II Simpósio Internacional Agenda 2030: saiba o que rolou

O Simpósio Internacional Agenda 2030 reuniu pesquisadores diversas instituições e debateu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

• Agenda / Rolou por aqui

29/05/2023 por Fernando Moura

A UNISUAM realizou entre os dias 18 e 19 de maio o II Simpósio Internacional Agenda 2030 da ONU e Desenvolvimento Sustentável e que também abrange o VI Fórum de Desenvolvimento Local da UNISUAM. Os eventos tiveram como objetivo reunir pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais para debater estudos, pesquisas e projetos voltados para o Desenvolvimento Local Sustentável.

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) consiste em um plano de ação para pessoas, Estados e o Planeta, na busca pela prosperidade e desenvolvimento. As diretrizes contam com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para Estados, instituições e cidadãos de áreas cruciais para a humanidade.

? Conheça o Projeto Pega Visão: Fotojornalismo: entre a força noticiosa e o documento do imaginário social

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

• Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade
  • Igualdade de gênero
  • Água potável e saneamento
  • Energia limpa e acessível
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Redução das desigualdades
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção sustentáveis
  • Ação contra mudança global do clima
  • Vida na água
  • Vida terrestre
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Professores e alunos de Graduação, Pós-Graduação lato e stricto sensu, além de profissionais e pesquisadores de diversas faculdades parceiras nacionais e internacionais participaram do evento de maneira híbrida na Unidade de Bonsucesso, no dia 18 e em nosso canal no YouTube, no dia 19.

? Conheça o evento do Curso de Nutrição: Oficina Mesa Posta: um encontro entre artesanato e comensalidade

Foram diversas mesas que debateram temas técnicos e tecnológicos, além de apresentaram trabalhos sob a temática dos ODS. Os trabalhos aprovados serão publicados na Revista Augustus da UNISUAM. O

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL/UNISUAM) é um programa profissional completo, super conceito, com 5 estrelas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e se propõe a desenvolver produtos inovadores e criar formas de modernização de processo produtivo, a fim de contribuir para a redução da desigualdade e gerar impactos positivos na saúde, moradia, educação e qualidade de vida da sociedade.

É possível afirmar que o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local extrapolou os limites de nossa sede e alcançou vários estados do Brasil e até mesmo outros países, por meio das Universidades Parceiras, levando esse impacto para o resto do mundo.

? Impactando vidas: Egresso de Ciências da Reabilitação da UNISUAM é professor na Universidade Estadual do Norte do Pará (UENP)

O Reitor Arapuan Motta participou da abertura oficial do Simpósio e falou sobre o trabalho científico produzido pela UNISUAM e o objetivo de transformação que guiam a instituição:

“O Programa de Desenvolvimento Local nasceu há 17 anos, com objetivo muito claro de traduzir a missão institucional: transformação social e impacto local. Nós entendemos que mesmo sendo um Centro Universitário, que não é obrigado a ter pesquisa científica, o caminho é investir na pesquisa. Não só com publicações científicas, mas também com produtos e serviços que possam realmente impactar e transformar localmente as nossas regiões ou a região do nosso aluno.”

“Para nós da UNISUAM é motivo de muito orgulho poder contar com dois programas de Mestrado e dois programas de Doutorado. Espero que esse evento possa incentivar os alunos da Graduação a seguir a carreira da pesquisa.”, completou o Reitor da UNISUAM.

? Conhece o grupo mais animal de Med Vet? Conheça a Liga Acadêmica de Animais Selvagens

Cláudia Costa, Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação da UNISUAM, falou sobre a importância da Agenda 2030:

“Essa Agenda não é minha, não é sua, ela é de todos! Parece que ela está longe, mas não está. É uma discussão que precisamos levar pro dia a dia. Não é o futuro, é o presente e são as ações do presente, que vão impactar o nosso futuro e as novas gerações. Nossos alunos de Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, é responsabilidade de todos pensar em soluções que atendam essa agenda e impactam em nossa sociedade.”

Cláudia ainda revelou números que trazem muito orgulho para a instituição: cerca de 700 mestres formados, sendo quase metade deles de Desenvolvimento Local, além de 30 doutores. “Isso é incrível, porque a gente está contribuindo com o desenvolvimento do nosso país por meio da pesquisa. Então é motivo de muito orgulho, poder contribuir com a pesquisa e desenvolvimento do país através da formação de pessoas.”, finalizou a professora Cláudia Costa.

Venha para a UNISUAM e impacte a vida de milhares de pessoas!