Estilos de aprendizagem e a construção do conhecimento

Como você aprende? A Profª Stella Silva dá dicas para identificar os melhores caminhos na aprendizagem. Confira!

• Espaço do Mestre

04/04/2022 por Carolina Grimiao

Você sabe como você aprende?

É sobre esse assunto que vamos dialogar um pouco hoje.

Nas décadas de 80 e 90, diferentes estudos sobre os estilos de aprendizagem ganharam projeção no campo educacional. O objetivo principal era reconhecer que cada indivíduo possui uma singularidade no seu processo de construção do conhecimento.

Entre as diferentes pesquisas, a de Neil Fleming e Baume (2006) foi à escolhida para essa conversa de hoje. Os autores consideram que a informação é recebida por um dos nossos sentidos e uma vez que chegam ao cérebro, são transformadas em conhecimento.

Você se lembra dos sentidos do corpo humano? Audição, Olfato, Visão, Tato e Paladar…. sim esses são os sentidos que possibilitam a nossa aprendizagem.

Neste momento você deve estar se perguntando como é possível aprender a partir dos sentidos? Ouvindo, lendo, escrevendo e praticando.

Os autores, após uma pesquisa aplicada com várias pessoas, dividiram em quatro os estilos de aprendizagem: Visual, Auditivo, Leitura/Escrita e Cinestésico.

No estilo de aprendizagem VISUAL, o aprendizado acontece por meio de informações visuais, o indivíduo precisa visualizar a informação, logo imagens, mapas, vídeos, demonstrações são facilitadores para essas pessoas.

No AUDITIVO as informações faladas, como discussões e diálogos, ou seja, tudo que é falado e ouvido são essenciais para o aprendizado. As pessoas que se identificam com esse estilo, percebem que aprendem ao ouvir palestras, audiobook, podcasts. Possuem uma capacidade de armazenamento incrível.

As pessoas que gostam de anotar e resumir as suas dúvidas e suas descobertas integram o estilo LEITURA / ESCRITA. Pessoas que gostam muito de ler seja um livro físico ou virtual, jornais, e até mesmo um bom e velho dicionário, se identificam com esse estilo de aprendizagem.

O quarto e último estilo de aprendizagem é o Cinestésico. A aprendizagem acontece a partir do toque e da interação com o ambiente. A pessoa aprende fazendo, gosta do famoso ditado “mão na massa”. É comum encontrar pessoas que gostam de escrever enquanto escutam.

E aí, qual estilo de aprendizagem é o seu? Reconhecer-se dentro de um estilo é imprescindível, pois os mesmos elementos que facilitam o processo de aprendizagem podem atrapalhar em excesso.

Um ambiente barulhento, com música alta, ou com muitas pessoas falando atrapalha as pessoas que se consideram no estilo auditivo. Estímulos visuais em demasia ou conflitantes com a temática de estudo distraem a atenção das pessoas que possuem o estilo de aprendizagem visual. O mesmo acontece com os estilos Cinestésico e Leitura/Escrita, não poder mexer, ou não poder escrever impacta na construção do conhecimento.

Bom, tenho uma dica extra para você! Ao reconhecer seu estilo de aprendizagem, exercite as estratégias dos demais estilos, afinal estamos vivendo um tempo-espaço de constantes mudanças e adaptar-se tem sido uma habilidade reconhecida em diferentes campos.

Gostaria de te convidar para conversarmos um pouco mais sobre a rotina de estudos em casa, em breve nos encontramos.

REFERÊNCIA:
Fleming, N., and Baume, D. (2006) Learning Styles Again: VARKing up the right tree!, Educational Developments, SEDA Ltd, Issue 7.4, Nov. 2006

Profª Stella Silva é Coordenadora da Escola das Licenciaturas,

que envolve os Cursos de PedagogiaLetrasHistória, Biologia

Educação Profissional e Tecnológica.

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.