fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Bootcamp de Empregabilidade: alunos da UNISUAM brilham e conquistam lugares no mercado

  • Agenda / Rolou por aqui

05/06/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

Na última quarta-feira, 31 de maio, rolou o Bootcamp de Empregabilidade durante o Carreiras Talks, na UNISUAM Bonsucesso. O evento foi organizado pela Instituição e executado pelo Pólen, o Pólo de inovação da UNISUAM, junto com as empresas Amazon Web Service e Capgemini, que garantiram vagas de empregos para as nossas Corujas.

A maratona de empregabilidade aconteceu em formato hackathon, onde a UNISUAM e companhias parceiras apresentaram desafios que os nossos 56 alunos inscritos executaram enquanto eram avaliados pelos representantes de cada empresa. Ao final, os estudantes que apresentaram a melhor solução para os problemas conquistaram a vaga dos sonhos.

? Veja como foi: Bootcamp de Empregabilidade: UNISUAM contrata quatro alunos PCD

De acordo com a International Data Corporation (IDC), a expectativa é que o mercado avance 5% durante 2023. Em recortes separados, a área de Tecnologia será a principal impactada por esse crescimento, com um avanço em 3% nas Telecomunicações e 6,2% em Tecnologia da Informação, sendo este último impulsionado pelo consumo de tecnologia das empresas, que deve crescer 8,7% graças aos investimentos em softwares e nuvens.

Pensando no crescimento desse mercado, o Bootcamp da Empregabilidade garantiu vagas para os novos profissionais no setor de tecnologia.

O desafio e imersão foi proposto pela Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviços em nuvem, e a Capgemini, empresa francesa e líder global em serviços de consultoria e tecnologia. Os desafios deveriam ser realizados pelos alunos dos Cursos de Graduação em Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participantes do Programa Mulheres em Cloud ou do Programa AWS re/Start.

Bruno Santos, professor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, falou sobre a importância do evento para os nossos estudantes: “A gente fica muito feliz em ver os alunos participarem desse processo e saírem daqui empregados. Essa é a razão da nossa existência e da faculdade também.”

? Conheça o V evento da Nutrição UNISUAM: V Encontro de Ciências e Tecnologia dos Alimentos UNISUAM

A Amazon Web Services investe fortemente na capacitação de novos profissionais e identificou um gap de profissionais em computação na nuvem, uma tecnologia muito requerida no mercado. Por esse motivo, junto à Capgemini, realizou um hackathon para formar um banco de talentos com alunos da UNISUAM.

Lohanny Edmond, líder da área de relacionamento com empregadores da Amazon Web Services no Brasil, e o americano Mike Erickson, Especialista em Treinamento Técnico, também da AWS, anunciaram o desafio. Camila Scot, Milena Vasconcellos e Thaynara Machado, da equipe de recrutamento da Capgemini, acompanharam e auxiliaram durante toda a execução do hackathon.

Nossos estudantes trabalharam com a plataforma AWS Jam, um produto experimental imersivo que ajuda a desenvolver habilidades para criar na nuvem AWS. A experiência envolveu elementos de jogos com colaboração, participação, competição e pontuação em tempo real.

Foram 9 mesas competidoras e, ao final de 4 horas, a equipe formada por Mateus Simonin, Caio Cesar dos Santos, Kimberly de Castro e Matheus Estevão, todos alunos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, foi a vencedora e integrou o banco de talentos da Amazon Web Services e Capgemini. 

? Impactando vidas: Egresso de Ciências da Reabilitação da UNISUAM é professor na Universidade Estadual do Norte do Pará (UENP)

Mateus Simonin afirmou que já possuía familiaridade com a plataforma graças ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que utiliza o sistema em um de seus módulos: “Já conhecia, estudava bastante e foi uma ótima oportunidade para o conhecimento aumentar ainda mais”.

“Às vezes, as oportunidades só passam uma vez na vida.”, afirmou o estudante Caio César dos Santos, que estava com horário muito apertado para chegar em seu trabalho como vigia, mas acreditou no projeto desenvolvido e foi recompensado com a vitória.

Kimberly de Castro também comemorou muito a vitória e a primeira oportunidade profissional: “É meu primeiro emprego e vai ser na minha área de estudo, que quero me formar e continuar trabalhando. É uma grande empresa e pela forma que foi, com uma vitória, eu fico muito feliz.”

O Reitor Arapuan Motta exaltou a parceria das grandes marcas com a UNISUAM: “Queria agradecer a Capgemini e AWS. É uma parceria que a gente vem construindo ao longo dos últimos anos. Às vezes a gente subestima o nosso relacionamento, achando que as marcas estão muito distantes da gente, mas a AWS faz tudo de forma muito simples e rápida e a gente dá muito valor a essa parceria”, pontuou.

Junto às palestras que rolaram nas Arenas durante o Carreira Talks e o Bootcamp da Empregabilidade, também aconteceu a Feira de Estágios e Empregos com agentes integradores e estandes de diversas empresas como Santander, Hortifruti, BTG Pactual, Firjan, PD7, Natura, AWS e tantas outras. 

O evento teve como objetivo apresentar diversas oportunidades e mais de 1.000 vagas de estágios e empregos para estudantes universitários, alunos da UNISUAM e público externo em geral. 

Além das oportunidades, foi possível gerar autoconhecimento e desenvolvimento de soft e hard skills necessárias para o mercado de trabalho, com orientação de carreira, mentoria, análise de currículos e recolocação profissional.



Venha para a UNISUAM e inove em sua carreira!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X