fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Por que estudar Comunicação?

Presente no dia a dia, a Comunicação é peça fundamental em qualquer área da sociedade e se divide em diversas profissões.

  • Nota 10

20/03/2023 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Já se imaginou sem se comunicar, sem ter acesso às informações ou simplesmente, sem poder interagir minimamente com outra pessoa? Difícil, não é verdade? Isso porque a Comunicação é uma peça indispensável para o relacionamento entre as pessoas, para solucionar problemas, para tornar o conhecimento acessível… enfim, das atividades mais simples do nosso dia a dia até as mais complexas, a Comunicação está presente em tudo!

Ser um profissional de Comunicação é entender as técnicas e ferramentas para que a mensagem atenda o público-alvo com qualidade, clareza e eficácia. Ou seja, é o responsável por pensar o que comunicar, onde comunicar, de que forma comunicar e para quem. Logo, ele pensa e executa estratégias para uma comunicação mais eficiente.

Veja também… Comunicação: Profissões quentes para 2025

Quais são as profissões na área da Comunicação?

✍? Jornalismo

É o profissional da notícia, que escreve, entrevista, edita, pensa nas pautas e direciona a forma como a matéria será produzida para chegar da melhor maneira até o leitor, ouvinte ou espectador. Ele pode atuar em todas as mídias que existem levando a informação da melhor forma aos mais variados tipos de canais. Dentro do Jornalismo também é possível ir para as redes sociais, para a fotografia e diversas possibilidades no audiovisual. Conheça mais sobre a Graduação em Jornalismo da UNISUAM. 

✍? Publicidade e Propaganda

O publicitário vai idealizar e colocar em prática as campanhas de comunicação pensando em vendas. O objetivo dele é comunicar pensando em marcas, valores institucionais, ideias, produtos e serviços. E, através de soluções criativas, pensar em soluções para atingir o público-alvo e fazer a diferença nos resultados. Conheça mais sobre a Graduação em Publicidade e Propaganda da UNISUAM. 

Aproveite e confira: Escola de Comunicação e Marketing da UNISUAM sob nova Coordenação

✍? Marketing

Publicidade ou Marketing? Essa é sua dúvida? Então, vamos lá! Enquanto a Publicidade é mais abrangente quanto a criação de soluções, o Marketing é mais focado nas vendas e vai pensar, por diversas outras formas de Comunicação, no relacionamento com os consumidores da marca. Dessa forma, ele envolve um diálogo maior entre marca, empresa, cliente e venda, se utilizando de inúmeras outras ferramentas para medir a qualidade e a eficiência das ações. Conheça mais sobre a Graduação em Marketing da UNISUAM.

✍?  Design Gráfico

Se o Marketing pensa nas estratégias e a Publicidade nas soluções criativas, é o Design Gráfico que vai dar “cara” para o projeto, por meio de criação de logotipos, outdoors, banners, cartão de visita, embalagens e peças gráficas, sempre atendo à identidade visual da proposta, marca, produto ou serviço oferecido. Ele se utiliza de softwares e programas de arte e animações digitais para trazer a imagem certa para a Comunicação. Conheça mais sobre a Graduação em Design Gráfico da UNISUAM.

Tem novidade! Conheça a nova Pós da UNISUAM em Produção de Conteúdo Digital

Novas profissões aquecem o mercado

Um mercado muito dinâmico e cheio de novidades, assim são as áreas de Comunicação. Dentro de cada uma delas, existe uma infinidade de caminhos para os mais diversos gostos e perfis. Marketing Digital, Produção Multimídia, VideoMaker, Produção Cultural, Comunicação Corporativa, Produção Editorial, Educomunicação, Relações Públicas e/ou Internacionais, Assessoria de Imprensa e até tradução de textos. Já pensou em mergulhar em alguma delas?

Venha para a UNISUAM e esteja preparado para o sucesso!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Carolina Grimiao | 09/05/2023 à27 09:18

Oi, Rachel. Nós não temos esse curso na UNISUAM, mas temos muitos outros que podem te interessar. =)

Rachel | 08/05/2023 à06 21:44

Eu quero muito fazer faculdade de moda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X