Por que fazer Engenharia de Produção?

Com muitas áreas de atuação, salários atrativos e oportunidades interessantes, a profissão exige conhecimentos diversificados.

02/05/2023 por Carolina Grimiao

Se você gosta de estratégia, negociação, é organizado e acredita que os processos bem alinhados tornam os fluxos mais produtivos em uma empresa, independente do ramo que ela esteja, Engenharia de Produção pode ser o seu caminho. Essa profissão possui muitas formas de atuação e está presente em diversos segmentos, então, para se tornar um profissional de destaque na área, é necessário ter foco em orçamento empresarial, gestão de custos, planejamento estratégico e algumas outras habilidades que compõem a rotina de produção das instituições.

Saiba mais em: Onde trabalha um Engenheiro de Produção?

Confira abaixo alguns motivos para investir em Engenharia de Produção:

Formação Multidisciplinar e área abrangente:

Essa é uma profissão que conversa com muitas outras áreas, uma vez que é importante ter uma visão ampla dos mais diversos segmentos, como Comunicação, Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa e Economia. Dessa forma, esse profissional pode atuar em setores variados que atuam em áreas como Logística, Pesquisa Operacional, Gestão de Produto, Segurança do Trabalho, Gestão Econômica, Gestão Ambiental e muitas outras.

Falando nisso… veja bons motivos para se especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho

Alta probabilidade de empregabilidade:

Por ser uma área abrangente, engloba mais oportunidades de emprego. Para isso, é necessário que este profissional fique atento às novidades do mercado, como por exemplo, em como otimizar o processo de produção nas organizações por meio da conectividade e da inteligência artificial. Outra possibilidade que vem crescendo bastante é a agroindústria, na atuação de controle e gerência da produção agrícola, no processo industrial dos produtos, bem como na distribuição e na comercialização.

Reconhecimento, bons salários e a oportunidade de inovar:

Engenheiros de produção são líderes! Eles devem tornar os processos de produção, distribuição e comercialização muito mais produtivos e até sustentáveis. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), este é um mercado em alta no mercado. Na pandemia, por exemplo, os processos logísticos de e-commerce foram muito necessários. Já no segmento de turismo, a rede hoteleira utiliza do trabalho e dos conhecimentos desse profissional para os processos internos e externos para boa circulação e abastecimento de materiais. A profissão ainda tem a regulamentação do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), que estabelece as normas para que este profissional possa atuar, bem como o piso salarial da categoria.

➡️ Como é cursar Engenharia de Produção na UNISUAM?

Com uma infraestrutura e corpo docente de excelência, os alunos têm uma visão clara da interação entre as organizações e o efeito disso sobre a competitividade no mercado. A partir daí, conseguem dimensionar e integrar todos os recursos de uma empresa de forma eficaz, dominando conceitos importantes, pensando globalmente, despertando um lado autônomo e até empreendedor e antecipando a evolução do cenário na área. E isso tudo com Preço Fixo, ou seja, com mensalidades bem definidas e sem reajustes

Além disso, o curso também é oferecido na Versão Dual, onde a formação do aluno é feita em conjunto entre a prática empresarial e os conhecimentos adquiridos na universidade. Ou seja, as empresas parceiras do curso, participam da concepção da grade curricular, da seleção do aluno, das atividades extracurriculares e, por fim, da execução dos projetos de cada semestre, voltados para resolução de problemas da própria empresa. Uma experiência incrível e inovadora!

Entenda mais aqui: Engenharia de Produção da UNISUAM ganha Certificação Alemã

Venha para a UNISUAM e esteja pronto para se destacar no mercado!