fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Mestrado Acadêmico x Mestrado Profissional: saiba qual escolher!

Pensando em fazer mestrado, mas está em dúvida entre o profissional e o acadêmico? A gente explica tudo aqui para você!

  • Nota 10

21/01/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Que a formação não termina na graduação todo mundo já sabe, né? Mas depois que a gente se forma são tantos caminhos e possibilidades que muitas vezes ficamos perdidos em qual escolher. São diversas opções de pós, MBA e mestrado. Aliás, esse último ainda é dividido em duas categorias: o mestrado acadêmico e o mestrado profissional. Você sabe a diferença entre eles?

 

Mestrado Acadêmico

 

O Mestrado Acadêmico está voltado para uma formação mais para a sala de aula, com teorias e questionamentos que vão fazer do estudo uma grande análise de fenômenos que acontecem na sociedade. Nele, o aluno é um pesquisador, que vai se dedicar à Ciência em cima de temas relevantes dentro da área que ele escolheu. Ao final, o mestrando apresenta a sua dissertação sobre o tema que ele pesquisou ao longo de toda a sua trajetória e pode atuar como professor em cursos de graduação e pós-graduação. 

 

Mestrado Profissional

 

No Mestrado Profissional o aluno também desenvolve um trabalho de pesquisa científica, porém, com objetivo de apresentar conhecimentos e soluções para o mercado de trabalho de maneira mais prática, como a criação de novas tecnologias, uma elaboração mais dinâmica de processos e fluxos, e desenvolvimento de novos produtos, por exemplo. E, se for do interesse, depois de titulado, ele também pode ser professor em cursos superiores. A proposta desse tipo de mestrado é viabilizar o conhecimento para as questões de mercado no dia a dia. 

 

Qual escolher? 

 

Tudo vai depender do seu objetivo profissional, em como você se imagina atuando depois que finalizar essa escolha tão importante. Uma coisa é certa: o mestrado é um passo incrível dentro de uma carreira e, sem dúvidas, vai fazer uma grande diferença e vai elevar as suas oportunidades e as suas chances de sucesso. Já pensou sobre isso?

 

Nós podemos estar com você daqui pra frente!

 

Você sabia que a UNISUAM tem duas opções de Mestrado? Uma delas é o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local. Nesse Programa você vai ter o lado empreendedor estimulado, desenvolvendo não só as novas ideias, como as suas habilidades de gestão. Você pode ser formado em qualquer graduação e desenvolver soluções que podem impactar a vida de muita gente dentro da sua área de conhecimento e atuação. Incrível, não é? Saiba mais sobre esse curso que vai fazer a diferença na sua carreira

 

Outra opção é especialmente para a área da Saúde. Se você tem formação em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Medicina e Educação Física, o Mestrado Profissional em Ciências da Reabilitação vai desenvolver todas as bases técnicas e científicas para te deixar pronto para assumir atividades de pesquisa e de docência no Ensino Superior. Recomendado pelo CAPES desde 2009, o curso já formou mais de centenas de profissionais que utilizam as habilidades adquiridas para uma caminhada de muito sucesso. Quer saber mais? Clique aqui! 

Então, vamos juntos?

 

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X