O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Jornalismo Comunitário vira destaque em aula aberta

Auditório do Núcleo Prático de Comunicação, o NHD, recebe a comunicadora popular Melissa Cannabrava para troca de experiências com os alunos.

  • Rolou Por Aqui

10/12/2024 por Dianne Caamaño

Tempo de Leitura: 1 minuto

No mês de novembro os alunos da Escola de Comunicação da Unisuam participaram de uma aula aberta com a jornalista e coordenadora de comunicação da ONG Voz das Comunidades Melissa Cannabrava. A atividade foi organizada pela professora Miriam Magalhães para alunos do módulo Comunicação Comunitária e Participativa do curso de Jornalismo.

Melissa, que é uma ex-aluna da instituição com mais de 10 anos de experiência no mercado, reforçou o importante papel do jornalismo comunitário, apresentando o trabalho que desenvolve no Voz das Comunidades, uma organização social que reúne jornalismo e causas comunitárias.

Enquanto falava a respeito da responsabilidade que veículos comunitários possuem em trazer visibilidade a pautas não vistas na mídia tradicional destacando o impacto que esses têm para moradores de comunidades e favelas, Melissa comentou sobre a relevância e credibilidade que o Voz das Comunidades ganhou ao longo dos anos tornando-se uma fonte de informações confiável para os moradores do Morro do Alemão no Rio de Janeiro.

“..o jornalismo comunitário tem o poder de dar voz a pessoas que não têm voz no jornalismo de referência” comenta Melissa. A experiência contribuiu para que os alunos conhecessem de perto e mais a fundo como funciona a ONG Voz das Comunidades.

Para a professora Miriam, a aula aberta é uma atividade de enriquecimento acadêmico essencial na formação dos alunos. “Esse tipo de evento é fundamental! A Articulação da teoria com a prática, da academia com o mercado de trabalho é essencial para a formação dos alunos. Então quando trazemos, principalmente, um ex-aluno que vem falar sobre a experiência dele efetivamente, uma profissional com mais de 10 anos de atuação, não só no “Voz”, mas em outros espaços do jornalismo é de um ganho enorme para os alunos. Sou muito a favor desse tipo de atividade.” comenta Miriam.

Por Walber de Jesus

Outras sugestões de postagens pra você...

Conheça mais a parceria da UNISUAM com Atitude 247Conheça mais a parceria da UNISUAM com Atitude 247
O Pólen UNISUAM está lançando em seu...
Em sua criação, o Polo de Inovação da UNISUAM formou...
Veja mais
Jovem se matriculando na UNISUAM.Jovem se matriculando na UNISUAM.
Formas de Ingresso UNISUAM: confira como fazer...
Estamos em ritmo de volta às aulas, mas queremos ver...
Veja mais
conheça a pos graduação em procedimentos injetaveisconheça a pos graduação em procedimentos injetaveis
Por que se especializar em injetáveis?
A especialização em procedimentos injetáveis tem crescido bastante e se...
Veja mais

Por Dianne Caamaño

Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias, principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X