Onde trabalha o educador físico?

O educador físico trabalha na promoção de um estilo saudável e encontra diversas oportunidades de atuação profissional.

12/04/2023 por Fernando Moura

O profissional formado em Educação Física pela UNISUAM tem como responsabilidade equilibrar a saúde e o bem-estar do corpo humano. Independentemente do nível de exigência do exercício executado ou da pesquisa que se propõe a fazer.

Durante a sua atuação profissional, ele vai desenvolver habilidades motoras e mentais dos seus alunos. Melhorando a aptidão física de indivíduos de todas as idades, além, é claro, de  aprimorar o trabalho em equipe desde o esporte amador até as categorias de alto desempenho.

O educador físico pode ser formado em Educação Física Bacharelado ou Licenciatura em Educação Física. As bases dessas duas Graduações são as mesmas, entretanto, a Licenciatura está focada em atividades em escolas, desde o maternal até o ensino médio. No Bacharelado, o foco é a atuação em todos os outros ambientes não escolares, como clubes, academias e centros de treinamentos em geral.

? Veja também: Por que fazer Educação Física?

Com o crescimento da preocupação com a saúde e o bem-estar, o mercado de trabalho para o profissional de Educação Física tende a crescer cada vez mais, oferecendo diversas oportunidades de atuação e especialização. Vamos entendê-las!

Avaliações Físicas

Tanto o profissional bacharelado, quanto o professor, vão encontrar diversas oportunidades em academias, clubes esportivos, clínicas e hospitais, tendo como missão realizar avaliações físicas para determinar o condicionamento físico, bem como identificar possíveis problemas.

Prescrição de atividades físicas

Após a realização das avaliações, cabe ainda ao profissional prescrever, orientar e acompanhar exercícios que busquem melhorar o condicionamento físico ou que atuem na recuperação de doenças ou lesões.

Consultoria

O profissional também pode atuar como consultor de empresas que desejam promover atividades para seus colaboradores, desenvolver atividades físicas de lazer e programas de ginástica laboral.

? Veja também: Curso de Educação Física na UNISUAM completa 20 anos

Spas e hotéis

Spas e Hotéis são outros setores que buscam o profissional graduado em Educação Física para o desenvolvimento de atividades físicas e de lazer, abrindo mais ainda o leque de oportunidades.

Escolas

O profissional graduado em Licenciatura em Educação Física é formado para atuar na Educação Básica, ou seja, do maternal ao ensino médio, permitindo que ele trabalhe em escolas, prescrevendo e acompanhando atividades físicas com objetivo do desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, de estudantes.

?Viu isso? Professor de Educação Física da UNISUAM é referência na arbitragem do Judô Olímpico e Paralímpico

Órgãos Públicos

O profissional formado em licenciatura, também encontra oportunidades em órgãos públicos, desenvolvendo programas governamentais de atividades físicas para a comunidade.

Venha para a UNISUAM e destaque-se no mercado de trabalho!