fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Onde trabalha o jornalista?

O jornalista encontra um campo de trabalho bastante diversificado, com oportunidades em diferentes tipos de mídias e especializações.

  • Nota 10

22/03/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

A primeira área que vem à nossa mente quando pensamos na comunicação é o Jornalismo. Podem apontar a escrita como a primeira atribuição do profissional, mas na verdade existe um grande universo de atividades a serem desenvolvidas e de possibilidades a serem exploradas.

O profissional de jornalismo tem como missão pesquisar, investigar, coletar dados, entrevistar e comunicar ao público da melhor maneira possível. Então, a comunicação escrita e oral são vitais.

Descubra: Por que estudar comunicação?

A importâncias da Graduação

É imprescindível que o jornalista saiba realizar a coleta e checagem de informações, uma vez que vivemos um momento de disseminação de fake news. Então, a Graduação em Jornalismo vai ser fundamental para que o profissional saiba analisar a qualidade da informação e confiabilidade da fonte, executando dessa maneira, o melhor trabalho possível.

Jornais, revistas, televisão e rádio são meios de comunicação históricos onde vimos o protagonismo do profissional. E, com o avanço e democratização da tecnologia, encontramos o jornalista também na internet, em sites, blogs e redes sociais.

Especialização em temas

Você já deve ter visto jornalistas que atual apenas com determinados assuntos, isso se deve porque há quem se especialize em áreas como esporte, economia, meio ambiente, cidade, entre tantas outras, tornando-se referência e participando diretamente de pautas ou eventos como Olimpíadas, Eleições e congressos.

Veja também: Por que fazer jornalismo?

Jornalista na mídia digital

O jornalista que se pergunta onde trabalhar na internet, vai encontrar diversas oportunidades de especialização como Produção de Conteúdo Digital. Toda sua capacidade de observação, pesquisa e escrita será aplicada na produção de textos como copywriter, em redes e e-commerce.

Não apenas com textos o profissionais vão trabalhar, mas podem atuar também na produção audiovisual, montando roteiros e até mesmo trabalhando com edição e montagens, além de design, dividindo espaços com formados em Publicidade e Propaganda, Marketing e Design Gráfico, em agências de publicidade e empresas privadas, nos setores de marketing, comunicação e vendas.

Tem novidade! Conheça a nova Pós da UNISUAM em Produção de Conteúdo Digital



Venha para a UNISUAM e esteja preparado para o sucesso!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X