fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Dicas para se destacar em Arquitetura e Urbanismo

Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo da UNISUAM dá dicas para estudantes de destacarem na Graduação

  • Nota 10

11/09/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

O estudante de Graduação em Arquitetura e Urbanismo desenvolve, na faculdade, habilidades fundamentais para atuar na área. Assim, é responsabilidade do futuro profissional desenhar, projetar, criar e organizar espaços. Ao mesmo tempo, o aluno aprende a aplicar essas competências na conservação, restauro e preservação de construções.

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o mercado de trabalho em Arquitetura e Urbanismo apresentou crescimento durante três consecutivos antes da pandemia do Coronavírus. Ainda assim, durante o período de isolamento, o setor foi o serviço que menos sofreu impactos.

Portanto, a área se mostra uma excelente oportunidade de atuação, que segue em expansão e em busca de novos profissionais. A Professora e Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo da UNISUAM preparou algumas dicas importantes para você se preparar da melhor forma para ingressar nesse mercado.


Dicas de estudos



Aproveite o tempo em sala de aula. Tenha uma participação ativa e mantenha o foco. É importante entender que ninguém sabe de tudo, portanto, não tenha vergonha em perguntar e sempre tire suas dúvidas.

👉 Por que fazer Arquitetura e Urbanismo

Outra dica valiosa apresentada pela professora é organizar o dia e montar um cronograma de tarefas e prazos. Aprenda a trabalhar um planner desde cedo: mapeie as tarefas necessárias e estipule um deadline.

Essa dica é importantíssima para o mercado de trabalho e ajuda bastante a se preparar para o mercado. Um trabalho bem organizado sempre funciona e garante resultados eficazes em qualquer área.

Cuidado com os materiais de uso

Os materiais de Arquitetura e Urbanismo são fundamentais para qualquer projeto. Ou seja, é necessário ter muito esmero com esses equipamentos, uma vez que o arquiteto e urbanismo requer bastante precisão.

Escalímetro



O escalímetro é uma régua de três lados, em formato triangular, e apresenta seis faces. Esse material é utilizado para medir e fazer representações, sempre mantendo a proporcionalidade. 

Dessa maneira, o material utilizado principalmente para realizar desenhos técnicos, uma vez que auxilia na elaboração de projetos e interpretação de medidas.

Portanto, é interessante carregar sempre um escalímetro pequeno, que caiba no estojo e tenha muito cuidado com ele. Jamais utilize a peça cortes com estilete!

Esquadros

O esquadro é outro material importantíssimo. Este instrumento é muito versátil, sendo utilizado por diversas profissões para realizar medições. A peça pode ser encontrada em formato triangular e em forma de L, servindo para traçar linhas perpendiculares, inclinadas, medir e traçar ângulos.

Ou seja, cortar papel não está entre suas utilidades. Devem ser usados apenas para desenhos técnicos e geométricos ou podem se deformar e prejudicar por completo qualquer projeto, uma vez que pode ocorrer alguma deformação e tornar o trabalho menos preciso.

👉 Onde trabalha o profissional de Arquitetura e Urbanismo

Cuidado com a apresentação

A apresentação dos projetos é importantíssima. Tenha cuidado com os papéis vegetais; eles precisam ser enrolados e protegidos em tubos ou bem acomodados em pastas, evitando qualquer tipo de amassado e orelha nas pontas.

Outro item importante para o desenvolvimento de qualquer projeto são as lapiseiras. Tenha sempre no estojo uma boa lapiseira de ponta firme e metálica.


Preço Fixo UNISUAM



Dicas de filmes sobre Arquitetura e Urbanismo

Filmes e séries também podem ser uma maneira interessante de aprendizagem de forma mais leve e fluida. Nesse sentido, a Professora e Coordenadora Eliene Tozetto fez as seguintes indicações:

Esboços de Frank Gehry

Esse filme é um documentário produzido em 2005 que conta a história de Frank Gehry, notável arquiteto estadunidense. Gehry, entre outros feitos, é conhecido pelo Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, projeto que o levou a vencer o Prémio Pritzker de 1989, considerado um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo.

La Escala Humana

Esse é mais um documentário da lista de filmes que você não pode deixar de assistir. A película retrata o trabalho do arquiteto dinamarquês, Jan Gehl, responsável por estudar o comportamento humano e redesenhar projetos de cidades inteiras. Portanto, é possível analisar os pensamentos de Gehl, como diminuir o tráfego de automóveis e o impacto de novos prédios. 

Cuánto pesa su edificio, Sr. Foster?

Esse documentário destaca as inspirações arquitetônicas de Norman Foster, assim como suas teorias e a busca pela melhoria da vida das pessoas por meio da arquitetura. Segundo o famoso arquiteto inglês, há um processo de migração quase total da população para o meio urbano, e ele apresenta soluções de desenho sustentável.

SescTV – Série Arquiteturas

Essa série nacional produzida pela SescTV possui duas temporadas e aborda novas formas de vivenciar o espaço nas cidades. Enquanto a primeira temporada aborda marcos arquitetônicos brasileiros, a segunda foca no urbanismo e na ocupação de espaços públicos nas cidades.

👉 Arquitetura e Urbanismo: saiba tudo sobre a carreira

Dicas de filmes sobre Arquitetura e Urbanismo

Livros também são uma bela maneira de expandir o conhecimento e explorar diferentes visões sobre o setor:

Morte e vida de grandes cidades

O livro de Jane Jacobs aborda o que torna ruas mais seguras ou inseguras, a função dos bairros, os motivos que levam à revitalização de um e não de outro, entre outros temas. É uma grande opção de leitura para quem busca compreender e avaliar a vitalidade das cidades.

Os Olhos da Pele: A Arquitetura e os Sentidos

Esse livro é escrito por um dos maiores expoentes arquitetônicos da Finlândia, Juhani Pallasmaa. Em primeiro lugar, ele aborda a percepção sensorial das edificações utilizando apenas a visão. Juntamente com isso, propõe formas multissensoriais de projetar a arquitetura. Uma verdadeira obra revolucionária.

Vinte edifícios que todo arquiteto deve compreender 

Simon Unwin ajuda estudantes a pensar como arquitetos há mais de 30 décadas. Com isso, produziu um livro revelando os segredos por trás de 20 edifícios, compreendendo desde o ponto de partida até a fase final do projeto. Com essa obra, é possível aprender metodologias especiais para analisar diferentes tipos de edificações.

Observe ao seu redor

Segundo a Coordenadora Eliene Tozetto, todos os espaços como ruas, edificações e parques, nos contam algo. Faça análises, busque entender porque o ponto de ônibus foi construído com determinado formato, o motivo que levou um edifício a ser projeto de tal forma e assim por diante. Observe e questione!

Arquitetura e Urbanismo é na UNISUAM

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISUAM é pautado no entorno da instituição, apresentando uma relevância local muito importante. Dessa forma, desde o início, o estudante reflete acerca das diversidades e necessidades de cada local, exercitando uma visão e atuação mais profunda.

Em outras palavras, com uma metodologia de ensino modular, profissionais multidisciplinares e aulas práticas, a UNISUAM entrega para o mercado um profissional pronto para exercer um papel transformador no setor e na sociedade. 



Venha para a UNISUAM e projete o seu futuro!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X