Não passei no Sisu. E agora?

Não obteve pontuação suficiente para o Sisu? Conheça as suas opções!

• Graduação

01/02/2024 por Fernando Moura

Não conseguiu passar no Sisu 2024? Fique tranquilo, você não está sozinho nessa. Além disso, ainda pode se inscrever na lista de espera, que terá o seu resultado divulgado em fevereiro. Não é o momento de desistir!

Mas, se ainda assim não foi possível ingressar em uma faculdade pública, é o momento de pensar em alternativas para ingressar no ensino superior. Então, preparamos uma lista com dicas para você se matricular em universidades privadas com condições especiais. Vamos lá!

Estudar em faculdade particular com a nota do Enem

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma das principais alternativas para estudantes de baixa renda que não passaram no Sisu. Por meio do programa, o MEC oferece bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior.

Com dois tipos de modalidade, o Prouni 2024 aceita as notas do Enem de 2022 e 2023, basta ter feito no mínimo 450 pontos na média e não zerar a redação. Veja como participar:

• Bolsas de 100%: para obter bolsa integral em uma universidade particular, o estudante precisa comprovar renda per capita de até 1,5 mínimo;

• Bolsas de 50%: para conquistar bolsa parcial, é preciso comprovar renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Fies

Outra forma de ingressar em uma instituição de ensino superior também é oferecida pelo MEC, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O programa seleciona estudantes para financiamento em faculdade e centros universitários particulares.

Dessa forma, é possível custear a graduação de maneira parcelada. O pagamento pode ser realizado durante a faculdade ou após a conclusão do curso.

Assim como no Prouni, para participar do programa, é necessário garantir média de a partir de 450 pontos e não zerar a redação.

Não consigo usar o Prouni e Fies

Caso você não cumpra os requisitos necessários para integrar programas como Sisu, Prouni ou Fies, fique tranquilo. Diversas universidades particulares oferecem descontos especiais de acordo com a pontuação do Enem.

Mas, é necessário ficar atento a quais faculdades oferecem condições especiais e quais as exigências da faculdade. Por exemplo, algumas podem exigir uma pontuação mínima da prova, entre outros critérios.

Até 85% de desconto na UNISUAM

Com a sua nota do Enem você pode garantir até 85% de desconto nos cursos de graduação. Para isso, basta que você tenha feito mais de 300 pontos em qualquer edição do Enem a partir de 2009.

Fez o Enem entre 2006 e 2008? Aqui você também pode utilizar a sua nota para conquistar descontos. Basta ter alcançado mais de 30 pontos!

Além disso, a UNISUAM é a única faculdade do Brasil com Preço Fixo de verdade! Ou seja, além de garantir um super desconto, você tem a certeza de não sofrer com reajustes mensais, semestrais ou anuais. É a segurança que você precisa para construir uma carreira de sucesso!

Quer saber o valor do seu desconto? Então clique aqui agora descubra!

#BoraFazer UNISUAM!