Parceria entre UNISUAM e Comida di Buteco completa 15 anos

O Concurso acontece há 22 anos reunindo os melhores bares em 40 cidades brasileiras. No Rio, são 15 anos e a UNISUAM foi a primeira patrocinadora do evento na cidade.

• Chef Coruja

12/04/2022 por Carolina Grimiao

Imagem: Fernando Salles

Uma parceria de sucesso que completa 15 anos. A UNISUAM e o Comida di Buteco unem a Gastronomia e o Empreendedorismo ao melhor estilo de celebrar a vida: brindando. O concurso, que já existe há 22 anos reunindo os melhores bares de 40 cidades brasileiras, já se tornou tradicional e uma referência quando o assunto é “comida raiz”, cerveja, bom atendimento e a reinvenção dos bares, da cultura e da boemia.

O projeto surgiu em Minas Gerais, no ano 2000, e chegou ao Rio de Janeiro em 2008. Desde a chegada do Concurso em terras cariocas há 15 anos, a UNISUAM marca presença. Maria Eulália, Diretora Institucional e uma das fundadoras do Concurso, lembra como foi esse primeiro contato na Cidade Maravilhosa: “A UNISUAM foi o primeiro patrocinador do Comida di Buteco na cidade do Rio de Janeiro, numa parceria que já completa 15 edições. Foi a primeira empresa carioca a acreditar e investir no projeto na cidade.”

Na parceria, inúmeras atividades são realizadas em conjunto, como as de filmagem e fotografia, e a troca de experiência com os alunos que se voluntariam em todo o processo do Concurso, relação que é muito comemorada por Maria Eulália:

“A UNISUAM é um patrocinador muito importante, sobretudo porque as ativações realizadas somam resultados institucionais relevantes do ponto de vista da integração escola-mercado. Os alunos são inseridos em processos práticos da produção e o evento entrega visibilidade ao trabalho deles e ganha um time motivado e engajado em algumas esferas da produção. Uma parceria de grande valor institucional, que mostra que um projeto dessa natureza tem possibilidades de angariar patrocinadores de múltiplos segmentos.”

O Concurso, que gera divulgação e incentivo para os bares participantes, movimenta uma parte importante da economia da cidade e colabora para o desenvolvimento dos bairros e para a geração de empregos, onde centenas de famílias são beneficiadas, além, claro, da manutenção de uma cultura tão brasileira. Só no Rio, para a edição de 2022, são 104 bares na disputa pelo petisco mais original.

Arapuan Motta Netto, Reitor da UNISUAM, comemora essa parceria tão longa: “Há 15 anos a UNISUAM patrocina o Comida di Buteco. Esse apoio vem por entendermos o poder transformador do Concurso e o impacto que ele promove na vida dos donos dos bares envolvidos e na economia local. O propósito da UNISUAM é transformar vidas pela Educação, gerando impacto positivo nos alunos, nas suas famílias e na comunidade. Há 15 anos planejamos o lançamento do curso de Gastronomia e enxergamos a oportunidade não só de divulgar, mas de oferecer mais um canal para nossos alunos de diversos cursos experienciar a prática acadêmica através do concurso”.

A edição deste ano acontece de 08 de abril a 08 de maio. Para conferir os bares participantes é só clicar aqui. Além do júri, o público também pode dar nota de 1 a 10 para os 4 quesitos avaliados: petiscos, higiene, atendimento e temperatura da bebida.

Inspirado no Comida di Buteco, UNISUAM cria Buteco Universitário

Nos próximos dias 19 e 20 de abril, a UNISUAM promove o evento Buteco Universitário nos campi Bangu e Bonsucesso. A parceria com o Comida di Buteco vai inspirar os alunos do curso de Gastronomia a criarem seus próprios petiscos que devem se basear no tema Buteco Vive!

Nove receitas produzidas nos laboratórios das unidades serão classificadas para a avaliação da banca, composta por cozinheiros, cervejeiros e apoiadores. A premiação será a participação na Caravana do Comida di Buteco, para degustar os petiscos dos bares finalistas do Concurso.

Para o Professor Valmir Farias, Coordenador do Curso de Gastronomia, essa é uma ótima oportunidade dos alunos mostrarem seus talentos e se lançarem no mercado: “Cozinha é prática, criatividade e afeto. Tudo que o Comida di Buteco tem. Vamos trazer um pouco desse ambiente para a UNISUAM.”

Venha para a UNISUAM e esteja pronto para o mercado!