fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Carreiras Talks: inovação, tecnologia, liderança e desenvolvimento local

Evento da UNISUAM contou com diversas palestras, Feira de Estágios e Empregos, além de Bootcamp para alunos que já saíram empregados

  • Agenda / Rolou por aqui

07/06/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 5 minutos

O Carreiras Talks foi um grande evento presencial realizado pela UNISUAM e executado pelo Pólen, o Pólo de inovação da UNISUAM, que teve como foco principal o desenvolvimento de carreira e contou com a participação de grandes profissionais e empresas referências do mercado em diversas áreas, como Tecnologia, Saúde, Educação e Finanças, abordando o mercado de trabalho e inovação dos setores.

O evento, em formato 3 em 1, contou com palestras de profissionais referências que se dividiram em três arenas – a Arena Principal, a Arena Carreiras Inovadoras e a Arena Tecnologia. Além das palestras, também rolou uma grande Feira de Estágios e Empregos com mais de 1.000 oportunidades e o Bootcamp para alunos da UNISUAM, que garantiu vagas de empregos para as nossas Corujas em empresas referências como Amazon Web Service (AWS) e Capgemini, além da própria UNISUAM.

? Histórias de sucesso: Bootcamp da Empregabilidade: alunos da UNISUAM brilham e conquistam lugares no mercado

A Professora Claudia Costa, Diretora de Inovação, Carreiras e Extensão da UNISUAM falou sobre o planejamento e objetivo do evento: “Estou muito feliz por estar participando deste evento de Carreiras. A gente pensou 6 meses atrás como poderíamos oferecer aos nossos alunos uma oportunidade de entender o que acontece no mercado de trabalho, as principais questões que se discutem hoje e criar maneiras dos nossos alunos conhecerem novas empresas.”

Foram mais de 9.400 pessoas inscritas, entre alunos da UNISUAM, estudantes universitários e público em geral, além de 112 palestrantes super conceituados de empresas referências do mercado e secretários do Governo Estadual e Municipal.

O Reitor da UNISUAM, Arapuan Motta, falou sobre a importância do evento e de que maneira ele se conecta com os ideais da faculdade: “Muito orgulho não só em discursar sobre impacto social, mas executar na prática o impacto que a gente gera através da Educação na vida das pessoas.”

As arenas espalhadas pela UNISUAM abordaram diversos temas como inovação, soft e hard skills, uso de plataformas de inteligência artificial e mindset, que é fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional.

? Veja como foi: Bootcamp da Empregabilidade: UNISUAM contrata quatro alunos PCD 

O escritor e best-seller Glauter Januzzi falou sobre liderança na Arena Tecnologia: “Pra você, pra gente, jovens de 20, 30, 40, 50 ou 60 anos, a gente tem que aprender: se a gente quer realmente tornar o mundo um lugar melhor para todos nós, não dá para seguir regras, só. Porque se for para colocar alguém em uma posição para apenas cumprir função, daqui a pouco, vai ter um robô. Mas quebrar regras em qual sentido? Entendendo que o mais importante não é o procedimento, não é o papel ou a forma como a empresa está estruturada, mas são as pessoas que estão ali dentro.”

Rosilene Miliotti, Gerente de Projetos Sociais da Boca Rosa Company, também palestrou na Arena Tecnologia e falou sobre a busca da empresa por produtos socialmente responsáveis: “Nós temos pensado muito na embalagem. Como melhorar, não apenas ser reciclável, mas como facilitar para PCD (pessoas com deficiência)? Começamos a fazer um estudo agora, porque nem tudo é reciclável, mas isso é uma pauta. Então começamos também um novo estudo, sobre possíveis pontos de coletas, além de outro estudo: de que maneira nos inserimos no Pacto da ONU?”.

? Não perca: V Encontro de Ciências e Tecnologia dos Alimentos UNISUAM

Ana Godoy, sócia da BTG Pactual, palestrou na Arena Carreiras Inovadoras e falou sobre a oportunidade gerada por eventos como esse: “Eu mesma, quando comecei, gostaria de ter tido a oportunidade de participar de mais eventos como esse para abrir a mente, mostrar possibilidade e tornar o crescimento profissional mais rápido que quando não temos acesso a informação.”, comentou.

