Arquitetura e Urbanismo: saiba tudo sobre a carreira

O profissional de Arquitetura e Urbanismo encontra uma variedade de áreas e locais para atuar

03/08/2023 por Fernando Moura

O Curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo capacitar o estudante para projetar, desenhar, criar e organizar espaços. Além disso, quando profissional, desenvolve papel importantíssimo na preservação, conservação, restauração, reconstrução e reutilização de construções.

A Graduação de Arquitetura e Urbanismo permite ao aluno desenvolver técnicas e metodologias relacionadas à concepção e planejamento de construções e espaços urbanos. Portanto, é uma profissão muito valorizada, pois os arquitetos e urbanistas são os responsáveis por atender as demandas das pessoas.

O que faz um profissional de Arquitetura e Urbanismo?

Essa profissão é fundamental no mundo da construção, pois os arquitetos são os responsáveis por desenvolver, planejar e projetar edificações e outras obras de Engenharia. Ou seja, eles criam ambientes confortáveis, funcionais e estéticos, atendendo necessidades e desejos de usuários.

A primeira etapa do projeto é analisar as necessidades do cliente, ou seja, identificar as necessidades do cliente. Isso inclui informações como o número de cômodos, funcionalidades, estilo, orçamento e outras demandas.

Com essas informações, o profissional desenvolve um projeto preliminar a ser apresentado. Então, nessa fase, são observados aspectos como estética, funcionalidade e viabilidade técnica.

Em seguida, com o projeto preliminar aprovado, o arquiteto começa a fase de projeto executivo, certamente uma das etapas mais importantes. Nela, são observados aspectos técnicos do projeto, como plantas, cortes, elevações, materiais e orçamentos. Nessa etapa, o arquiteto urbanista atua em colaboração com engenheiros, paisagistas e decoradores.

Após a conclusão do projeto executivo, cabe ao profissional acompanhar a obra e supervisionar a execução do projeto. Ou seja, é necessário que sejam realizadas visitas regulares, reuniões com equipes de construção e soluções de eventuais problemas.

Por fim, o profissional de Arquitetura e Urbanismo realiza a entrega do projeto e fornece orientações sobre uso e preservação do espaço.

Preço Fixo UNISUAM

Onde trabalha o profissional de Arquitetura e Urbanismo?

Ao final da Graduação em Arquitetura e Urbanismo, o profissional estará pronto para atuar em projetos arquitetônicos em diversas áreas da arquitetura, seja em empresas públicas, privadas ou até mesmo empreendendo. Construtoras, incorporadoras, escritórios de arquitetura e até lojas de decoração e design são possibilidades. Então, veja algumas áreas de atuação do profissional:

• Arquitetura residencial;
  • Arquitetura comercial;
  • Arquitetura corporativa;
  • Tecnologia da Construção;
  • Paisagismo;
  • Urbanismo;
  • Restauração;
  • Acompanhamento e administração de obras;
  • Luminotécnica;
  • Comunicação visual.

Qual o salário do arquiteto urbanista?

Segundo o site Salario.com, que reuniu dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, o arquiteto urbanista ganha em média R$ 6.143,99 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. São Paulo é a cidade que apresenta a melhor média salarial do país, com R$ 7.593,47.

Onde estudar Arquitetura e Urbanismo?

A Graduação em Arquitetura e Urbanismo UNISUAM tem duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos de Curso. Aqui, você tem a oportunidade de propor soluções inovadoras por meio da transformação do meio físico em espaços nobres, confortáveis e harmônicos com a natureza.

Essa é a oportunidade perfeita para planejar, organizar e construir projetos incríveis! Você vai aprender a racionalizar recursos, cuidar da conservação, valorizar patrimônios e dominar áreas como paisagismos, complexos urbanos e edificações!

Venha para UNISUAM e projete o seu futuro!