A NASA é Aqui: UNISUAM lança foguetes em Campo Grande

Alunos dos cursos de Engenharia participaram da atividade interdisciplinar com fins científicos e experimentais.

06/07/2022 por Carolina Grimiao

Movimentando os céus de Campo Grande, alunos dos Cursos de Engenharia participaram de um projeto de lançamento de foguetes realizado no último dia 25 de junho. A atividade contemplou a cooperação dos alunos e a interdisciplinaridade das áreas com o objetivo de um aprendizado baseado em experiências práticas, características fundamentais do MUDE – o Modelo Único de Ensino da UNISUAM

O dia começou com a apresentação das regras, ordenação dos grupos e vistoria dos foguetes. Os lançamentos ocorreram em duas etapas: cálculo de precisão e distância de lançamento. Ao todo, onze professores estiveram envolvidos no projeto: Everton Bispo, Geraldo Motta, Rafael Leite, Pedro Passos, Elizandra Elias, George Junior, Rosembergue Junior, Danielle Campos, Mônica Debossan, Rodrigo Souza e Antonio Carnevale, além das Coordenadoras Jussara do Nascimento e Flávia Silva.

Para Flávia, Coordenadora dos Cursos de Engenharia Civil e de Produção, realizar práticas experimentais de assuntos com grande interesse científico, potencializa o aprendizado: “O lançamento de foguetes permite um aprofundamento do conteúdo, a discussão de questões de divulgação científica e a necessidade de aprimorar o conhecimento que não seja exclusivamente por questões de nota em prova. E nesse último ponto, o lançamento de foguetes é um exemplo muito bom. Afinal, para se obter um bom lançamento, é preciso refazer cálculos, testar combinações, melhorar a ‘engenharia’, entre tantas outras possibilidades”, explica.

Os 74 alunos envolvidos foram prestigiados por parentes e amigos que puderam assistir aos lançamentos. Para Yuri Araújo, a experiência foi muito importante: “Poder vivenciar a inovação no ensino que a UNISUAM proporciona aos alunos fez com que os projetos saíssem da teoria e que os alunos conseguissem executar aquilo que foi proposto”. A aluna Jucelene Ramos Silva também teve a mesma percepção: “Além de possibilitar aplicarmos os conhecimentos adquiridos ao longo desse semestre na prática tivemos uma ótima interação entre as turmas e os professores”.

Os foguetes, produzidos com garrafas pet, promoveram, além do conhecimento, o trabalho em equipe e a interatividade: “Uma experiência única! Participar deste evento, poder mostrar nosso potencial no nosso foguete caseiro e ainda por cima conseguir mostrar na prática tudo que aprendemos em sala de aula foi magnífico”, ressalta a aluna Eloar Vieira.

Para a Professora Flávia, a atividade foi um sucesso: “Tivemos a oportunidade de motivar os estudantes de Engenharia quanto ao processo de  pesquisa e desenvolvimento, além de ter a oportunidade de fazê-lo entender a importância de mais engenheiros qualificados para trabalhar em empresas  e instituições brasileiras e internacionais  na proteção e avanços tecnológicos para o nosso espaço aéreo Brasileiro e ter um perfil de excelência para o mercado de trabalho”, comemora.

Fotos: Fernando Salles

Venha para os Cursos de Engenharia da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho!