Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM tem nota máxima da CAPES

O Programa compreende as modalidades de Mestrado e Doutorado e recebeu o conceito 5 do setor vinculado ao Ministério da Educação.

14/09/2022 por Carolina Grimiao

A UNISUAM celebra uma importante conquista com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local. Os Cursos de Mestrado e Doutorado receberam a nota 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em todos os Estados brasileiros.

A nota é resultado da avaliação que o órgão realiza nas universidades públicas e privadas em todo País que oferecem Mestrado e Doutorado. Os conceitos variam de 1 a 7, sendo a nota 5 considerada a maior em uso para os cursos profissionais. A Coordenadora do Programa na UNISUAM, Professora Patrícia Dusek, explica: “Os programas profissionais hoje recebem nota 5 (cinco) como nota máxima. Assim, na atualidade, não temos nenhum programa com mestrado/doutorado profissional com nota superior a 5 no Brasil. Logo, esse conceito é extremamente positivo!”

? Saiba mais sobre Mestrado Acadêmico x Mestrado Profissional: saiba qual escolher!

Mas uma conquista tão significativa não vem fácil. A Professora Patrícia relata também como foi o processo de avaliação: “Foi muito rígido e tivemos que enfrentar várias adversidades no meio do processo, até mesmo pela mudança de critérios da avaliação, as quais nós tivemos que compreender e nos adaptar muito rapidamente. Graças à competência e dedicação do corpo docente, aos incríveis produtos técnicos/tecnológicos do corpo discente e a toda publicação de qualidade de alunos e professores, conseguimos chegar lá. O planejamento estratégico também foi muito importante e, sem sombra de dúvida, contou muito com o apoio institucional. As notas foram divulgadas a cada coordenador de programa individualmente e em breve serão publicadas no site da CAPES.”

? Vale a pena ver: Mestranda em Desenvolvimento Local trabalha em projeto de Tecnologias Sociais

Hoje, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM forma Mestres e Doutores em vários lugares do Brasil, profissionais que encontram na formação acadêmica novos caminhos para as suas carreiras. A Coordenadora do Programa acredita que o sucesso vem de um conjunto de fatores que se tornam verdadeiros diferenciais:

“Nosso diferencial, além da proposta do Curso, que é incrível, certamente é a qualidade de nossa produção intelectual (bibliográfica e técnica). Aqui todos os nossos discentes, sejam mestrandos ou doutorandos, concluem o curso com no mínimo um produto técnico finalizado (alguns deles objetos de patentes) e um artigo ou capítulo de livro publicado. Aliado a este fato, temos um corpo docente altamente qualificado, entrosado e com muita vontade de acertar. Além disso, temos um sistema de autoavaliação que de fato funciona. Estamos realmente muito felizes com o reconhecimento de nosso trabalho e agora o desafio é manter o nível de qualidade, para que todos, gestão, alunos e professores tenham muito orgulho de pertencer ao Programa de Desenvolvimento Local da UNISUAM, reconhecido pela CAPES como um programa nota 5 e no meio acadêmico como um programa altamente respeitado.”

? Veja também: Com 36 anos de profissão, aluno viu no Mestrado em Desenvolvimento Local um crescimento de carreira

Outro ponto importante é que o aluno formado pelo Programa pode atuar de forma destacada no mercado profissional, para além da academia, e com o peso de uma excelente avaliação: “Vários alunos que se formaram conosco estão ocupando lugar de destaque no mercado de trabalho, sem contar do grande orgulho que demonstram ao falar do Programa. Certamente a nota 5 agregará mais valor ao diploma de todos”, completa a Professora.

Venha para os Programas de Mestrado e Doutorado da UNISUAM e esteja pronto para novos desafios!