Professor de Educação Física da UNISUAM é referência na arbitragem do Judô Olímpico e Paralímpico

Marcelo Collona tem uma vasta carreira, possui diversas premiações e está na UNISUAM desde 2015 com as disciplinas esportivas.

27/09/2022 por Carolina Grimiao

O Curso de Educação Física da UNISUAM tem um verdadeiro time de craques que, além de feras em sala de aula, possuem vasta carreira nas mais diversas modalidades esportivas. É o caso do Professor Marcelo Collona, que atua na Instituição desde 2015, e coleciona experiências em grandes competições e diversas premiações, sendo hoje referência na arbitragem do Judô Olímpico e Paralímpico.

Formado em Educação Física com Especialização em Gestão, Administração e Marketing Esportivo, Marcelo tem Mestrado em Ciências da Atividade Física e Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte. Além da formação acadêmica, o Professor  é Faixa Preta 6° DAN de Judô, Árbitro Internacional, Membro da Comissão de Graduação da FJERJ e Membro da Comissão de Arbitragem da FJERJ.

? Veja também: Curso de Educação Física da UNISUAM sob nova coordenação

Aliando a teoria aos conhecimentos de campo, o Professor considera muito produtiva a interação dos alunos com a prática esportiva para suprir a carência deste tipo de vivência:

“Comecei na UNISUAM em agosto de 2015, ministrando as disciplinas de Ginástica, Jogo e Lutas. Por ter uma boa entrada na Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e na Federação de Judô do Estado do Rio e Janeiro, pude, por solicitação das referidas entidades, levar alunos da UNISUAM em eventos como o “Judô para Todos”, que é uma competição franqueada aos portadores de deficiência; o Campeonato Brasileiro de Judô SUB-18 e no 38° Campeonato Mundial Militar de Judô. Neste último, os nossos alunos puderam participar como Staff da competição. Em alguns casos, por possuírem domínio da língua inglesa, puderam trabalhar como intérpretes de atletas e técnicos estrangeiros”, explica.

E a lista de participações do Professor em grandes eventos esportivos é enorme, tendo em alguns deles, a atuação dos alunos, como o Troféu Brasil Interclubes de Judô e o Grand Prix de Judô por Equipes (Belo Horizonte, 2022); o Seminário de Árbitros y Entrenadores CPJ (Honduras, 2020); o Santo Domingo Pan American Open (2019); o 38° Campeonato Mundial de Judô (com a participação de alunos UNISUAM), em 2018; a Copa Pan Americana Cadetes & Junior (em Lima, 2018); os Jogos Olímpicos Rio 2016 e os Jogos Paralímpicos Rio 2016 (ambos também com a participação de alunos UNISUAM).

Marcelo destaca ainda quais desses eventos foram mais significativos para ele enquanto professor da Instituição:

“A participação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi um divisor de águas. Um sonho realizado! Acredito que todos que estejam dentro do meio esportivo têm o sonho de trabalhar em um grande evento como esses. Tivemos alguns alunos da UNISUAM comparecendo e recebendo horas complementares. Nos demais eventos, atuei como árbitro, entre eles, o 38° Campeonato Mundial de Judô, realizado aqui no Rio, nas instalações do CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – Marinha do Brasil), onde a UNISUAM esteve presente com 20 alunos por dia em diversas funções.”

? Confira também: Curso de Educação Física na UNISUAM completa 20 anos

O Curso de Educação Física da UNISUAM se iniciou em 2002 com o objetivo de possibilitar, ao entorno da Zona Norte, a oportunidade de crescimento pessoal, social e econômico. Durante todos os anos, as tendências de mercado são atualizadas no currículo para que o futuro profissional se sinta preparado para encarar os desafios de cada área de conhecimento. Hoje com 25 professores, que também são atuantes no mercado, o Curso chega a marca de quase 12 mil alunos formados ao longo desse tempo.

Venha para a UNISUAM e esteja pronto para a prática da sua profissão!