Por que fazer Jornalismo?

Senso crítico, curiosidade de aprender e saber sobre vários assuntos. Se você se vê à serviço da informação, esta pauta pode ser sua.

22/03/2023 por Carolina Grimiao

Inquietos, curiosos, estão sempre atrás de saber sobre vários assuntos, interagem com várias mídias e gostam de se colocar à serviço da informação. Se você se identificou, a faculdade de Jornalismo pode ser o seu caminho. E se engana quem pensa que o jornalista está somente no jornal ou na TV. Hoje, esse profissional está em todos os mercados, nas empresas, corporações, setores públicos e até empreendendo.

Veja mais sobre esse assunto aqui: Por que estudar Comunicação?

Conheça abaixo alguns bons motivos para fazer Jornalismo:

? Prestar um serviço à população

Ser jornalista, antes de mais nada, é entender que, por meio da informação bem construída e direcionada, ele presta um serviço à população. Para isso, existe um trabalho nos bastidores de apurar, entrevistar e levantar os dados necessários para produzir um conteúdo de qualidade.

? Atuar em várias mídias

Se engana quem pensa que ser jornalista é só escrever bem. Claro que a escrita correta no português claro, coerente, conciso e direto faz parte das habilidades desse profissional. Porém, ser jornalista é saber dialogar com cada tipo de mídia que existe. Do jornal impresso às redes sociais, na TV ou no contato de uma assessoria de imprensa, por exemplo, cabe a ele saber o que informar, como e para quem da melhor forma possível.

Sabia que é possível se especializar em Produção de Conteúdo Digital?

? Multi Carreira

Toda essa flexibilidade e dinamismo na Comunicação fazem com que o jornalista esteja apto para atuar em muitas frentes, seja nos ramos da profissão (como o fotojornalismo, a filmagem, a edição), seja nas áreas de conhecimento (Educação, Cidade, Política, Economia, Entretenimento).

Saiba mais… Onde trabalha o jornalista?

? Ser um formador de opinião

A responsabilidade é grande, mas o jornalista que domina muito uma determinada área e constrói sua carreira se especializando no segmento que escolheu, acaba por se tornar, muitas vezes, uma referência naquele assunto. Já pensou ser um colunista ou um porta-voz sobre algum tema? No Jornalismo é possível!

No curso de Jornalismo da UNISUAM, os alunos são capacitados para criar, produzir, distribuir, receber e analisar o conteúdo jornalístico em todas as áreas e para qualquer veículo, canal ou plataforma. Se essa pauta te agrada, esse curso pode ser o seu caminho.

Venha para a UNISUAM e esteja pronto para os desafios da sua futura profissão!