fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Por que estudar Gastronomia?

Arte milenar, a Gastronomia combina diversas técnicas culinárias e tem grande impacto econômico na sociedade

  • Nota 10

18/05/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Gastronomia é a ciência de preparar e apreciar alimentos utilizando ingredientes, técnicas e muita criatividade. Podemos dizer que a profissão é a arte de combinar sabores e cultura, levando em consideração aspectos históricos, regionais e até sustentáveis, para fazer um prato encantador e saboroso.

Quanto ganha um Gastrônomo? 

O salário médio de um gastrônomo gira em torno de R$ 1.868,00, segundo o Portal SINE (Sistema Nacional de Emprego), mas o profissional encontra oportunidades nos mais diversos setores. Hotéis, bares, restaurantes, hospitais e clubes estão entre os maiores contratantes deste profissional, que ainda encontra oportunidades de atuação no setor público.

Na prática, a arte da Gastronomia envolve a preparação, apresentação e degustação de alimentos, passando pela seleção dos ingredientes, combinação de texturas, cores e formas de preparo.

? Saiba mais: Onde trabalha o gastrônomo

Como é o Curso de Gastronomia da UNISUAM?

A Gastronomia é tão antiga quanto a civilização, e o estudante vai aprender tudo o que pertence a este universo.

Com o passar do tempo, a arte da culinária evoluiu, incorporou novas técnicas e combinações de alimentos, levando em consideração influências culturais, novos utensílios e formas de armazenar alimentos. E a Graduação tem o papel de preparar o estudante para atuar em todos os segmentos culinários, utilizando as mais variadas técnicas e tipos de alimentos. 

A Graduação em Gastronomia da UNISUAM já foi eleita como melhor Curso de Gastronomia do Rio de Janeiro, pelo Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Ela tem a duração de quatro semestres, onde você vai desenvolver habilidades de gestão de cozinha, evolução da culinária, higiene alimentar, elaboração de cardápios e muito mais!

? Conheça oportunidades: Gastronomia: Profissões quentes para 2025

O profissional formado em Gastronomia encontra um mercado super aquecido, que cresce 10% ao ano, segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel). Além disso, cerca de um terço dos gastos familiares vai direto para o setor, ou seja, mais de 180 milhões de reais.

O gastrônomo chega ainda mais preparado para o mercado de trabalho com uma especialização. A Pós-Graduação em Pâtisserie e Boulangerie torna o profissional um verdadeiro expert em receitas francesas tradicionais, focadas na elaboração de bolos, doces e pães.




A Pós-Graduação em Cozinha Brasileira torna o profissional um especialista em ingredientes, insumos, pratos quentes e frios de diversas regiões nacionais. Com essa formação adicional, o gastrônomo além de expert, encontra diversas oportunidades em restaurantes, hotéis, catering e turismo.

? Monte o seu negócio: Como empreender na Gastronomia?

Venha para a UNISUAM e impacte vidas!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X