Aprendizagem Significativa, Criatividade e Estudo

Você faz conexões entre os conhecimentos das diferentes disciplinas que estuda? Saiba mais no texto da Profª Stella Silva.

• Espaço do Mestre

28/04/2022 por Carolina Grimiao

Olá, como você está?
Tem colocado em prática algumas das dicas que deixei nos textos passados?

Pois bem, hoje vamos conversar um pouco sobre a aprendizagem significativa. David Ausubel (1918-2008) cunhou o termo que de forma reducionista significa que um novo conhecimento se relaciona com o conhecimento prévio já construído por cada pessoa.

Gosto de um exemplo que sempre uso em minhas aulas, a massa do bolo. Sabe aquele bolo de final de tarde, da avó? Esse mesmo. Farinha de trigo, manteiga, ovos, açúcar, amido de milho, leite e fermento fazem parte dessa massa mágica. Esse conhecimento já está previamente construído na cabeça de muitas pessoas.

Agora, imagina que ao separar o material, você percebe que não há leite. Seu conhecimento prévio sinaliza que um líquido precisa ser misturado para que haja o ligamento necessário dessa obra divina. É esse conhecimento prévio que fez com que pessoas substituíssem o leite por suco de laranja, refrigerante (quanto mais colorido melhor), leite de coco, há quem coloque até água. Reconhecer que um líquido precisa ser colocado é uma das premissas da aprendizagem significativa e o resultado de uma massa de bolo bem fofinha caracteriza que o conhecimento construído foi bem significativo para o seu processo de aprendizagem.

Assim, fazemos também com os estudos diários no ensino superior. Vamos criando conexões entre os conhecimentos das diferentes disciplinas. Para os alunos que estão a cursar o novo modelo de Ensino MUDE, a cada encontro seja da integração, construção, projeto ou prática, essas pontes são estruturadas para que cada aluno possa construir seu conhecimento.

Percebe que na ideia da massa do bolo, há certa dose de criatividade? É possível mudar outros ingredientes. Inventividade, talento natos ou adquiridos, inovação, se espalharam em diversas massas de bolos pelo mundo.
Toda essa criatividade também deve ser colocada na sua rotina de estudos. Encontrar os pontos em comum entre as informações das aulas e textos, com os conhecimentos que já foram construídos, ampliará significativamente seu conhecimento.

Tom Hanks, ator norte-americano no filme Naufrago (2000) utiliza toda a sua inteligência para manter-se vivo e sair da ilha. É claro que ele tem uma dose extra de sorte. Antes da queda do avião, ele visualiza o mapa aéreo e posteriormente ele usa essa informação com a fórmula de PI para calcular a sua saída da ilha. A posição do sol durante os meses do ano e o movimento do mar também são incorporados a sua nova rotina. Bingo, ele consolidou uma aprendizagem significativa.

E você, conseguiria sair da ilha?
Confesso que eu iria ficar lá por um bom tempo.

Ah, antes que esqueça, vale uma dica extra. Inteligente é quem usa as suas experiências, o conhecimento construído para resolver problemas do cotidiano, dos mais simples aos mais complexos, reconhecendo que cada pessoa tem um tempo próprio. Todos nós somos inteligentes.

Referência: RIBEIRO, S. Tempo do Cérebro. Estudos avançados 27 (77), 2013

Confira os outros textos da Profª Stella Silva:

? Como ser um estudante mais atento às aulas?

? Estilos de aprendizagem e a construção do conhecimento

? Rotina de Estudos: como estabelecer?

? A contribuição da neurociência para uma rotina de estudos

Profª Stella Silva é Coordenadora da Escola das Licenciaturas,

que envolve os Cursos de PedagogiaLetrasHistória, Biologia

e  Educação Profissional e Tecnológica.