O que está procurando?

BLOG

Voltar

Farmácia e suas diversas especialidades: saiba mais sobre esse mercado

Uma área milenar, que não para de crescer e que possui diversas formas de atuação. Saiba mais!

  • Nota 10

09/05/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 3 minutos

A fabricação de remédios e fórmulas manipuladas para a cura das doenças existe há mais de 4 mil anos. A Farmácia é uma área que se está em constante atualização e se utiliza da inovação e das necessidades humanas aliada à ciência e tecnologia para se reinventar.

 

Há uma estimativa que existam hoje mais de 130 especialidades farmacêuticas. Só para citar algumas: análises clínicas, acupuntura, administração de laboratório clínico, administração hospitalar, assistência domiciliar em equipes multidisciplinares, atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, bacteriologia clínica, banco de órgãos,  citopatologia, cosmética, perícia criminal e área ambiental. 

 

Desde 2014 é obrigatória a presença de um farmacêutico responsável durante todo o período de funcionamento das farmácias. Essas redes respondem por 56% das contratações. Em 2018, a profissão farmacêutica foi a terceira profissão com mais contratações formais. E as estimativas colocam o Brasil como 5º maior mercado farmacêutico mundial em 2023.

 

👉 5 Curiosidades sobre a profissão de Farmacêutico

 

Além das tradicionais drogarias, o profissional farmacêutico pode atuar em segmentos variados como a própria indústria farmacêutica, a indústria de alimentos, farmácias de manipulação, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, farmácia hospitalar e de rede pública, pesquisa e desenvolvimento de fármacos e a área acadêmica. Ou seja, existem inúmeras possibilidades a serem exploradas.

 

Para a Coordenadora da Graduação de Farmácia da UNISUAM, Professora Vanessa Índio do Brasil, algumas habilidades são fundamentais para que um profissional se destaque na área:  “As principais características valorizadas no mercado são de liderança, conhecimento técnico da especialidade de escolha, trabalho em equipe e boa comunicação. A formação continuada, participação em eventos científicos e outros idiomas são diferenciais importantes.”

 

 

Pontos fortes marcam a carreira e exigem uma formação sólida

 

Por ser da área da saúde, a carreira farmacêutica exerce um serviço essencial e é protegida pelo conselho profissional. Com a diversidade de opções para atuação no mercado, as habilidades técnicas costumam ser bastante exigidas, mas sem esquecer do diferencial que possui um relacionamento empático no trato com o outro. A Professora Vanessa destaca os pontos que são trabalhados na Graduação da UNISUAM: 

 

O Curso tem a visão direcionada para as necessidades do mercado farmacêutico e um currículo atualizado. O grande diferencial é a formação clínica e humanizada dos nossos graduandos. Já no Ciclo Básico do curso, eles já começam a atuar em serviços clínicos, na CLESAM (Clínica Escola Amarina Motta) e também em Unidades Básicas de Saúde do Município do Rio de Janeiro. Desde o primeiro dia de aula, o aluno começa a pensar como um profissional de saúde!”

 

👉 Saiba mais sobre a CLESAM e os serviços oferecidos à comunidade

 

O Curso, que já possui tradição na Instituição, é oferecido na modalidade presencial, nos turnos da manhã e da noite, nas unidades Bonsucesso e Campo Grande. A metodologia é própria da UNISUAM, conhecida como MUDE, e possui destaques que se tornam um diferencial na hora da escolha: 

 

“O alto investimento na infraestrutura para as atividades práticas e para docentes qualificados; e também na formação continuada com a Pós-Graduação de Farmácia Clínica e Hospitalar tão consolidada e procurada”, acredita Vanessa, que vê, na adesão dos alunos pelo mercado, uma resposta a tanta dedicação:

 

A área de Farmácia tem alta empregabilidade! Os alunos têm muito orgulho de se formarem na UNISUAM e são valorizados no mercado de trabalho. Nos últimos 3 anos, a maioria dos formandos no momento da Colação de Grau já estava com vagas garantidas ou em processo de contratação. Esse cenário é muito satisfatório!”

 

👉 Conheça o MUDE: o Modelo Único de Ensino da UNISUAM!

 

 

Pós-Graduação eleva as chances de sucesso profissional

 

Após a formação na Graduação, dar sequência com um curso de Pós é estar em consonância com o que o mercado espera, elevando ainda mais a empregabilidade e as possibilidades de uma promoção salarial. O curso de Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar capacita a entender toda a complexidade das novas terapias medicamentosas e os melhores e mais eficazes cuidados com a saúde e o bem-estar das pessoas. 

 

As aulas são presenciais, aos sábados, quinzenalmente, das 08h às 17h na unidade de Bonsucesso. Após a conclusão no curso, o profissional será um especialista com conhecimentos em Fisiologia Humana, Patologia, Farmacologia e Farmacoterapia, podendo atuar em clínicas e hospitais, farmácias, drogarias e até em cursos técnicos de nível superior. Isso sem esquecer das possibilidades de atuações: administrativas, técnicas, clínicas, de pesquisa e no desenvolvimento de novas políticas de saúde.     

 

Saiba mais sobre a Graduação de Farmácia da UNISUAM e sobre a Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar e esteja pronto para o mercado de trabalho!

 

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
English French Portuguese Spanish
X

Nosso site está enfrentando instabilidades.
Algumas informações podem não estar disponíveis no momento.