Finanças pessoais

Convidamos o professor Anibal Ribeiro de Figueiredo para explicar do que se trata.

• De Olho nas Finanças

20/09/2021 por Anibal Figueiredo

O termo “Finanças Pessoais” se refere à gestão financeira individual ou familiar. As teorias financeiras, que normalmente nos preocupamos em estudar e aplicar para uma empresa, também devem ser aplicadas na vida das pessoas. Em especial, os estudantes universitários que, muitas vezes, exercem rotinas duplas ou triplas, tendo que equilibrar preocupações com trabalho, faculdade e casa.

Quem tem pouco dinheiro também precisa saber de finanças pessoais?

Pessoas que possuem poucos recursos podem estar em um processo de construção de uma vida financeira e profissional sólida. Elas precisam pensar imediatamente em equilibrar gastos e utilizar os conceitos das finanças pessoais para alcançar esse objetivo.

Quanto antes uma pessoa se conscientizar que as finanças fazem parte de sua vida, mais cedo alcançará o equilíbrio financeiro tão confortável e desejado. Mas para isso é preciso entender que as finanças fazem parte da vida de cada um de nós, desde a infância até a velhice. O alcance de nossos objetivos não é limitado pelo dinheiro que temos hoje, mas pelo nosso comportamento financeiro ao longo da vida. Uma pessoa com alto salário pode ter capacidade de pagamento menor do que uma pessoa com remuneração mais humilde. Tudo depende da forma como lida com a gestão das finanças pessoais.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

E quanto ao momento mundial?

Em primeiro lugar, é importante que o estudante continue se qualificando, pois as melhores oportunidades são oferecidas para os mais qualificados. Os momentos difíceis nos proporcionam prestar mais atenção em nossas finanças. Não basta focar no quanto ganhamos, mas no quanto gastamos. Se conseguirmos manter um equilíbrio financeiro com poucos recursos, quando a situação financeira melhorar, conseguiremos alcançar os objetivos com mais facilidade e menos esforço.

Quanto à crise econômica, o Brasil tem muito potencial para crescimento em um futuro próximo e os mais qualificados sairão sempre na frente.

O profissional de Contabilidade é necessário nesse momento?

Nesse momento, as empresas estão trabalhando no limite e não podem tomar decisões equivocadas, então elas precisam contar com os melhores profissionais de Contabilidade, Finanças, Administração e Direito. Foi com a ajuda dos contadores e profissionais da área de recursos humanos que as empresas puderam se beneficiar das ações do governo pela manutenção dos empregos durante a pandemia. E esses benefícios fiscais salvaram muitas empresas da falência.

Como tornar números interessantes para o grande público?

Conversando sobre finanças e fazendo cursos, oferecendo qualificação no assunto. Recomendo que cada vez mais pessoas sejam incluídas no debate sobre o tema. É um assunto que interfere na vida de todos, então todos devem se apropriar dele.

É necessário quebrar um tabu a respeito dos números. Saber fazer a gestão das finanças pessoais, muitas vezes, não exige mais do que conhecer as 4 operações básicas da matemática. Mas só conseguiremos avançar nesse tema, trazendo o assunto à tona. Por isso, agradeço a oportunidade que o Blog UNISUAM está dando para falarmos sobre finanças pessoais.

? CONFIRA MAIS SOBRE CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Ciências Contábeis!

Por Anibal Figueiredo

Contador, Mestre em Economia, Empresário e Coordenador dos cursos de graduação em Ciências Contábeis (nas modalidades presencial e a distância), tecnólogo em Gestão Financeira EAD e Pós-graduação em Perícia Judicial, Extrajudicial e Arbitral do Centro Universitário Augusto Motta e professor do Centro Universitário Augusto Motta. Presidente CPA (Comissão Própria de Avaliação) UNISUAM. Com mais de 20 anos de experiência na carreira contábil e mais e 10 anos na área acadêmica.