Educação: Profissões quentes para 2025

O mercado para a Educação vai muito mais além dos métodos tradicionais. Empresas de diversos segmentos também estão investindo no segmento.

15/12/2022 por Carolina Grimiao

Quando o assunto é Educação no Brasil, falamos de muitos cenários. Seja por região, formato, grau ou realidade socioeconômica de cada localidade, trazer esse assunto é ter um olhar de diversidade para o nosso País.

Porém, mais do que a sala de aula e as suas possibilidades de atuação em vários níveis, é importante pensar que, cada vez mais, empresas de diversos segmentos também estão investindo na qualificação dos seus funcionários e em iniciativas que priorizem o acesso ao conhecimento.

Logo, pensar no mercado para a Educação vai muito mais além dos métodos tradicionais. Existem muitas outras possibilidades e formatos de ensino os quais os profissionais dessa área devem estar atualizados. Por isso, vale a pena projetar em como estará esse segmento no futuro.

✅ Dar aulas em mais de uma disciplina

O Brasil possui grande carência de professores para o Ensino Básico. É comum encontrar docentes que lecionam disciplinas fora da sua área de formação ou que possuem apenas o Bacharelado em determinada profissão. Foi com base nessas múltiplas realidades existentes no País que o Ministério da Educação (MEC) criou, em 2015, os programas de Segunda Licenciatura, possibilitando aos profissionais já licenciados a oportunidade de assumirem outras matérias. Dessa forma, o professor pode ter formação em História e também em Educação Física, por exemplo.

? Veja também: Saiba por que uma segunda licenciatura te dá mais chances no mercado de trabalho

Pedagogia

Pedagogia nunca sai de moda e tem mais campos de atuação do que se pode imaginar. Educar e orientar está presente em todas as fases da vida e tem campos de atuação variados, das escolas, cursos e universidades até o trabalho com Orientação Vocacional, Programas Sociais e empresas que possuem setores de desenvolvimento e educação continuada.

Neurociência e Aprendizagem

Um campo que vem crescendo muito é aquele para os profissionais que se dedicam a entender o funcionamento do cérebro durante o processo de aprendizagem, compreendendo as habilidades emocionais e psicológicas relacionadas à produção de conhecimento. A especialização em Neurociência e Aprendizagem é um tema em conjunto com a área da Saúde e proporciona muitas possibilidades interdisciplinares junto à atuação do profissional.

? Pode interessar: Você já ouviu falar em Biblioterapia?

Psicopedagogia Clínica-Institucional

Também em conjunto com a Saúde, a Psicopedagogia tem sido o grande foco dos profissionais da Educação nos últimos anos porque se especializa em métodos para construção da aprendizagem de acordo com as necessidades de cada indivíduo. E isso pode acontecer nos meios clínicos, escolares, hospitalares e em instituições de diversos nichos. O profissional desse campo realiza o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de distúrbios, dificuldades e transtornos que acontecem no processo de aprendizagem.

? Confira também: Estilos de aprendizagem e a construção do conhecimento

É sempre bom reforçar que no campo da Educação ainda é possível empreender e trabalhar como autônomo em aulas particulares ou em consultorias, além de investir em práticas de docência online e com tecnologias diversas.

Não perca tempo!

Venha para a UNISUAM e seja um profissional cheio de oportunidades!