fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

15 anos de Reitoria de Arapuan Motta: da revolução na UNISUAM ao Conselho do SEMESP

Arapuan Motta se tornou o Reitor mais jovem no Brasil, em 2008, quando assumiu o comando da UNISUAM com apenas 24 anos de idade

  • Nota 10

13/06/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

Arapuan Motta Neto é o Reitor da UNISUAM desde 2008. Filho da professora Ana Cristina Motta e neto do educador e fundador do que veio a se tornar a UNISUAM, Augusto Motta, já é a quarta geração da família no comando da Faculdade. Mais que manter o legado da instituição fundada em 1969, ele revolucionou a empresa desde o seu primeiro dia no cargo.

“Eu digo que foi sorte. Sorte por ter nascido nessa família. Sorte por ter crescido em meio à Educação, dentro de uma Universidade. Poder continuar o legado da minha família é algo realmente muito relevante”, comenta o Reitor.

? Saiba tudo sobre o grande evento: Carreiras Talk: inovação, tecnologia, liderança e desenvolvimento local

Na época, Arapuan havia acabado de se graduar em Administração e ganhou notoriedade ao se tornar o “Reitor mais jovem do Brasil” aos 24 anos. Ele relembra o susto e o desafio de assumir essa função tão importante: 

“Obviamente não foi uma sucessão planejada. Acho que, se tivesse sido planejada, ou não seria tão jovem, ou eu estaria em uma situação mais tranquila, melhor preparado para isso. Foi realmente um desafio muito grande assumir com 24 anos um negócio de Educação ainda tão tradicional nos dias de hoje.”.

A missão lhe foi dada pela Profª Ana Cristina Motta, Chanceler da UNISUAM, que o preparou desde cedo para gerenciar a empresa da família e o encaminhou para diversas funções operacionais e de gestão antes de assumir a reitoria.

Tão logo assumiu o comando, tomou como seu primeiro desafio a empregabilidade do aluno, buscando maneiras de inseri-lo no mercado de trabalho com mais rapidez. O próximo passo foi levar a missão de transformação social da UNISUAM para outros lugares:

“Desconstruir uma Universidade tradicional e reconstruir todos os dias uma instituição mais moderna, inovadora e com uma cultura de pessoas. No final das contas, é isso: um negócio de gente, de pessoas. Precisamos estar sempre muito ligados nisso para construir diariamente uma grande Comunidade Acadêmica e a família UNISUAM. O desafio foi e sempre será gente.”, reforça.

A UNISUAM se tornou a única faculdade do Brasil a ter Preço Fixo, uma grande revolução no mercado educacional que garante segurança, planejamento e a realização do sonho do Ensino Superior a mais e mais pessoas.

Com 4 unidades no Rio de Janeiro e 16 polos espalhados por 10 cidades do sudeste, a UNISUAM hoje conta com mais de 30 mil alunos. Mais que os números, a dedicação é por investir no futuro dessas pessoas e transformar suas realidades:

“Pelo número, é altamente relevante e importante uma instituição com 30 mil alunos, em um país que deveria ter 30 milhões de pessoas estudando, mas só tem 8 milhões no Ensino Superior. Eu vejo com clareza que a gente contribui com o desenvolvimento do país. Uma instituição que oferta desde o Ensino Técnico até o Doutorado é motivo de muito orgulho para nós. Mas a nossa preocupação é formar pessoas conscientes de onde estão, mas agentes da sua própria transformação. É isso que a gente vem fazendo, tanto na UNISUAM como empresa, quanto na UNISUAM como Centro Universitário.”, diz.

? Histórias de sucesso: Bootcamp da Empregabilidade: alunos da UNISUAM brilham e conquistam lugar no mercado de trabalho

Durante esse tempo, a faculdade passou por diversas modernizações, tanto estruturais, quanto na sua metodologia de ensino. A adoção do ensino modular baseado em competências se deu pelo entendimento de que o mercado buscava um novo perfil profissional, somado com as mais modernas tendências internacionais de aprendizagem. 

Além disso, os Programas de Mestrado e Doutorado da UNISUAM, que já formaram em torno de 30 Doutores e 700 Mestres, também se destacam durante esses anos. Durante o II Simpósio Internacional Agenda 2030, Arapuan ressaltou a importância da pesquisa científica: 

“Nós entendemos que, mesmo sendo um Centro Universitário que não é obrigado a ter pesquisa científica, o caminho é investir na pesquisa. Não só com publicações científicas, mas também com produtos e serviços que possam realmente impactar e transformar localmente as nossas regiões ou a região do nosso aluno.”, ressalta.



? Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: II Simpósio Internacional Agenda 2030: saiba o que rolou

E o desafio atual? Agora, como o mais novo membro do Conselho do Semesp, entidade que representa as mantenedoras de Ensino Superior do Brasil e tem como objetivo ajudar o setor a prestar serviços de excelência no segmento privado, Arapuan espera posicionar a UNISUAM como protagonista da transformação que queremos para a Educação no país:

“Fiquei muito feliz de ser convidado para ser Conselheiro Consultivo do Semesp. Queria agradecer a toda direção e dizer que, além de aprender com outros conselheiros brasileiros e internacionais, quero, de alguma forma, contribuir com as coisas que acredito e com as coisas que nós fazemos aqui.”, afirma.

O Semesp está presente em sua vida e na trajetória da UNISUAM há muitos anos. O Reitor falou sobre o trabalho desenvolvido ao longo desse tempo: 

“Eu sempre busquei estar me relacionando com pessoas mais experientes que eu. Então, nada melhor que estar no Sindicato dos Mantenedores de Universidades que, obviamente, são muito mais experientes que eu. A partir daí, eu participei de 10 missões internacionais onde viajamos pelo mundo inteiro, conhecendo mais de 100 instituições pelo mundo, com o intuito de me conectar com pessoas mais experientes, conhecer novas práticas e tentar adaptar para à realidade da UNISUAM.”.

? Novas Corujas no Ninho: Bootcamp da Empregabilidade: UNISUAM contrata quatro alunos PCD

Com um passado tão importante, um presente revolucionário e um futuro pela frente, para Arapuan, o futuro da UNISUAM é seguir transformando vidas: 

“Temos um time muito forte, muitos projetos bacanas acontecendo, muitas parcerias nacionais e internacionais… Então, se eu tentar planejar nosso futuro, certamente vou errar bastante. Mas com certeza o que eu espero é que possamos, em conjunto, construir novas realidades para a gente, para quem convive com a gente e para o nosso entorno, principalmente. O futuro da UNISUAM é continuar impactando mais e mais vidas a cada dia.”, encerra.



Venha para a UNISUAM e transforme vidas!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X