Maior Congresso Brasileiro de Fisioterapia tem participação de pesquisadores e egressos da UNISUAM

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação esteve presente em mais de 15 participações especiais, entre moderação de mesas redondas, apresentação de conferências e de trabalhos científicos.

23/08/2022 por Carolina Grimiao

Com mais de 1800 congressistas e 200 palestrantes, o XXIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF) é o maior evento científico da Fisioterapia em nível nacional. Realizado entre os dias 6 e 8 de agosto no Riocentro (RJ), o Congresso é organizado pela Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB) com o objetivo de proporcionar embasamentos teóricos e práticos para a Fisioterapia, aliando Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM marcou presença: foram mais de 15 participações especiais, entre moderação de mesas redondas, apresentação de conferências e de trabalhos científicos. Para o Coordenador do Programa,  Professor  Arthur de Sá Ferreira, este foi um dos eventos de maior importância para a profissão e a área de reabilitação com um todo e a participação dos alunos e egressos foi fundamental:

Professor Arthur de Sá Ferreira

“Tivemos apresentações de trabalhos e discussões com profissionais da área e pesquisadores de destaque do País inteiro nas mais diversas especialidades. Nossos professores e alunos debateram temas importantes como reabilitação em pós-COVID, tratamento de afecções do sistema nervoso como ataxia cerebelar, dores musculoesqueléticas e os efeitos de tratamentos na coluna lombar, além dos efeitos de tratamentos de pacientes internados em unidade de terapia intensiva”, destaca.

? Veja também: Projeto de Mestrado em Ciências da Reabilitação atende pacientes com Ciatalgia Crônica

Egressa do Programa de Ciências da Reabilitação, Aline Paloma Duarte de Macedo foi uma das alunas a apresentar o seu trabalho no Congresso: “Pude contribuir na área de Gerontologia, moderando mesa e palestrando sobre ‘Treinamento de equilíbrio para idosos com medo de cair e risco de cair’, tema relacionado a minha pesquisa de Mestrado, desenvolvida na UNISUAM. É de extrema relevância discutir sobre formas de prevenção de quedas e diferentes abordagens terapêuticas na população idosa, visto que esse público é grande maioria em nossos consultórios, ambulatórios e atendimentos em geral. E estar ao lado de colegas tão engajados e de renome dentro da Fisioterapia é algo enriquecedor.”

Aline Paloma

Já o mestrando Jorge Arrigoni aproveitou a oportunidade para a sua pesquisa, já que seu foco são os fisioterapeutas: “Ter tido a oportunidade de iniciar a minha coleta de dados em um congresso tão relevante e com pessoas de todo o Brasil foi muito importante e interessante. Queria agradecer à Associação dos Fisioterapeutas do Brasil (AFB), na figura de sua presidente Denise Flávio, que me ajudou e permitiu essa coleta, além da minha orientadora Luciana Lunkes e do professor Arthur de Sá Ferreira. Agora é continuar me dedicando para conseguir o restante das informações e partir para as próximas fases da pesquisa.”

Mestrando Jorge Arrigoni

Confira abaixo a lista de atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM no XXIV COBRAF. Os links direcionam ao currículo acadêmico dos participantes:

Professores

Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira

• Ensaios Clínicos Randomizados Pragmáticos: Uma Boa Estratégia Para Estudos Clínicos?

Prof. Dr. Laura Alice Santos Oliveira

• Ataxia Cerebelar

• Protocolo De Exercícios Para A Marcha E Postura Em Pacientes Com Ataxia Cerebelar

Prof. Dr. Leandro Alberto Calazans Nogueira

• Como Simplificar o Tratamento da Dor Lombar?

• Pacientes com dor lombar devem receber manipulação?

Prof. Dr. Luis Felipe Fonseca Reis

• Ventilação não invasiva

Prof. Dr. Ney Armando de Mello Meziat Filho

• O olhar biopsicossocial deve ser implementado no esporte?

• Terapia Cognitivo-Funcional na dor lombar crônica por teleatendimento

Egressos de Doutorado

Prof. Dr. Carla Porto Lourenço

• Avaliação, raciocínio clínico e intervenção da fisioterapia vestibular na Vertigem Posicional Paroxística Benigna – VPPB

Prof. Dr. Fabiana Azevedo Terra Cunha Belache

• Efeito nocebo e cuidados para não cronificar seu paciente

Prof. Dr. Luciano Teixeira dos Santos

• Classificação funcional no Esporte Adaptado: Métodos atuais e atualização em pesquisas

Egressos de Mestrado

Prof. MSc. Aline Paloma Duarte de Macêdo

• Treinamento de equilíbrio para idosos com medo de cair e risco de cair

Prof. MSc. Fabiana Silveira de Souza Murray

• Epicondilite Lateral no Atleta: Estado da Arte do Tratamento Fisioterapêutico

Prof. MSc. Fernanda Baseggio

• Perspectiva dos efeitos do tratamento fisioterapêutico na Esclerose Múltipla

Prof. MSc. Julia Ribeiro Lemos

• A fragilidade e COVID-19 no idoso: Repercussões para a reabilitação

Prof. MSc. Maicom da Silva Lima

• Cuidados Para Eleger Técnicas Adequadas Em Um Atendimento De Quiropraxia

Prof. MSc. Vanessa Knust Coelho

• Pubalgia – Mitos e Verdades

Venha para a UNISUAM e se destaque do mercado!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.