UNISUAM firma parceria com a Super Telhados para construção de laboratório de Energias Renováveis

18/07/2022 por Carolina Grimiao

A UNISUAM firmou uma parceria com a empresa Super Telhados para o desenvolvimento de um Laboratório de Energias Renováveis voltado para os Cursos de Engenharia. Com o laboratório, os alunos poderão aplicar os conhecimentos aprendidos na teoria, utilizando equipamentos novos e compatíveis com o mercado atual. E o que é mais importante: discutindo temas atuais e demandas urgentes, como aquecimento global, energias renováveis e aplicação prática.

A UNISUAM será a primeira universidade particular do Rio de Janeiro a apresentar um Laboratório de Energias Renováveis. Para a Coordenadora dos Cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica e Energias Renováveis, Professora Jussara Nascimento, essa conquista está em consonância com o Modelo Único de Ensino da UNISUAM – o MUDE:

“Diferente da maioria dos laboratórios das universidades que ficam ociosos por boa parte do tempo, sendo utilizado somente para encontros de aula, o laboratório UNISUAM/Super Telhados terá abordagem prática e acadêmica, enriquecendo o campus, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e incentivo à inovação. Os cinco períodos das Engenharias irão apresentar o desenvolvimento de um projeto com visão prática e de mercado”, explica.

? Saiba mais sobre o MUDE: o Modelo Único de Ensino da UNISUAM!

Para o espaço ficar completo, 5 painéis solares, 2 inversores, 2 baterias, 2 bancadas para prática de aulas, equipamentos e ferramentas diversas para instalações elétricas. O objetivo é promover o aprendizado de corrente contínua, mercado livre de energia, projeto de subestações, entre outros temas relevantes da área. A Super Telhados também vai realizar testes de equipamentos. Dessa forma, o laboratório será um convite de incentivo à pesquisa, produção de artigos científicos e a prática constante dos alunos.

Sobre a Super Telhados – ST

A Super Telhados é uma startup com dois anos de existência e residente no Pólen – Polo de Inovação da UNISUAM. A empresa desenvolve projetos de sistemas fotovoltaicos (Energia Solar) desde 2020 e buscava um local para testes, visando uma melhor eficácia e adaptação ao mercado, bem como aprimoramento técnico. Com isso, viram a oportunidade de trabalhar em uma instituição de Ensino Superior com foco em pesquisa.

Lino Carvalho, sócio fundador e Gerente de Produtos, Bacharel em Ciências Matemáticas e da Terra, iniciou seu interesse em energias renováveis com a Energia Solar Fotovoltaica, na UFRJ, no projeto de barcos solares e do Desafio Solar Brasil. Waldir Gomes, sócio fundador e Gerente Comercial e Jurídico, é Técnico em Eletrotécnica e Advogado, com experiência com empresas integradoras de sistemas fotovoltaicos.

Os sócios conheceram o Pólen ao buscar um local que fizesse sentido para a sua empresa, devido à experiência acadêmica e de visão de startups: “O Pólen foi uma excelente escolha para nossa  busca por um ecossistema que comportasse a parte acadêmica com o desenvolvimento de novas soluções, e que ao mesmo tempo fizéssemos network e negócios. Nos proporcionou a estrutura necessária e a oportunidade de estar em contato com diversos clientes”, explica Waldir.

A criação do novo espaço é a concretização de uma ideia que já estava nos planos da startup: “A construção e a criação do laboratório é uma realidade que já buscávamos para nossa empresa e que pode acontecer graças ao diálogo com o Arapuã (Reitor da UNISUAM). Essa parceria é uma excelente oportunidade para testarmos novas soluções, novos materiais e a cada dia trabalhar com mais tecnologia e eficiência, além de trazer para os alunos e a comunidade acadêmica conhecimento e experiência prática”, finaliza.

Saiba mais sobre os Cursos de Engenharia da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho!