fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Oficina Mesa Posta: um encontro entre o artesanato e a comensalidade

Em comemoração ao Dia das Mães, evento do curso de Nutrição da UNISUAM abordou temas como saúde e cultura

  • Agenda / Rolou por aqui

15/05/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

No dia 11 de maio, última quinta-feira, rolou um evento super especial para os alunos e convidados da UNISUAM, em Bonsucesso. o Grupo Oficina Mesa Posta organizou uma comemoração para o Dia das Mães onde foram apresentadas técnicas de organização de mesa com o uso de muito artesanato e comensalidade.

O que é comensalidade? Comensalidade é o ato de se reunir à mesa para dividir uma refeição. Essa prática é incentivada por diversos especialistas, que afirmam que comer junto é um indicador de hábitos saudáveis, no qual é possível desfrutar de momentos em companhia de entes queridos.

? Saiba tudo: Por que fazer Nutrição?

Para muitas pessoas, pôr a mesa é uma atividade muito prazerosa e contribui para estimular o convívio com família e amigos, através da comensalidade. Além disso, se tornou um mercado em crescimento, no qual o profissional especializado em decoração e disposição de utensílios encontra diversas oportunidades para atuar como ‘personal’ em eventos de diversos tipos.


A Oficina Mesa Posta contou com a presença de representantes da Feira Alternativa de Olaria, a professora e artesã Elizandra Elias, proprietária da marca Art & Pano, a jornalista e professora Maria João, além da palestrante Viviane Oliveira, pós graduada em Gastronomia Funcional pela UNISUAM.

? Descubra: Onde trabalha o Nutricionista?

O evento garantiu um certificado digital e horas complementares aos alunos, sendo organizado pelo Curso de Nutrição e serviu ainda como um pré-lançamento da Feira da Comensalidade, atividade que integra diversas ações do projeto de extensão Paiol de Saberes, como objetivo de resgatar e valorizar tradições alimentares e estimular diálogos para promoção da saúde.

Confira alguns depoimentos:

Adineia, artesã da Feira Alternativa de Olaria: “Agradeço a oportunidade de ter participado da Oficina de Mesa Posta oferecida pelo curso de Nutrição da UNISUAM. O evento agregou muito conhecimento pois uma mesa bem organizada torna a refeição mais atrativa. E eu, como artesã de alguns itens utilizados na Oficina, pude perceber a valorização do meu artesanato. A Feira da Comensalidade levará esses conhecimentos e muito mais a outras pessoas, valorizando a boa alimentação e o artesanato.”

Priscila Souza: “Ótima oportunidade de trocas de saberes, tudo está realmente interligado. A arte representa cada momento em nossa vida, sem falar que ela reacende a vontade de viver de muitos. Ficamos até animados para o almoço de domingo. Amei!”

Marinete Amorim, dona do perfil Artes da Mari: “A palestra sobre mesa posta foi ótima. Aprendi muita coisa e vi como meu artesanato pode influenciar na arrumação de mesa e fazer toda diferença.”

Lucia Mendonça: “O evento foi bem interessante para resgatar o convívio familiar que se perdeu ao longo dos tempos com a tecnologia tirando os pequenos mimos e contatos entre as pessoas. Precisamos resgatar hábitos antigos de convivência e relacionamento em volta de uma alimentação saudável. Prestar atenção no que comemos é importante!”


Venha para a UNISUAM e voe alto!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X