Já pensou em seguir a carreira de Nutrição? Saiba mais!

O Curso de Nutrição está em alta e é um dos mais procurados da área da Saúde. Saiba mais sobre essa carreira que não para de crescer!

25/05/2022 por Carolina Grimiao

Considerada a profissão do futuro, a Nutrição é a ciência que estuda a relação entre a alimentação e o organismo. Estudando a interação entre os nutrientes e o corpo humano, verifica as necessidades nutricionais que cada pessoa necessita para se manter saudável em todos os ciclos da vida.

Vários problemas considerados de saúde pública no Brasil e no mundo estão relacionados à má alimentação. Questões como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial são alguns exemplos. Porém, para além da prevenção dessas enfermidades, uma alimentação correta auxilia em diversas outras áreas da vida, como a prática de esportes, a manutenção do peso e melhora na qualidade de vida.

Além disso, é uma profissão que pode ser combinada com outras atividades profissionais, como Educação Física e Gastronomia, por exemplo. O nutricionista pode ainda ter diversas formas de atuação, como consultórios particulares, hospitais e clínicas; na indústria alimentícia, na Educação, nos esportes e academias; em empresas e diversos outros segmentos. Afinal, alimentação é essencial em qualquer área e momento da vida, não é verdade?

Para o Coordenador do Curso de Nutrição da UNISUAM, Professor Daniel Simões Couto, algumas características são importantes para quem vai atuar na profissão: “De maneira geral, podemos citar a criatividade, proatividade, habilidade para trabalhar em equipe, liderança, perfil acolhedor e potencial para empreender. Além disso, o profissional precisa se dedicar ao estudo da Ciência da Nutrição com atualização constante, se baseando sempre nas informações científicas”, explica.

? Saiba mais: Qual é o papel do Nutricionista?

O Curso de Nutrição na UNISUAM

Um dos cursos mais tradicionais da UNISUAM, a Nutrição une a qualidade dos professores com uma grade curricular atualizada e adaptada às demandas do mercado e à dedicação da Instituição no atendimento às necessidades dos alunos. Para o Professor Daniel, essa história tão consolidada se deve também a um ensino atento ao que a sociedade busca dos profissionais da área:

O Curso de Nutrição da UNISUAM é oferecido através de um modelo de ensino diferenciado, que une a teoria à prática. No Modelo Único de Ensino, MUDE, o aluno é o protagonista da relação ensino e aprendizagem, fazendo com que tenha mais autonomia em sua formação e o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para atuação como profissional.”

? Saiba mais sobre o MUDE: o Modelo Único de Ensino da UNISUAM!

Com isso, o retorno é sempre positivo: “Nossos alunos possuem uma ótima inserção no mercado de trabalho. Temos alunos que vão para diversas áreas de atuação, como clínicas, hospitais e estabelecimentos produtores de alimentos. Temos também os alunos que buscam a formação continuada antes de ingressar em um mercado tão competitivo, realizando residência em hospitais ou cursando Mestrado. Temos ex-alunos que já palestraram em nossos eventos e possuímos três professoras no Curso que foram alunas aqui da UNISUAM.”

Ministrado na modalidade presencial, é possível cursar Nutrição na UNISUAM nas unidades Bangu e Bonsucesso, com a duração de 8 semestres. E ainda tem Preço Fixo do início ao fim, além de diversas vantagens oferecidas pela Instituição. O Professor deixa uma dica valiosa para quem deseja mergulhar na profissão: “Tenha em mente que deverá se dedicar constantemente ao desenvolvimento técnico e também à formação geral, pois lidamos com pessoas e os conhecimentos acerca da sociedade e atualidades são importantes para lidarmos com a pluralidade da sociedade brasileira.”

? Veja também: Formanda do Vest Solidário é a primeira mulher da família a ter Ensino Superior

Saiba mais sobre a Graduação em Nutrição da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho!