Como conseguir descontos na faculdade com a nota do Enem?

Com a nota do Enem, é possível garantir condições especiais em universidades particulares

• Graduação

23/01/2024 por Fernando Moura

O Enem é a maior prova do Brasil e o principal vestibular do país. Costumeiramente, ele é utilizado por estudantes que buscam entrar em instituições de Ensino Superior, sejam elas públicas ou particulares.

Dessa forma, a nota do Enem serve para ter acesso aos programas do Governo Federal, como o SiSu, Prouni e Fies, que facilitam a entrada desses estudantes em universidades, além de ser aceita para garantir descontos especiais, de acordo com a pontuação, em instituições privadas.

Saiba como consultar a nota do Enem

Como usar a nota do Enem para entrar na universidade?

Para alcançar esse objetivo, os vestibulandos contam com três programas que viabilizam o acesso. São eles:

• SiSu: voltado para estudantes que buscam ingressar em universidades públicas;

• Prouni: garante bolsas de 50% e 100% em instituições privadas;

• Fies: consagrado, é destinado a financiar a Graduação em universidades particulares.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) utiliza a nota do Enem para os candidatos concorrerem a vagas em universidades públicas.

A inscrição no Sisu deve ser feita pelo site e pode ser realizada anualmente em dois períodos. Na página, é possível ver a nota de corte do curso selecionado, que pode ser alterada até o último dia de inscrição.

Prouni

O Programa Universidade para Todos, conhecido como Prouni, funciona de maneira similar ao Sisu; entretanto, garante acesso às universidades privadas, com bolsas de 50% (parciais) e 100% de desconto (totais).

De maneira idêntica ao Sisu, é possível visualizar as notas de cortes de faculdades particulares e até mesmo fazer alterações durante o período de abertura das inscrições.

Fies

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil destinado a custear cursos de Graduação em faculdades privadas de forma parcelada.

Vale lembrar que o estudante beneficiado de maneira parcial pelo Prouni pode fazer uso do Fies. Para se inscrever, é necessária a pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Descontos em universidades particulares

Caso não consiga utilizar a nota do Enem em programas como o SiSu, Fies ou Prouni, diversas faculdades particulares oferecem descontos na Graduação, de acordo com a pontuação alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio. Os valores variam de acordo com a política de descontos de cada instituição.

Por isso, é fundamental pesquisar as universidades que oferecem essas condições e entender as condições praticadas. Algumas faculdades, por exemplo, exigem um rendimento mínimo na prova para que o desconto possa ser concedido, entre outros critérios.

Assim, um bom desempenho pode representar uma ótima economia nas mensalidades de faculdade particulares, abrindo oportunidades para você investir no seu futuro.

Onde usar a nota do Enem?

Até 85% de desconto na UNISUAM com a nota do Enem

Os candidatos com mais de 30 pontos no Enem de 2006 a 2008, e/ou mais de 300 pontos no Enem de 2009 a 2023, garantem até 85% de desconto em todas as mensalidades nos cursos de Graduação!

Além disso, a UNISUAM é a única faculdade do Brasil com Preço Fixo de verdade! Isto significa que você paga o mesmo valor da primeira mensalidade até o dia da formatura. É a segurança que você precisa para construir uma carreira de sucesso, sem preocupações.

Que tal saber quanto seria a mensalidade do curso dos seus sonhos ingressando pelo Enem? Clique aqui agora e veja o seu desconto!

#BoraFazer UNISUAM!