fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Onde trabalha o gastrônomo?

O gastrólogo formado pela UNISUAM encontra um mercado em crescimento e cheio de oportunidades de atuação

  • Nota 10

18/05/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

Gosta de cozinhar? Tem interesse em cursar Gastronomia e quer saber onde trabalha o gastrônomo? Então é agora que você vai descobrir tudo sobre a profissão que mistura uma porção de teoria, com doses altas de prática e pitadas de arte, e que oferece diversas possibilidades de atuação!

O mercado de trabalho em Gastronomia está em constante evolução, crescimento e reinvenção. Segundo dados da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor cresce 10% ao ano. Além disso, estima-se que 30% dos gastos mensais familiares sejam com alimentação. 

Saiba mais: Por que estudar Gastronomia? 

Segundo o Sistema Nacional de Emprego (SINE), o profissional de Gastronomia tem um salário médio de R$ 1.868,00. Mas é importante ressaltar a variedade de oportunidades encontradas pelo gastrólogo dentro deste universo plural, que abarca tantas culturas e hábitos diversos.

Conheça agora algumas das maiores áreas de atuação do gastrólogo:

Confeitaria e Panificação

Essas são duas das áreas de maior destaque na Gastronomia e, sem dúvidas, podemos dizer que o brasileiro é completamente apaixonado por pães e doces, não é mesmo? Para ter uma ideia do que representa o setor, em todo o país são consumidos 2,3 milhões de toneladas de pão por ano. Ao mesmo tempo, estima-se um crescimento de quase 4% do setor de confeitaria em todo o mundo para os próximos anos.

O profissional que busca atuar nesse setor vai produzir pães, bolos, biscoitos, doces e outros tipos de guloseimas, sendo responsável ainda pela decoração e posicionamento do produto na vitrine. O gastrólogo que atua na confeitaria e panificação encontra oportunidades de emprego em confeitarias, restaurantes, hotéis e cruzeiros, atuando até na gestão de buffet.

O gastrônomo apaixonado por essa área chega ainda mais pronto para o mercado de trabalho por meio da Pós-Graduação em Pâtisserie e Boulangerie, se tornando um verdadeiro especialista tanto em receitas clássicas e tradicionais, como também em preparações mais refinadas, da Cozinha Nacional e Internacional.

Conheça oportunidades: Gastronomia: Profissões quentes para 2025

Personal Chef

O gastrônomo que atua como personal chef tem como missão entregar serviços de buffet personalizados, adequando-se às preferências do cliente. Escolher o menu, selecionar e preparar ingredientes, são algumas das tarefas desempenhadas pelo profissional.

Essa responsabilidade de organizar cardápio e receitas customizadas para casais, grupos, empresas, eventos e até mesmo chefes de Estado, rende ao profissional uma ótima remuneração em locais de eventos, empresas e residências particulares. Além disso, se mostra uma ótima oportunidade de empreender.

Cozinha Criativa

A principal tarefa de qualquer profissional que trabalha na Gastronomia é despertar sensações e encantamento através do paladar. Para que isso aconteça, são feitas diversas combinações de insumos, temperos, especiarias e formas de preparo, o que exige bastante conhecimento e criatividade. Por isso, dizemos que cozinhar também é uma arte.

A área é bastante desafiadora, pois exige conhecimento, habilidade e técnica para desenvolver pratos com novas texturas, sabores e apresentação. Por isso, o gastrólogo que tem a capacidade de despertar sensações únicas através de seus pratos é bastante valorizado.

Comece o seu negócio: Como empreender na Gastronomia?

Consultoria Gastronômica

A consultoria gastronômica geralmente é feita por empresas ou até mesmo profissionais especializados em alguma área, para aconselhar pessoas ou empresas sobre os inúmeros aspectos dos empreendimentos gastronômicos, apontando direcionamentos para o sucesso do negócio.

A atuação do profissional consiste em descobrir necessidades de clientes, realizar diagnósticos, estudar viabilidade e definir estratégias para alcançar objetivos. Essas tarefas serão realizadas através de uma boa projeção de salão, renovação do cardápio, determinação do preço correto a ser cobrado, além de análise de instalações e equipamentos e coordenação da equipe.

Segurança Alimentar

O gastrônomo que atua com segurança alimentar tem como principal função garantir a qualidade dos ingredientes e/ou produtos alimentícios comercializados. É preciso conferir prazo de validade, formas de conservação, processos de transporte e qualidade dos fornecedores.

É fundamental que o profissional conheça os métodos de consumo mais saudáveis e nutritivos para os alimentos comercializados, bem como o seu processamento. Além dos conceitos técnicos, é necessário se atentar sobre as questões socioeconômicas e políticas do mercado.

Tá esperando o que? Pratique sua profissão, venha para a UNISUAM

Cozinha Brasileira

O profissional pós-graduado em Cozinha Brasileira torna-se um especialista em utilizar insumos de todas as regiões do nosso país no desenvolvimento de diversos pratos, sejam quentes ou frios. Além da harmonização de bebidas, gerenciamento e liderança da equipe, o profissional adquire, principalmente, conhecimentos históricos e culturais do Brasil para elaboração de pratos e enriquecimento da Gastronomia nacional.

O gastrônomo pós-graduado em Cozinha Brasileira utiliza técnicas regionais para explorar sabores, texturas e combinações e encontra diversas oportunidades de atuação em restaurantes, hotéis, serviços de buffet, empresas alimentícias e muito mais!



Venha para a UNISUAM e impacte vidas com muito tempero!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X