fbpx

O que está procurando?

BLOG

Voltar

Qual é o papel do Nutricionista?

Muita gente não sabe o papel do Nutricionista e acha desnecessário buscar o profissional quando precisa perder peso.

  • Nota 10

05/04/2021 por Tais Leal

Tempo de Leitura: 3 minutos

Muitas pessoas desconhecem o papel do Nutricionista e acreditam não ser necessário buscar um profissional quando precisam perder alguns quilinhos ou fazer uma mudança alimentar. 

Essa falta de compreensão do que é a Nutrição acaba levando as pessoas a buscarem em sites, blogs e vídeos na internet receitas de dietas milagrosas que garantem redução de peso no curto prazo, mas que podem acabar comprometendo a saúde no longo prazo.

Para explicar mais sobre no que consiste o trabalho do Nutricionista, convidamos o Prof. Daniel Simões Couto, Coordenador do curso de Nutrição UNISUAM, e a Marcela da Silveira Maltez de Carvalho, Professora e Nutricionista, para um bate-papo na maratona de lives do projeto Muito Mais Futuro, que ajuda você a escolher qual carreira seguir.



👇Confira alguns dos principais temas discutidos na live!👇

 

O que significa ser Nutricionista?

O Nutricionista é um profissional da área de Saúde responsável por planejar, executar e avaliar questões relacionadas à alimentação e aos alimentos em si. Ele atua na prevenção, controle e tratamento de doenças, garantindo a saúde dos pacientes.

Dessa forma, o profissional de Nutrição trabalha com a maneira que os alimentos atuam no corpo, sendo necessário compreender as suas características, composição, reações e como esses fatores impactam na saúde do indivíduo.

Apesar de trabalhar com os alimentos, o Nutricionista o faz para as pessoas e, por isso, é importante que a sua formação seja humanizada para que o profissional saiba como entender o ser humano como um todo e cuidar da sua saúde através da alimentação. 


O que o mercado espera do Nutricionista?

É claro que para ser Nutricionista, você precisa ter o conhecimento teórico e técnico, mas além disso, existem uma série de características que são essenciais para se destacar como profissional e atingir o tão almejado sucesso.

“Antes de mais nada, é preciso ter o comprometimento com a saúde e muita empatia para entender as necessidades e condição do paciente”, destaca Prof. Daniel. 

Saber trabalhar em equipe também é essencial, já que o Nutricionista, muitas vezes, vai tratar de pacientes que possuem outras questões para serem resolvidas e, com isso, a necessidade de suporte de outros profissionais da área de Saúde.

A capacidade de liderança é outro ponto relevante, já que é comum que o profissional de Nutrição seja o chefe ou líder de equipe. No caso da Marcela, que atua em Nutrição Coletiva, a liderança é a chave para um trabalho bem-sucedido.

“Como Nutricionista, no local onde trabalho, somos o cerne da cozinha. Tudo demanda da gente e se não tivermos essa questão de saber liderar, saber se colocar e trabalhar em grupo, nada funciona”, afirma ela.


Possibilidades de atuação

O Nutricionista tem uma formação generalista que o permite explorar diversas áreas antes de escolher uma especialização, apesar da maioria das pessoas ingressarem no curso achando que vão apenas prescrever dieta.

Por exemplo, tanto o Prof. Daniel quanto a Marcela tinham ideias de carreira muito diferentes quando começaram o curso. 

Daniel queria trabalhar com alimentação desportiva, mas as suas experiências acabaram levando-o a atuar com processamento de alimentos. Já a Marcela queria atuar com Nutrição Oncológica, mas acabou na área de Nutrição Coletiva.

 

👉 O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

 

Para eles, é importante manter a cabeça aberta para essas mudanças porque na maioria das vezes os alunos começam o curso sem ter uma ideia muito clara do que realmente é a área de Nutrição ou muito focados na Nutrição Clínica. 

Dá para trabalhar com consultoria na elaboração de cardápios, fichas técnicas, formas de reduzir custos dos estabelecimentos, rotulagem etc.

Além disso, também está a possibilidade de empreender. A Marcela dá o exemplo do momento atual em que vivemos com a pandemia em que muitos estabelecimentos estão começando a reabrir e que há espaço para consultoria de reabertura para quem curte a área de legislação, higiene e controle de alimentos. 


O que muda no curso de Nutrição com o MUDE?

Até o momento, a formação em Nutrição no Brasil passava pelo modelo de períodos,  com disciplinas que nem sempre tinham uma correlação entre si, deixando para o aluno esse trabalho de conectar os conteúdos adquiridos ao longo do curso para formar um conhecimento.

Para solucionar esse problema, o curso de Nutrição UNISUAM implementou um novo modelo de ensino chamado MUDE. 

A proposta desse sistema é trabalhar as competências que os alunos precisam adquirir para ingressar com sucesso no mercado de trabalho. 

Dessa forma, o curso é dividido em módulos de conhecimentos que são trabalhados de forma vertical e horizontal. Ou seja, dentro de cada módulo, os conhecimentos são trabalhados de maneira integrada, permitindo aos alunos assimilarem com mais facilidade os conteúdos e desenvolverem as competências.

“Você nunca vai atender um paciente que é só obeso. Ele também tem problema renal, câncer, é hipertenso. Então, precisamos combinar muitos fatores”, diz Marcela. 

Por isso, é importante dominar as disciplinas de forma integrada e esse novo modelo auxilia exatamente nisso.

Quer saber sobre o que mais eles falaram? Então, assista ao vídeo completo abaixo.

 

 

 

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui.


E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Nutrição com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso. 



Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Nutrição UNISUAM!

Por Tais Leal

Jornalista e fotógrafa apaixonada por viagem, boa comida e cerveja artesanal. De alma inquieta e livre, como boa aquariana, largou tudo, pegou a estrada e, desde então leva um estilo de vida nômade, produzindo conteúdo e tentando quebrar alguns tabus.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
English French Portuguese Spanish
X

Nosso site está enfrentando instabilidades.
Algumas informações podem não estar disponíveis no momento.

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!