OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM ZOSETEMBRO

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Jornalismo Comunitário vira destaque em aula aberta

Auditório do Núcleo Prático de Comunicação, o NHD, recebe a comunicadora popular Melissa Cannabrava para troca de experiências com os alunos.

  • Rolou Por Aqui

10/12/2024 por Dianne Caamaño

Tempo de Leitura: 1 minuto

No mês de novembro os alunos da Escola de Comunicação da Unisuam participaram de uma aula aberta com a jornalista e coordenadora de comunicação da ONG Voz das Comunidades Melissa Cannabrava. A atividade foi organizada pela professora Miriam Magalhães para alunos do módulo Comunicação Comunitária e Participativa do curso de Jornalismo.

Melissa, que é uma ex-aluna da instituição com mais de 10 anos de experiência no mercado, reforçou o importante papel do jornalismo comunitário, apresentando o trabalho que desenvolve no Voz das Comunidades, uma organização social que reúne jornalismo e causas comunitárias.

Enquanto falava a respeito da responsabilidade que veículos comunitários possuem em trazer visibilidade a pautas não vistas na mídia tradicional destacando o impacto que esses têm para moradores de comunidades e favelas, Melissa comentou sobre a relevância e credibilidade que o Voz das Comunidades ganhou ao longo dos anos tornando-se uma fonte de informações confiável para os moradores do Morro do Alemão no Rio de Janeiro.

“..o jornalismo comunitário tem o poder de dar voz a pessoas que não têm voz no jornalismo de referência” comenta Melissa. A experiência contribuiu para que os alunos conhecessem de perto e mais a fundo como funciona a ONG Voz das Comunidades.

Para a professora Miriam, a aula aberta é uma atividade de enriquecimento acadêmico essencial na formação dos alunos. “Esse tipo de evento é fundamental! A Articulação da teoria com a prática, da academia com o mercado de trabalho é essencial para a formação dos alunos. Então quando trazemos, principalmente, um ex-aluno que vem falar sobre a experiência dele efetivamente, uma profissional com mais de 10 anos de atuação, não só no “Voz”, mas em outros espaços do jornalismo é de um ganho enorme para os alunos. Sou muito a favor desse tipo de atividade.” comenta Miriam.

Por Walber de Jesus

Outras sugestões de postagens pra você...

Por que fazer Educação Física?Por que fazer Educação Física?
Por que fazer Educação Física?
Uma profissão para quem gosta de movimento e de gente,...
Veja mais
Saiba mais sobre o Curso Bacharelado de TeologiaSaiba mais sobre o Curso Bacharelado de Teologia
Por que fazer um Bacharelado em Teologia?
O Bacharelado em Teologia emerge como a jornada ideal para...
Veja mais
Inscrições Stricto Sensu UNISUAMInscrições Stricto Sensu UNISUAM
Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNISUAM...
Os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação...
Veja mais

Por Dianne Caamaño

Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias — principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X