Por que fazer Ciências Contábeis?

Com um mercado favorável, a profissão é muito requisitada em todos os segmentos e o caminho para o empreendedorismo é muito positivo.

09/05/2023 por Carolina Grimiao

Por muito tempo, a Contabilidade era uma carreira associada apenas às pessoas que tinham habilidade com números e, claro, se interessavam por assuntos financeiros. Isso ainda é verdade, mas com as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho, o perfil do contador está se redefinindo e adquirindo ainda mais características do que apenas gostar por finanças.

O contador é quem analisa números e informações, e faz a interpretação dessas análises para sugerir ações estratégicas em empresas. Ele é um profissional necessário em empresas de pequeno porte e até nas grandes multinacionais. Por isso, é uma profissão com bastante empregabilidade, uma vez que é uma atividade essencial. É ele quem acompanha a empresa desde o início e em todas as fases, pois registra todas as atividades financeiras, controla a movimentação de contas, investimentos e empréstimos, faz auditorias e emite opiniões e pareceres técnicos.

✅ Veja mais: Onde trabalha o profissional de Ciências Contábeis?

Além disso, o mercado de Contabilidade está mudando e para se adaptar e acompanhar essas mudanças, os contadores precisam desenvolver o seu lado inovador e espírito empreendedor. Essas são características muito valorizadas em qualquer profissional nos dias de hoje e para a área contábil não é diferente. Aprender a deixar a timidez de lado e ser divertido também são algumas habilidades que não costumam ser associadas a esse profissional, mas que são cada vez mais desejadas ao realizar apresentações e educar outros setores da organização para que entendam sobre as finanças e a sua importância, de forma leve, fácil e amigável.

A área financeira está entre as profissões de destaque em 2023

De toda forma, é necessário ter gosto e habilidade para Administração, Gestão de Empresas, Economia, Direito, Tecnologia da Informação, Auditoria, Perícia, Controladoria, e claro, Matemática. Além da empregabilidade e da valorização profissional, essa é uma área que quanto mais experiência e bagagem no mercado, melhor. Além disso, existe a possibilidade de cargos públicos ou de abrir seu próprio negócio, prestando diversas consultorias e serviços financeiros. Sem contar que você também utiliza em causa própria, controlando as suas finanças enquanto universitário, e depois as suas finanças pessoais por toda a vida.

O curso prepara o futuro profissional para registrar e gerenciar as entradas e saídas de recursos, realizar auditorias e perícias, além de cuidar de toda a parte referente à inteligência das organizações do ponto de vista patrimonial, garantindo que tudo esteja dentro da legislação vigente. Como o mercado, a legislação e as demandas empresariais estão em constante atualização, o curso já deixa o aluno afiado para os desafios na área de gestão, inovação e tomadas de decisão.

Como a parte prática é fundamental, o Projeto de Práticas Contábeis contribui para a formação treinando os alunos para a consultoria contábil, fiscal e empresarial para o público que está no entorno da instituição. E, por meio da parceria com a Receita Federal, os alunos ainda recebem aulas especiais, cursos e palestras para atender os conteúdos relacionados ao Imposto de Renda. E isso tudo com Preço Fixo, ou seja, com mensalidades bem definidas e sem reajustes, o que já facilita o seu orçamento.

✅ Tem profissional de Ciências Contábeis além das fronteiras: Casal de alunos egressos da UNISUAM são aprovados no mestrado em Portugal

Por ser uma área que precisa de constante atualização, ser especializado em algum segmento pode trazer novos horizontes para a carreira do contador. Na UNISUAM existem diversos cursos de Pós-Graduação para alavancar a carreira. Um exemplo é o curso de Planejamento Tributário, focado em análise e gestão da área tributária aplicado a vários setores da Economia. E o curso de Controladoria, Auditoria e Compliance, que potencializa as técnicas orçamentárias, financeiras e tributárias para o desenvolvimento de visão estratégica para todos os tipos de negócios. E, na modalidade EAD, são mais de vinte cursos entre MBA em Gestão de Empresas e MBA em Gestão Financeira.

Venha para a UNISUAM e voe cada vez mais alto!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.