Onde trabalha o nutricionista?

O nutricionista formado na UNISUAM encontra trabalho em hospitais, clínicas, indústria alimentícia, academias e muito mais.

25/04/2023 por Fernando Moura

O trabalho desenvolvido pelo nutricionista é importantíssimo. Considerada a profissão do momento, a Nutrição estuda a relação entre a alimentação e o organismo. É responsabilidade do profissional verificar as necessidades nutricionais, prezando pela saúde do indivíduo em todas as fases de sua vida.

A pessoa que escolhe o Curso de Nutrição da UNISUAM, encontra oportunidade de combinar o seu conhecimento com outras áreas de atuação, como Educação Física e Gastronomia, por exemplo.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), mais da metade dos adultos apresentam sobrepeso, causados pela má alimentação. Por isso, a Nutrição tem se tornado uma área cada vez mais valorizada no mercado, com diversas possibilidades e altos vencimentos.

Descubra: Por que fazer Nutrição?

Vamos conhecer essas oportunidades?

Clínicas e hospitais

O profissional de Nutrição que atua em clínicas e hospitais tem como responsabilidade não apenas realizar avaliações nutricionais dos pacientes, mas auxiliar na recuperação desses pacientes.

O nutricionista vai desenvolver planos de alimentação para pacientes em recuperação ou tratamento de doenças e condições, como diabetes, obesidade, hipertensão, entre tantas outras.

Clubes e academias

O nutricionista é quem tem capacidade para orientar atletas que buscam o melhor desempenho em suas atividades, buscando uma alimentação saudável, levando em consideração as características de cada pessoa.

É responsabilidade do profissional realizar avaliações nutricionais e desenvolver um planejamento alimentar na busca por ganho de massa, perda de peso ou aprimoramento da resistência. A meta deve ser melhorar a qualidade de vida não apenas física, mas também mental, do paciente.

Veja: Já pensou em seguir a carreira de Nutrição? Saiba mais

Clínicas de Estética

Na nutrição estética, o profissional visa o tratamento de flacidez, celulites, rugas, acne etc. Além de desenvolver planos alimentares, levando em contas necessidades alimentares individuais, o profissional faz uso de diversos cosméticos, buscando o melhor tratamento.

Escolas

O nutricionista escolar tem como atribuição prover as necessidades nutricionais dos estudantes durante seu tempo de permanência na escola, corrigindo carências e formando hábitos alimentares saudáveis.

O profissional vai criar programas de alimentação para crianças e adolescentes, ressaltando a necessidade de uma alimentação saudável. Seu trabalho é de extrema importância, tornando o ambiente escolar um local de aprendizado, bem estar e qualidade de vida.

Veja como: Como entrar na área da Saúde?

Indústria de alimentos

O nutricionista é fundamental na elaboração de processos alimentícios, sendo responsável, de maneira direta ou indireta, pela saúde pública, junto a outros diversos profissionais.

Empresas alimentícias devem obrigatoriamente ter nutricionistas, que vão observar a formulação de alimentos, elaborar informes técnico-científicos, prestar consultoria em Nutrição, dietética e muito mais.

Consultórios particulares

O perfil dos pacientes que buscam os nutricionista geralmente é de quem deseja a perda de peso, seja por motivos médicos, como obesidade, seja por motivos estéticos. Há também pacientes que buscam o profissional por problemas como gastrite, diabetes e acompanhamento de cirurgias bariátricas.

O profissional que atua em consultório particular deve prezar pelo bom atendimento, ouvir e entender as necessidades do paciente, além de buscar a boa alimentação, através de um planejamento alimentar particular, que supra as necessidades do indivíduo.

Decole na sua carreira: Pratique sua profissão, venha para a UNISUAM

Se você busca uma auxílio para empreender e colocar o sonho do consultório particular em prática, entre em contato com o Pólen – Polo de Inovação da UNISUAM, que possui um time de profissionais extremamente qualificados, que vai ajudar a transformar o seu projeto em um negócio real, rentável e escalável.

Venha para a UNISUAM e seja um profissional de destaque!