Avaliação Institucional: Fortalecendo a Melhoria da Universidade

• CPA

30/06/2023 por Luciano Santos

É com grande entusiasmo que anunciamos o andamento do período de autoavaliação da UNISUAM em 2022. Neste momento, estamos dedicados à coleta de dados e à construção dos relatórios que serão disponibilizados na seção “Relatórios” desta página.

Gostaríamos de ressaltar a importância desse ciclo de avaliação para o corpo técnico administrativo, pois o ciclo de avaliação de 2023 abrangerá dimensões cruciais: Organização e Gestão da Instituição, Sustentabilidade Financeira e Infraestrutura Física.

Mas afinal, o que é a Autoavaliação Institucional? Trata-se de um instrumento vital que a UNISUAM utiliza para analisar suas ações, avaliar seus processos e promover discussões sobre melhorias. Essa ferramenta nos permite refletir sobre o caminho percorrido e identificar oportunidades de aprimoramento em benefício de nossa universidade.

Quais dimensões serão avaliadas neste ano? A avaliação é realizada em ciclos de três anos, alinhados com as 10 Dimensões definidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Lei Nº 10.861/2004. Neste ano, daremos destaque às seguintes dimensões:

Políticas de Atendimento aos Estudantes (Dimensão 09)
Planejamento e Avaliação (Dimensão 08)
Comunicação com a Sociedade (Dimensão 04)
Responsabilidade Social da Instituição (Dimensão 03)
Por que é importante participar? A participação de cada membro do corpo técnico administrativo é fundamental para promover um valioso momento de reflexão coletiva e diagnóstica, que subsidiará a tomada de decisões e a definição de prioridades e possibilidades de transformação em nossa trajetória institucional. Ao participar, estamos contribuindo ativamente para a construção de uma UNISUAM melhor, beneficiando a todos nós.

A participação é obrigatória? Embora não seja obrigatória, como membros da comunidade universitária, assumimos o compromisso de trabalhar juntos na construção de uma UNISUAM mais forte.

Os dados são confidenciais? Sim, queremos assegurar que seus dados pessoais serão mantidos em total confidencialidade. Somente os resultados gerais serão divulgados quando necessário.

O que é feito com os resultados? Ao término da avaliação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) produzirá um relatório que refletirá o compromisso da Instituição com a melhoria da qualidade das ações estabelecidas em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Esse relatório subsidiará a construção de políticas voltadas para o aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão na UNISUAM.

Juntos, podemos impulsionar o progresso da nossa universidade. Participar da avaliação institucional é um passo significativo em direção à melhoria contínua da UNISUAM. Agradecemos antecipadamente por seu envolvimento e dedicação. Vamos construir uma universidade cada vez melhor!

Por Luciano Santos