Doutoranda em Ciências da Reabilitação na UNISUAM participa de Congresso no Canadá

Jessica Fernandez esteve presente na 19ª edição do Congresso Mundial de Dor, da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP).

28/09/2022 por Carolina Grimiao

A fisioterapeuta, Mestre e Doutoranda em Ciências da Reabilitação pela UNISUAM, Jessica Fernandez, esteve presente na 19ª edição do Congresso Mundial de Dor da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP). O evento aconteceu na cidade de Toronto, no Canadá, entre os dias 19 e 23 de setembro.

O congresso da IASP é atualmente o maior evento científico do mundo para aqueles que se dedicam ao estudo, à pesquisa e à prática clínica no combate à dor. É um encontro multidisciplinar do qual participam fisioterapeutas, psicólogos, médicos, biólogos, farmacêuticos, entre outros profissionais.

“Jessica foi egressa do nosso Mestrado e, junto ao Grupo de Pesquisa em Reabilitação Neuromusculoesquelética, têm contribuído muito para o desenvolvimento dos projetos, enquanto amplia as ações de internacionalização do nosso Programa”, comenta o Prof. Arthur de Sá Ferreira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM.

Jessica representou o time de pesquisadores da UNISUAM liderado pelo Professor Dr. Ney Meziat Filho, Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, a doutoranda apresentou quatro trabalhos de pesquisa do grupo, sendo três no formato de pôster e um no formato oral. Os trabalhos são derivados de seu projeto de pesquisa de tese de doutorado no Programa em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

? Veja também: Maior Congresso Brasileiro de Fisioterapia tem participação de pesquisadores e egressos da UNISUAM

A pesquisa envolve um ensaio clínico que testa a eficácia da Terapia Cognitivo Funcional comparada a exercícios de Pilates, ambos oferecidos na modalidade de teleatendimento, para idosos que apresentam dor lombar crônica. Este trabalho conta com a colaboração de Marina Jacobucci Pellegrini, Ivan de Araujo Barros e Guilherme da Cunha Ferreira, todos alunos do Mestrado em Ciências da Reabilitação da UNISUAM.

Além destes trabalhos, a pesquisadora também apresentou os resultados de um outro ensaio clínico que foi realizado em Florianópolis fruto da parceria entre a UNISUAM e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Essa é a terceira participação de Jessica neste congresso: “Em 2018, na companhia do Professor Ney Meziat e da doutoranda Júlia Castro, ministramos um workshop de uma hora dentro do simpósio do grupo de interesse especial em Dor, Mente e Movimento (Pain, Mind and Movement SIG). Mas, pela primeira vez, notei que as informações contidas nas discussões, trabalhos e nos temas das aulas eram mais voltados para as reais implicações na prática clínica do que aqueles voltados para a ciência básica pura”, explica.

? Confira também: Doutoranda em Ciências da Reabilitação desenvolve pesquisa com apoio de universidade francesa

A oportunidade deu à aluna a chance de dialogar presencialmente com os maiores nomes da pesquisa sobre dor do mundo, comprovando a excelência e a qualidade dos projetos de pesquisa que o Programa de Pós-Graduação da UNISUAM apoia: “Ficamos na torcida para que na próxima edição do congresso em 2024, o grupo possa novamente apresentar mais resultados e, assim, contribuir para uma Fisioterapia cada vez mais baseada em evidências científicas”, completa o Prof. Ney.

Os pesquisadores destacam e agradecem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de concessão de bolsa de estudos, e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), pelo fomento aos projetos de pesquisa.

Venha para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNISUAM e decole na carreira!

Colaboração: Profº Arthur de Sá Ferreira