Pesquisas da UNISUAM são referências para diretrizes e políticas de saúde internacionais

O alcance da produção científica na UNISUAM coloca o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação em evidência

• Mestrado e Doutorado

07/02/2024 por Fernando Moura

É inegável o papel da ciência e da produção científica na melhoria da saúde e qualidade de vida da sociedade. Desde a criação do primeiro grupo de pesquisa na UNISUAM, alunos e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) já publicaram mais de 650 artigos – uma média de 50 por ano – em periódicos científicos nacionais e internacionais.

Entretanto, determinar o real impacto de uma pesquisa na saúde e qualidade de vida é desafiador, principalmente em contextos populacionais e mundiais. Visualizar o impacto da produção ajuda a expandir a forma como entendemos o impacto da nossa pesquisa, desde aspectos puramente acadêmicos, como suporte teórico para novas pesquisas, até como a pesquisa beneficia as políticas, a prática e o público.

O sistema Sage Policy Profiles, recém lançado no final de 2023, permite mapear o impacto das pesquisas científicas nas políticas públicas mundialmente:

“De acordo com esta plataforma, os pesquisadores do PPGCR tiveram 36 estudos citados em 33 documentos, de diretrizes e/ou políticas públicas dos Estados Unidos (39% dos documentos), Reino Unido (12%), Alemanha (9%), Nova Zelândia (6%), Austrália, Bélgica, Canadá, França, Indonésia, Itália, Suécia e Suíça (3% cada)”, relata o Professor Arthur de Sá Ferreira, coordenador do PPGCR.

Entre esses documentos, merecem destaque os publicados pelas seguintes instituições:

World Health Organization (WHO)

Pan American Health Organization (PAHO)

National Institute for Health and Care Excellence (NICE)

Cochrane Database of Systematic Reviews (Cochrane)

O Professor Arthur de Sá Ferreira falou sobre o retorno das produções científicas da UNISUAM para a sociedade:

“O impacto e alcance da nossa produção científica no campo da reabilitação coloca o PPGCR em uma posição de destaque internacional. É um retorno fundamental à sociedade, em retorno aos investimentos públicos e institucionais que nossos pesquisadores – docentes, pós-doutorandos e alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado – vêm recebendo para produzir conhecimento na área”.

Para mais detalhes sobre as pesquisas do PPGCR citadas nas diretrizes e políticas internacionais, visite o perfil dos nossos pesquisadores:

Agnaldo Jose Lopes

Arthur De Sá Ferreira