Onde trabalha o engenheiro de produção?

O engenheiro de produção atua em diversos setores, tendo como responsabilidade planejar, controlar e monitorar os ciclos de produção

02/05/2023 por Fernando Moura

O engenheiro de produção aplica conceitos e técnicas de engenharia para otimizar processos produtivos e administrativos. Ele é responsável por analisar, projetar e implantar sistemas. Então, ele busca aumentar a eficiência e a produtividade dos locais onde trabalha.

O mercado de trabalho para o profissional formado em Engenharia de Produção é bastante diversificado. Por atuar em diversos setores da economia, desde indústrias até empresas de serviços, esse tipo de profissional é bastante valorizado. Segundo dados do CAGED, o engenheiro de produção recebe um salário médio de R$ 9.136,00, para uma carga horária de 44 horas semanais.

Saiba tudo: Por que fazer Engenharia de Produção?

Vamos conhecer as possibilidades:

Indústrias

A indústria é a principal área de atuação do engenheiro de produção, na qual ele pode trabalhar em fábricas de diversos segmentos, como automobilístico, alimentício, químico, farmacêutico, e tantos outros.

Nesses locais, sua atuação é direcionada para a otimização dos processos e gestão dos recursos envolvidos na produção, como equipamentos, matérias-primas, mão de obra, entre outras tarefas. Assim, o engenheiro de produção contribui para o aumento da produtividade e redução dos custos de produção.

Logística

A logística é outro local de grande absorção de profissionais formados em Engenharia de Produção. O engenheiro pode trabalhar em empresas de transporte e distribuição de mercadorias.

O profissional é responsável pela gestão da cadeia de suprimentos, desde a compra de matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente, passando pelo controle de estoques, transporte e armazenagem. Assim, o engenheiro de produção garante a eficiência do arranjo da empresa, contribuindo para o atendimento das demandas e redução de custos operacionais.

? Você sabia? UNISUAM é uma das Universidades que mais forma engenheiros civis no Brasil

Empresas de serviços

O engenheiro de produção encontra oportunidades em empresas de serviços, como hospitais, bancos e companhias de telecomunicações. Nesse setor, ele aplica seus conhecimentos para melhorar a eficiência dos processos internos e a qualidade do atendimento ao cliente.

Então, o profissional de Engenheiro de Produção contribui para o aumento da qualidade dos serviços prestados pelas empresas, o que é essencial para a satisfação dos clientes e manutenção da competitividade no mercado.

Consultoria

O engenheiro de produção pode atuar como consultor, prestando serviços para empresas de diversos segmentos. Nessa função, ele será responsável por identificar oportunidades de melhoria e implementar soluções eficientes para aumentar a produtividade e reduzir custos.

Dessa forma, o profissional contribui para o desenvolvimento das empresas de forma estratégica, sendo fundamental para a garantia da competitividade das organizações no mercado.

Você pode ser o próximo: Aluno formado em Engenharia Civil na UNISUAM faz Mestrado e constrói carreira em Portugal

Uma especialização pode fazer a diferença na sua carreira. Então, com a Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNISUAM, o profissional vai potencializar sua mentalidade voltada à segurança, podendo inspecionar ambientes de trabalho, avaliar materiais e garantir o funcionamento de EPIs de colaboradores.

Com esse tipo de especialização, o profissional vai estar ainda mais qualificado atuar em diversos setores, como fábricas, hospitais, construção civil e empresas comerciais, além de estar apto à docência no Ensino Superior.

Reconhecimento: CREA-RJ visita UNISUAM e entrega IX Prêmio de Trabalhos Científicos e Tecnológicos

Venha para a UNISUAM e planeje seu futuro!