fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Engenharias: Profissões quentes para 2025

O Engenheiro é um profissional que precisa estar atento às novas tecnologias, ao meio ambiente, às tendências das construções e às demandas do mercado em geral.

  • Nota 10

06/12/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 4 minutos

Quando pensamos nas áreas relacionadas às Engenharias, normalmente relacionamos à construção civil. Afinal, é comum ver nas grandes cidades prédios altos e obras cada vez mais complexas e elaboradas. Mas essa área permite ir muito além, dialogando com outras áreas e com o bem-estar da sociedade em muitos aspectos. 

Por isso é importante olhar para o Engenheiro como um profissional que precisa estar atento às novas tecnologias, ao meio ambiente, às tendências das construções e às demandas do mercado em geral, seja para a utilização de materiais, seja para entender como um determinado local se entende naquele território. 

Mas, o que será tendência daqui a três anos? Para buscar responder essa pergunta, elencamos as principais profissões da área que estarão em alta no mercado no futuro.

Engenharia Civil:

Começando pela mais clássica, a Engenharia Civil nunca sai do ranking. Projetar, gerenciar, executar e fiscalizar obras de casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, túneis, estádios e aeroportos, por exemplo, são atividades comuns em todas as cidades e estão longe de diminuir a demanda. 

Com a Especialização em Engenharia Estrutural é possível ter ainda mais aprofundamento em projetos, fluxos e processos de edificações. E com a Especialização em Engenharia Legal e Diagnóstica é possível emitir laudos e pareceres técnicos sobre riscos e danos nas mais variadas construções.


Mas se o seu perfil estiver mais relacionado à liderança, a Especialização de Gestão em Obras Civis  vai trazer uma visão holística sobre todas as etapas de um projeto. Outra boa possibilidade é a Especialização em Gestão e Projetos de Edificações em BIM, que significa Modelagem da Informação da Construção, um método que contempla desde o pré-obra até o pós-obra.

? Você vai gostar: Curso de Engenharia Civil em alta e UNISUAM se destaca


Engenharia de Produção:

Na Engenharia de Produção, o profissional se dedica à concepção, implementação e melhoria dos processos produtivos de uma empresa, envolvendo pessoas, materiais, energia, equipamentos e habilidades dentro de uma linha de produção. Com o crescimento das indústrias e a necessidade da otimização dos processos com baixo custo, esse profissional está sendo cada vez mais requisitado nas organizações. 

? Ficou curioso? A NASA é Aqui: UNISUAM lança foguetes em Campo Grande


Mercado para as áreas de Engenharia segue aquecido

Engenharia Mecânica:

Desenvolver maquinários e motores que permitam a locomoção de pessoas, produtos e a geração de energia. A Engenharia Mecânica está presente em toda indústria, que cada vez precisa se preocupar mais com as melhores ferramentas e a utilização das matérias-primas. Do projeto à execução, o profissional pode se envolver com a compra de materiais, o acompanhamento do serviço e até a gerência de equipes. Com a especialização em Engenharia de Controle e Automação é possível se destacar na indústria automotiva. 

Engenharia Elétrica:

Eletricidade também não sai de moda. O profissional da Engenharia Elétrica é o responsável pelos circuitos elétricos e eletrônicos de instalações diversas, seja de um prédio ou de um show. É ele quem entende dos acionamentos elétricos, da conversão de energia, e da geração e transmissão de energia elétrica. Já pensou ser o responsável por todo circuito elétrico de um shopping, por exemplo? Sem contar que esse ramo da Engenharia se torna ainda mais importante no cenário atual de mudanças climáticas, quando se busca a eletrificação das matrizes energéticas, ou seja, reduzir a dependência de derivados de petróleo, principalmente nos veículos automotivos.



Engenharia Ambiental:

Uma preocupação tem sido constante nas empresas e indústrias: o impacto que o homem gera no meio ambiente. Pensando nisso, o Engenheiro Ambiental vai desenvolver técnicas sustentáveis e de preservação com a tecnologia certa para atender também a necessidade dos empreendimentos dentro das leis e tratados locais. É ele quem define as questões de saneamento básico, distribuição de água e descarte de lixo, além de verificar as condições do solo para o sucesso das construções. 

? Se liga: UNISUAM firma parceria com a Super Telhados para construção de laboratório de Energias Renováveis


Engenharia de Segurança do Trabalho:

Coordenação de projetos com objetivo de eliminar os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais é a área da vez! A Engenharia de Segurança do Trabalho é uma área bem ampla e vasta, com bons salários e tendo, por lei, a obrigação de contratação destes profissionais por parte das empresas. Essa especialização tem sido muito procurada e possui muitas possibilidades. 

? Saiba mais aqui: 4 motivos para se especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho


Outras possibilidades:

Diversas áreas da Engenharia interagem com outras para que o projeto seja um sucesso. Profissões como Logística e Administração, por exemplo, costumam dialogar bem com a Engenharia, assim como os cursos relacionados às tecnologias. O desenvolvimento de produtos variados, principalmente eletrônicos e dispositivos conectados à internet, e a implementação de sistemas, completam áreas onde atuam outras áreas da Engenharia.

Vagas em crescimento:

Gerente de Supply Chain, Comprador, Engenheiro de Aplicação/Vendas, Gerente de projetos/PMO, Gerente de vendas técnicas, Coordenador de S&O e Engenheiro de EHS/ESG,  Engenheiro de dados, Engenheiro de Inovação, Especialista em Melhoria Contínua. 


Não perca tempo! 

Venha para a UNISUAM e seja um profissional cheio de oportunidades!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X