Bootcamp de Empregabilidade: UNISUAM contrata quatro alunos PCD

O Bootcamp UNISUAM foi uma das atividades oferecidas durante o Carreira Talks e garantiu quatro vagas de emprego para alunos da Instituição

• Agenda / Rolou por aqui

05/06/2023 por Fernando Moura

No último dia 31 de maio aconteceu o Carreiras Talks, evento realizado pela UNISUAM e executado pelo Pólen – Pólo de Inovação da UNISUAM. O evento, no formato 3 em 1, contou com palestras, uma mega Feira de Estágios e Empregos e dois Bootcamps, nos quais a UNISUAM garantiu vagas de emprego exclusivas para alunos com deficiência.

A inclusão de pessoas com deficiência (PCD) costuma trazer diversos benefícios às organizações. Além da quebra de estereótipos, é necessário evidenciar o alto potencial de produtividade, criatividade, foco e disciplina destes colaboradores.

Hoje, a UNISUAM conta com quase 80 alunos com algum tipo de deficiência e, pensando nisso, desenvolveu o Programa Transformação, voltado para os alunos PCDs trabalharem e se desenvolverem na Instituição, recebendo treinamentos técnicos e comportamentais com apoio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp), setor especializado dentro do nosso Centro Universitário.

Já são 11 estudantes empregados na UNISUAM através do Programa, sendo 4 deles por meio do Bootcamp da Empregabilidade que rolou durante o Carreiras Talks, onde eles precisaram apresentar boa comunicação verbal e escrita, conhecimentos de informática e habilidade para trabalhar em equipe.

O desafio encarado pelos nossos Corujas consistia em passar por uma entrevista e desenvolver uma redação. Após a conclusão do desafio, eles se reuniram com a equipe de Recursos Humanos para o anúncio e uma surpresa emocionou a todos: os 4 competidores foram aprovados!

? História de sucesso: Bootcamp de empregabilidade: alunos da UNISUAM brilham e conquistam lugares no mercado

Agora, Camila Amancio e Luis Henrique, alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Lucas Pérsico, da Enfermagem, e Kauam Hata, de Psicologia, são os mais novos integrantes do Time Coruja e irão atuar como Auxiliares Administrativos.

Andressa Moreno, do time de Gestão de Pessoas da UNISUAM, falou sobre a importância de garantir igualdade de oportunidades e acesso a todos os indivíduos: “Acredito que a deficiência não é um obstáculo, mas sim um diferencial valioso que pode enriquecer qualquer equipe de trabalho. Existem diversos motivos para trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência aqui na UNISUAM, como trazer diversidade, dar acesso ao conhecimento, quebra de estereótipos… Isso beneficia não apenas os alunos com deficiência, mas também toda a comunidade acadêmica, promovendo uma cultura de respeito, empatia e valorização das diferenças”.

Foto: Fernando Salles

Durante a tarde, ainda no Auditório Amarina Motta, também tivemos o Bootcamp da AWS/Capgemini, que garantiu mais 4 vagas para alunos da UNISUAM após a realização de desafio com a plataforma AWS Jam, uma tecnologia de nuvem da Amazon Web Service.

Além do Bootcamp de Empregabilidade, que rolou que durante as palestras do Carreiras Talks, também aconteceu a Feira de Estágios e Empregos com agentes integradores e estandes de diversas empresas como Amazon Web Services, BTG Pactual, Santander, Hortifruti, Firjan, PD7, Natura, entre tantas outras que tiveram como objetivo apresentar diversas oportunidades e mais de 1.000 vagas de estágios e empregos para estudantes universitários, alunos da UNISUAM e público externo em geral.

? Saiba mais sobre LIBRAS: a Língua Brasileira de Sinais

Venha para a UNISUAM e transforme vidas!