Por que fazer Educação Física?

Saiba mais sobre essa área flexível, muito dinâmica, voltada para a saúde e o bem-estar das pessoas e com amplas possibilidades no mercado.

12/04/2023 por Carolina Grimiao

Uma profissão para quem gosta de movimento e de gente, equilibrando a saúde e o bem-estar das pessoas por meio das atividades planejadas, direcionadas e aplicadas para cada tipo de necessidade e público. A Educação Física vai além do corpo, ela também atua no cuidado mental, emocional e social, respeitando as diferenças e limitações de cada um, mas também ajudando na superação dos desafios individuais e coletivos.

Dessa forma, o profissional de Educação Física ganhou espaço não só nas escolas, mas em clubes, academias, projetos sociais e até empresas também. E se engana quem pensa que a prática desse profissional é direcionada apenas aos esportes. Além dessas atividades, existem diversas outras formas de trabalhar a consciência corporal e a qualidade de vida das pessoas, cabendo a este profissional o direcionamento correto dentro de cada objetivo, faixa etária e diversidade física.

✅ Saiba mais: Onde trabalha o educador físico?

Para entender o corpo humano e toda a sua complexidade, o estudante de Educação Física aprende os aspectos biológicos, anatômicos, sociais e psicológicos para uma perfeita atuação. E isso tudo é de enorme responsabilidade. Tanto que a prática profissional sem estar habilitado para exercê-la é proibida pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e configura exercício ilegal da profissão.

Na UNISUAM, o curso de Educação Física é oferecido nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Vamos entender?

Em ambos, as bases do aprendizado da profissão são as mesmas. A diferença é a forma de atuação. Ou seja, a Licenciatura vai estar mais direcionada à Educação, nas atividades realizadas nas escolas com alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Sua formação passa por disciplinas de metodologia de ensino, didática, planos de aula e estrutura escolar.

No Bacharelado, o profissional estará apto para atuar em qualquer estabelecimento ligado à prática de esportes ou atividades físicas. Na UNISUAM, ainda é possível ter a flexibilidade de escolher a modalidade do Bacharelado EAD, onde o aluno estuda onde quiser e adapta os estudos a sua rotina, com práticas em laboratórios virtuais e físicos em diversos polos.

Professor de Educação Física da UNISUAM é referência na arbitragem do Judô Olímpico e Paralímpico

Se você quer uma carreira com muitas possibilidades e oportunidades, e que seja um diferencial na vida das pessoas, a Educação Física pode ser a sua futura profissão.

Venha para a UNISUAM e destaque-se no mercado de trabalho!