fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Saúde: Profissões quentes para 2025

Conheça quais são as áreas ou especialidades na área da saúde que serão mais requisitadas no futuro.

  • Nota 10

08/12/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 4 minutos

Os dias parecem que passam cada vez mais rápido, a correria do dia a dia muitas vezes faz com que não cuidemos da nossa saúde como deveríamos. São tantas questões físicas, emocionais e psicológicas que é importante entender o nosso corpo como uma máquina que requer atenção e manutenção constantes. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulga constantemente estudos que comprovam que a prevenção, por meio de bons hábitos, melhoram a expectativa e a qualidade de vida. Com as novas necessidades vindas da sociedade, é importante pensar quais são as áreas ou especialidades que serão mais requisitadas no futuro. Já pensou sobre isso? 

Abaixo, elencamos algumas profissões dentro da área para quem pensa em atuar nesse campo:


Biomedicina:

A Biomedicina é o campo que realiza pesquisas de soros e vacinas; efetua exames clínicos e de imagem, laudos e pareceres; atua em análises ambientais e em reprodução humana assistida; aplica procedimentos na área de estética entre muitas outras possibilidades. O profissional desta área estuda desde Biologia Molecular e Genética até os conteúdos relacionados à Análises Clínicas, temas cada vez urgentes e cotidianos na área da saúde. 


Enfermagem:

Apesar de super antiga, a Enfermagem se faz cada vez mais necessária. O enfermeiro é o profissional que acompanha e cuida de pacientes garantindo o tratamento médico corretamente. Muitas vezes, é ele quem realiza os cuidados emergenciais em pacientes com os mais variados quadros, além de prestar os primeiros socorros, fazer curativos, administrar medicamentos e coletar amostras para exames. Além disso, auxilia os médicos durante cirurgias, exames, tratamentos e recuperações pós-cirúrgicas. 

? Aproveite e confira: Enfermagem: a profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida


Farmácia: 

Outra profissão bem antiga, mas que não para de crescer, a Farmácia é uma área que se está em constante atualização e se utiliza da inovação e das necessidades humanas aliada à ciência e tecnologia para se reinventar. Há uma estimativa que existam hoje mais de 130 especialidades farmacêuticas. Além disso, desde 2014 é obrigatória a presença de um farmacêutico responsável durante todo o período de funcionamento das farmácias. Em 2018, a profissão farmacêutica foi a terceira profissão com mais contratações formais. E as estimativas colocam o Brasil como 5º maior mercado farmacêutico mundial em 2023.

? Você também vai gostar: 5 Curiosidades sobre a profissão de Farmacêutico e Farmácia e suas diversas especialidades: saiba mais sobre esse mercado


A Fisioterapia teve um aumento de buscas devido à pandemia

Fisioterapia 

Com diversas possibilidades e nichos de atuação, a Fisioterapia é quem cuida da recuperação de pacientes nos seus movimentos, atuando tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares.  Em conjunto com médicos e outros profissionais da área da saúde, garante o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes. Por conta da Pandemia da Covid-19, a procura por esses profissionais cresceu mais ainda.

Confira também: Curso de Fisioterapia da UNISUAM se consolida como o maior do Estado do Rio


Nutrição

Considerada a profissão do futuro, a Nutrição é a ciência que estuda a relação entre a alimentação e o organismo. Vários problemas considerados de saúde pública no Brasil e no mundo estão relacionados à má alimentação. Questões como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial são alguns exemplos. Além disso, é uma profissão que pode ser combinada com outras atividades profissionais, como Educação Física e Gastronomia, por exemplo, e pode ainda ter diversas formas de atuação, como consultórios particulares, hospitais e clínicas; na indústria alimentícia, na Educação, nos esportes e academias; em empresas e diversos outros segmentos.

? Já pensou em seguir a carreira de Nutrição? Saiba mais!


Odontologia

A Odontologia é a profissão que cuida da saúde e da estética bucal, ou seja, faz diagnósticos, restaura, extrai e limpa os dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgia e trata doenças da gengiva, bochecha e língua. Uma das áreas mais valorizadas no Brasil, que oferece diversas especializações, inúmeras possibilidades de atuação, promove um bom posicionamento no mercado de trabalho e é fundamental na vida das pessoas.

? Pode interessar: Odonto UNISUAM entrega novos kits aos alunos


A Psicologia é uma área com atuação além dos consultórios

Psicologia

Indo para o campo da saúde mental, a Psicologia é capaz de diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, observando e analisando atitudes, sentimentos e mecanismos mentais do paciente com objetivo de ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos. A área de atuação vai muito além dos consultórios e clínicas, ele pode atuar também em empresas, escolas e organizações de assistência social.

? Pós-Graduação de Psicologia da UNISUAM faz parceria com a Faculdade de Enfermagem da UERJ

Estética e Cosmética 

Uma área que só cresce a cada ano. O Brasil é referência em Estética e Cosmética, com profissionais requisitados e respeitados em todo o mundo. O profissional dessa área está sempre atento aos produtos, técnicas e sistemas para tratamentos corporais, além da realização de procedimentos estéticos. A Estética Corporal é um bom exemplo. Sempre em alta, possui técnicas como a massagem com Madeiroterapia e Metaloterapia. O campo também é excelente para quem pretende empreender e ter seu próprio negócio.

? Professor do Curso de Estética e Cosmética da UNISUAM realiza aulas fora do Brasil

Medicina Veterinária 

Cuidar da saúde animal também é parte fundamental da nossa vida em sociedade. A Medicina Veterinária é uma área com muitas frentes, já que possui um vasto mercado e várias possibilidades de atuação que nem todo mundo conhece. Apesar de ter como princípio prevenir doenças e restabelecer a saúde de todos os animais, seja no meio rural ou nas cidades, selvagens ou domesticados, o Médico Veterinário também pode atuar na indústria de alimentos e nas pesquisas.

? Pode interessar: Por que fazer Medicina Veterinária na UNISUAM?


Lembrando que toda profissão rende muito mais frutos com uma Especialização. Ter um direcionamento na carreira é um grande diferencial. Conheça os cursos de Pós-Graduação em Saúde da UNISUAM e veja quantas possibilidades existem de crescimento na sua área.


Não perca tempo! 

Venha para a UNISUAM e seja um profissional cheio de oportunidades!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X