fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Profissões da Copa do Mundo: você sabe quais são?

A maior competição mundial de futebol já começou a movimentar o mundo inteiro. Já pensou quais são os profissionais envolvidos nesse evento?

  • Nota 10

23/11/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 3 minutos

Não tem como ser diferente: até quem não gosta de futebol fica vidrado em frente a TV para torcer pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo. A competição que acontece a cada quatro anos é um dos maiores eventos esportivos do planeta e envolve uma estrutura enorme. 

Imagina que o país escolhido para sediar os jogos precisa pensar em acomodação, transporte, alimentação, mídia e toda a administração e logística necessárias para receber dezenas de equipes dos mais variados países, com culturas, línguas e características diferentes que se distribuem nas várias cidades que possuem estádios preparados para o evento.

Só nesta Copa do Mundo de 2022, que está sendo realizada no Catar, país árabe do Oriente Médio, são 32 seleções, contando, além dos jogadores, com toda a comissão técnica e esportiva. Além disso, tem os turistas e a imprensa do mundo inteiro. 

Você já parou para pensar quantos profissionais estão envolvidos direta ou indiretamente neste evento? É uma conta difícil de fazer. Mas podemos pensar quais são as profissões mais requisitadas. Vamos listar algumas delas?

1 – Educadores Físicos e Fisioterapeutas

Educadores Físicos e Fisioterapeutas são fundamentais para os atletas

Os Educadores Físicos são os profissionais que vão trabalhar toda a estrutura física dos jogadores para que estejam em plenas condições para a disputa. Treinos, exercícios, alongamentos e toda a preparação muscular fazem parte da rotina destes profissionais. Essas funções caminham em conjunto com os Fisioterapeutas, profissionais responsáveis pela prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos problemas ligados aos movimentos do corpo e muito acionados nas lesões dos atletas.

2 – Nutricionistas e Gastrônomos

A Nutrição Esportiva é fundamental para os atletas

Além de muito treino, os atletas também precisam de um cardápio nutritivo para assegurar um bom rendimento dentro do campo. É aí que entram as habilidades dos Nutricionistas, que vão equilibrar as quantidades calóricas, proteínas e carboidratos para uma dieta balanceada e cheia de energia para dar conta do ritmo de treinos e jogos. Já para o público em geral que está de visita em outro país, é mais do que natural querer experimentar a Gastronomia local. Bares, restaurantes e lanchonetes sempre são um sucesso. 


O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

3 – Gestores Ambientais e Engenheiros Civis

Construção do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, há dez anos

O país-sede da Copa sempre precisa fazer melhorias de infraestrutura para receber o evento. Os Gestores Ambientais atuam na garantia de que as obras necessárias sejam  executadas seguindo a legislação vigente. E depois é a vez dos Engenheiros Civis entrarem em ação com o planejamento e a construção de estruturas como estádios, alojamentos de hospedagem, entre tantos outros.  

4 – Logística 

Aeroportos recebem milhares de pessoas, bagagens e equipamentos

É tanta gente circulando que é necessário muita Logística para dar conta do fluxo de pessoas no trânsito, nos aeroportos, com as movimentações de equipamentos e a entrega de materiais diversos. Já pensou como devem ser os bastidores de um estádio de futebol, por exemplo? É preciso ter processos e uma engrenagem bem definida para tudo funcionar.

5 – Comunicação

Jornalistas trabalham com a cobertura dos jogos

Um evento desse porte atrai muitas oportunidades de negócios. Por exemplo,  o pessoal do Marketing fica encarregado dos patrocínios, assim como do desenvolvimento de produtos temáticos licenciados e outras ações. Já Publicitários pensam em inúmeras estratégias de interatividade e promoção de ideias, enquanto que a equipe de Design Gráfico vai criar peças e identidades visuais. E ainda tem os Jornalistas, claro, para registrar tudo e fazer a comunicação circular no mundo inteiro.

Já pensou que você pode ser um profissional camisa 10 na próxima Copa do Mundo?


Venha para a UNISUAM e esteja pronto para vencer no mercado!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X