fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Por que fazer Psicologia?

Saiba tudo sobre a faculdade, mercado de trabalho e possibilidades de especializações em Psicologia

  • Nota 10

10/07/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

A Psicologia é a ciência que estuda a mente e o comportamento humano, além de suas interações com o ambiente. Ela tem como objetivo imediato diagnosticar, compreender e promover mudanças necessárias no comportamento humano, propiciando o benefício geral da sociedade.

Ao longo dos cinco anos de graduação, o profissional formado em Psicologia adquire conhecimentos práticos e teóricos, permitindo compreender da melhor maneira as questões relacionadas à psique, o comportamento do ser humano e as relações interpessoais. Esse conhecimento desenvolvido poderá ser aplicado por meio da psicologia clínica, psicologia social, psicologia educacional e a psicopedagogia.

Ainda na faculdade, o estudante aprende sobre técnicas de avaliação, diagnóstico e tratamento de pesquisas, concentrando-se na aplicação prática por meio de testes psicológicos e aconselhamento. Além dessas técnicas, o psicólogo é ensinado sobre a legislação da área.

Como é a faculdade de Psicologia?

Durante o Curso, o futuro profissional aprende a analisar o comportamento humano, compreender as emoções e o funcionamento mental das pessoas. Dessa forma, se tornam capazes de identificar transtornos e aplicar técnicas terapêuticas para ajudar o indivíduo a enfrentar seus conflitos e melhorar sua qualidade de vida.

O Curso, com duração de cinco anos, é dividido entre disciplinas teóricas e práticas. As  teóricas fornecem bases metodológicas para o entendimento da Psicologia, enquanto as práticas visam a aplicação das técnicas e conhecimentos nas situações reais.

O estudante de Psicologia tem a oportunidade de realizar estágios em instituições, como clínicas, hospitais, escolas e empresas. Assim, eles podem aplicar seus conhecimentos em situações reais de trabalho.

O que se aprende na faculdade de Psicologia?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de Psicologia é generalista e se articula em torno de alguns eixos estruturantes:

  • Fundamentos epistemológicos e históricos;
  • Fundamentos teórico-metodológicos;
  • Fenômenos e processos psicológicos;
  • Procedimentos para investigação científica e prática profissional;
  • Interfaces com campos afins do conhecimento;
  • Práticas profissionais.

Segundo o MEC, o Curso de Graduação em Psicologia deve preparar o profissional para:

  • Desenvolver ações voltadas para saúde psicológica e psicossocial;
  • Tomar decisões;
  • Manter princípios éticos;
  • Liderar;
  • Administrar recursos.

Mercado de trabalho para o Psicólogo

O mercado de trabalho para o profissional formado em Psicologia tem crescido nos últimos tempos, impulsionado ainda pela pandemia. As empresas têm contratado psicólogos para atividades de recrutamento, seleção, aconselhamento de carreira, desenvolvimento de campanhas de marketing, além é claro, do tradicional atendimento clínico para tratamento de distúrbios.

Para melhorar, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, a Psicologia é uma das áreas com maior aumento salarial dos últimos anos.





Especializações

O profissional formado encontra diversas Pós-Graduações em Psicologia para potencializar a carreira. Descubra algumas possibilidade:

Gestalt-Terapia

A Gestalt-Terapia é uma abordagem clínica que tem apresentado aumento da procura de profissionais e de pacientes que buscam alternativas de psicoterapias. Ela se concentra na compreensão da experiência e percepção do presente, buscando a integração e crescimento pessoal pessoal, enfatizando a consciência do aqui e agora, responsabilidade individual e relação interpessoais.

Psicanálise na contemporaneidade

A Pós-Graduação em Psicanálise na Contemporaneidade busca preparar profissionais para os desafios na área das humanidades a partir da visão da psicanálise. O Curso promove conhecimentos da saúde mental, neurociência, saúde pública, suicídio, depressão, prática hospitalar, dentre outros temas que envolvem o universo a temática na atualidade.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

O profissional especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho prepara o profissional para as áreas de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho e política de cargos e salários. Com isso, o especialista otimiza os processos organizacionais e do trabalho, utilizando ferramentas e técnicas necessárias.

Psicopedagogia Clínica-Institucional

A especialização em Psicopedagogia Clínica-Institucional vai diferenciar o profissional no mercado de trabalho relacionado a processos de aprendizagem. Dessa maneira, será capaz de atuar nos campos da prevenção, diagnóstico e tratamento de dificuldades, distúrbios e transtornos que acontecem no momento de aprendizagem.

Saúde Mental e Políticas Públicas

A Pós-Graduação em Saúde Mental e Políticas Públicas forma verdadeiros especialistas para atuar no cuidado aos usuários com transtornos mentais graves e persistentes. Assim, são capazes de ampliar o olhar, a escuta e a técnica no contexto de crise e manejo clínico  em instituições que se destinem a cuidar da saúde mental.

Terapia Cognitivo-Comportamental

A especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental prepara o psicólogo e psiquiatra em uma das principais abordagens. A TCC tem como objetivo mudar pensamentos disfuncionais, buscando compreender de que maneira a nossa crença e percepção influencia nossa maneira de ser.



Venha para a UNISUAM e impacte vidas!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

VIVIAN MATOS | 17/11/2023 à53 15:11

Falta o curso nos pólos de Bangu e/ou Campo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X