Bootcamp da Empregabilidade

Durante o dia, no Auditório Amarina Motta, aconteceram os Bootcamps de Empregabilidade da UNISUAM e da Amazon Web Services, em parceria com a Capgemini, que empregou 8 alunos da instituição, após a realização de desafios.

O Bootcamp da UNISUAM foi realizado pela manhã, com alunos que possuem algum tipo de deficiência. Eles necessitavam de boa comunicação, habilidade para trabalhar em equipe e conhecimentos de informática para realizar o desafio proposto pela equipe de Gestão de Pessoas da faculdade. 

Agora, além de alunos, Camila Amancio e Luis Henrique, alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Lucas Pérsico, de Enfermagem, e Kauam Hata, de Psicologia, fazem parte do Time Coruja e do Programa Transformação, que já empregou 11 estudantes PCD (Pessoas com deficiência) para a instituição. Nossos novos contratados vão atuar como Auxiliares Administrativos.

? UNISUAM presente: UNISUAM participa do XV Congresso Brasileiro de Educação Superior (CBESP)

Pela tarde, foi a vez da Amazon Web Services (AWS) e Capgemini aplicarem seu desafio, que envolvia a plataforma AWS Jam, produto imersivo que ajuda a desenvolver habilidades para criar na nuvem. O desafio envolveu elementos de jogos com colaboração, participação, competição e pontuação em tempo real.

Lohanny Edmond, líder da área de relacionamento com empregadores da Amazon Web Services no Brasil, falou sobre o objetivo do Bootcamp realizado: “Trazemos iniciativas como a de hoje, aplicadas ao recrutamento, para ajudar empregadores e empresas a combater esse desafio de contratar pessoas qualificadas para as funções de nuvem, que são uma das habilidades mais queridas do mercado de trabalho.”

Com o auxílio e acompanhamento de profissionais da Capgemini e Amazon Web Services, 9 mesas competiram e, ao final de 4 horas de competição, Mateus Simonin, Caio Cesar dos Santos, Kimberly de Castro e Matheus Estevão, todos alunos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, venceram o hackathon e passaram a integrar o banco de talentos da AWS e Capgemini. 

Feira de Estágios e Empregos

Simultaneamente às palestras que rolaram nas arenas durante o Carreiras Talks e o Bootcamp da Empregabilidade, também aconteceu a Feira de Estágios e Empregos, com agentes integradores e estandes de diversas empresas como Amazon Web Services, BTG Pactual, Santander, Hortifruti, Firjan, PD7, Natura e tantas outras. 

O evento teve como objetivo apresentar diversas oportunidades e mais de 1.000 vagas de estágios e empregos para estudantes universitários, alunos da UNISUAM e público externo em geral. 

Além das oportunidades ofertadas, foi possível gerar autoconhecimento e desenvolvimento de soft e hard skills necessárias para o mercado de trabalho, com orientação de carreira, mentoria, análise de currículos e recolocação profissional.

A sala 208B ainda recebeu servidores da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB), que cadastrou diversos alunos para oportunidades de emprego em todo o Estado do Rio de Janeiro.

“Muito importante termos a oportunidade de, enquanto poder público, dialogar com aqueles que estão na sala de aula se preparando para o mercado de trabalho. É sempre uma oportunidade de um match interessante, de aproximar aquilo que a gente faz com quem está se preparando para o mercado”, ressaltou Danielle Barros, Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

No encerramento do evento, Arapuan falou sobre o sentimento de realização e já começou a planejar a próxima edição: “Foi um trabalho que mostrou a nossa competência, que mostra o nosso envolvimento e o engajamento de toda a UNISUAM. É um projeto realmente muito importante, onde colocamos o nosso aluno em primeiro lugar, como protagonista, mesmo. Então, estou muito feliz! Tenho certeza que no próximo ano iremos realizar um evento ainda maior e mais encantador que esse!”.

Venha para a UNISUAM e inove em sua carreira!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X