Como ser um estudante mais atento às aulas?

A Profª Stella Silva dá dicas para quem precisa se concentrar mais nos estudos. Confira!

• Espaço do Mestre

28/03/2022 por Carolina Grimiao

Não é raro ouvir de professores e mesmo alunos que é cada vez mais difícil manter atenção às aulas. A ideia de uma aula remete a uma sala cheia de alunos atentos a fala de um professor que rege como um maestro a construção do conhecimento. Contudo, entretanto, mas estamos em vivendo uma era em que a velocidade que percorre uma informação tem servido de parâmetro para todas as demais coisas da vida cotidiana.

Ser estudante, aquele que busca o conhecimento não se faz na mesma velocidade. Ler, interpretar, entender, compreender, analisar, criticar são elementos necessários para que o conhecimento possa ser construído por cada pessoa e diferentes fatores influenciam o processo de aprendizagem que se faz de modo particular.

Em tempos que o modelo híbrido se faz presente em vários espaços educacionais, ficar sentado em frente a uma tela de computador ou celular é ainda mais desafiador. Não há uma fórmula mágica, mas alguns lembretes podem ser úteis para potencializar o tempo destinado ao estudo.

1- Ser estudante é criar uma rotina de estudos, ou seja, considerar o momento da aula como um lugar propício para a aprendizagem. Rotina lembra plano e planejamento, ações necessárias para garantir que uma meta seja cumprida.

2- Espera-se que o estudante do ensino superior seja autor de sua formação, logo, a leitura prévia dos assuntos é fundamental. Na medida em que avança na leitura, marque os pontos importantes e separe as dúvidas. Marcadores de texto, post-it, mapas mentais e conceituais, resumos e fichamentos são bem vindos.

3- O momento da aula tem que ser valorizado, por isso cuidado ao uso do celular durante a aula. Vivemos em um mundo de distrações diárias, por isso mantenha o foco. Alimente-se antes da aula sempre que possível e evite conversas paralelas. Mantenha-se hidratado também.

4- Faça anotações ao longo da aula, compare com as suas anotações anteriores, sinalize o que precisa ser estudado novamente, dialogue suas descobertas e dúvidas. Aprendemos mais quando explicamos um determinado assunto. Não se esqueça de que você é protagonista da sua formação e da sua história.

5- Como último lembrete, dedique-se um pouco por dia, até que você perceba que a sua atenção está toda voltada para a construção do seu conhecimento.

Em um próximo momento, vamos conversar sobre os estilos de aprendizagem.

Profª Stella Silva é Coordenadora da Escola das Licenciaturas, que envolve

os Cursos de Pedagogia, Letras, História, Geografia, Matemática,

Física, Química, Biologia e em Educação Profissional e Tecnológica.