Mestrado Acadêmico em
Ciências da Reabilitação

O QUE É A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DESENVOLVIMENTO LOCAL?

A Pós Stricto Sensu em Desenvolvimento Local é um programa profissional completo, com 5 estrelas pela CAPES, e que hoje conta com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, especialmente pensados para o desenvolvimento de ações perenes que possam transformar o mundo.

O Programa de Desenvolvimento Local da UNISUAM se propõe a formar profissionais capazes de identificar condições latentes e estimular, com base na inovação, o empreendedorismo, associativismo e competências para o trabalho.

Sempre visando geração de renda e desenvolvimento sustentável, aplicamos nossa expertise em ações direcionadas à produção e promoção de conhecimentos científicos. Te ajudando a aprimorar seus conhecimentos, realizar pesquisas e pensar soluções práticas para melhorar a vida da sociedade.

Durante o seu Mestrado, ou no seu Doutorado, você vai aprender a desenvolver produtos inovadores e criar formas de modernização para processos produtivos que contribuem para a redução das desigualdades e geram impacto positivo na saúde, moradia, educação e qualidade de vida de populações vulneráveis.

Já o Pós-Doutorado em Desenvolvimento Local da UNISUAM é direcionado a Doutores formados em qualquer área de conhecimento que desejam desenvolver projetos de pesquisa desenvolvidos de forma autônoma e que tenham aderência a uma das linhas de pesquisa do programa e a pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

pesquisa ou aplicação
em um só prOGRAMA

20% DE DESCONTO

no Mestrado

20% de DESCONTO

no Doutorado
Para ex-alunos da UNISUAM

VAGAS LIMITADAS
INICIE SUA INSCRIÇÃO

LABORATÓRIOS DE PESQUISA

LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – LIT

O Laboratório de Inovação e Tecnologia (LIT) é voltado para a realização de cursos, palestras, assessoria para o registro de programas de computadores, depósito e registro de patentes, bem como para a transferência de tecnologia. Ao todo já são aproximadamente 50 patentes registradas pelo PPGDL, que estão em fase de negociação e transferência com a intervenção do NIT. O NIT teve seu regulamento aprovado pelo CEP (Conselho de Ensino e Pesquisa) da instituição. Neste Laboratório atuam professores e alunos do PPGDL, bem como alunos da Graduação. Espera-se ampliar a capacidade produtiva do NIT a partir dos recursos financeiros que devem ingressar em razão do sucesso do projeto proposto em atendimento ao edital da FAPERJ.

O Laboratório de Tecnologias Empreendedoras (LATE) do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM tem por objetivo desenvolver tecnologias voltadas para a criação de protótipos e modelos de estudo em 3D.

O Laboratório de Políticas Públicas e Governança (LAGO) tem por objetivo desenvolver propostas de lei e de políticas públicas de desenvolvimento em variados âmbitos, mas principalmente voltadas para as questões socioambientais e educacionais, a fim de subsidiar os governos com a implementação de políticas públicas inclusivas e sustentáveis

No Laboratório de Alimentos são desenvolvidas técnicas de preparo e análise de alimentos. É utilizado conjuntamente pelos cursos de Nutrição e pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL), destina-se à realização de análises físico-químicas, desidratação por liofilização e preparo de amostras de produto, como proposta de desenvolvimento de alimentos sustentáveis. Ocupa uma área de 80m2, compreendendo uma sala, onde estão dispostos os equipamentos para a realização de análises bromatológicas: destilador de nitrogênio (micro Kjeldahl), capela para exaustão de gases, estufa de esterilização e secagem, balanças analítica e semi-analítica, espectrofotômetro, digestor de fibra, moinho de rotor, banhos-maria, chapas de aquecimento com e sem agitação, liofilizador de bancada, ultrafreezer (-40ºC), destilador de água, medidor de pH de bancada, vidrarias e utensílios. Este laboratório viabiliza o preparo de produtos e a realização de análises físico-químicas propostos nos projetos vinculados à linha de pesquisa “Cadeias Produtivas Sustentáveis”.

Esse laboratório é utilizado para o apoio aos projetos desenvolvidos no PPGDL passíveis de geração de produtos/patentes e objeto de transferência de tecnologia. Está equipado com desktops, sendo um deles ligado à modelagem e impressão, uma impressora 3D, do tipo Makerbot Replicator, kits de robótica e de arduíno, além de ferramentas, mesas, cadeiras, armários, bancadas. O espaço total de área construída é de 50m2. Há previsão orçamentária para aumento do número de equipamentos com a compra de uma nova impressora 3D e demais acessórios. Nesse espaço atuam professores, alunos do mestrado e da graduação, além de pessoas da comunidade externa, a partir de seleção de projetos.

Orgâos de Fomento